Dúvida "Tempo de vida" de discos rígidos

Tens que ver no site do fabricante o numero de ciclos que eles indicam para cada modelo especificamente.
Mas por norma entre 2 a 20 anos
 
Obrigado. Eu pergunto isto porque sou profissional de saúde e tenho 3 discos externos , sendo que um deles é só para backups, mas sempre pensei que durassem "uma vida" de forma a que pudesse estar seguro quanto aos ficheiros que neles tenho.
 
Durar alguns anos é diferente de "durar uma vida". Tudo o que é electrónico e/ou com peças mecânicas de alto desgaste tem uma probabilidade de morrer do nada.
 
Depende do sistema em que estão em uso se o usas em windows terá menos vida devido ao uso de partição tipo portanto estamos a referir-nos a vida útil de partição que pode não ir acompanhada de vida útil mecânica ou física.
Se usar Linux como os tipos data em partição são alocados em blocos de espaço conjunto em relação a windows isso torna a vida útil de uma partição Linux possivelmente maior .

Ao nível mecânico isso já depende "dos tombos" dos desconectar etc ...

Eu tenho 6 discos externos por volta dos 9 TB e o primeiro deles tem mais de 10 anos e nunca tive problema com eles mas uso Linux e não windows se usá-se windows já tinha perdido data de certeza ainda me lembro quando ficava pendurado e bloqueava com o transferir de vários arquivos no Linux por exemplo pode crashar o gestor mas uma coisa é certa quando abre o destino os arquivos estão lá inteiros ou simplesmente estão na fonte ou seja tanto a nível cópia como corte existe outra segurança na fidedignidade da cópia de grandes volumes de pacotes data.

São coisas que descobrirá se usar Linux usando windows do que cnheço até ao 7 aquilo é horrivel dos dias que toquei o 10 era horrivel nesse aspecto terá outras vantagens windows mas a gestão de partições . blocos data, alocação de data e gestão disco não são com certeza uma delas.