Temps dos cores num 9450 @ 2.66Mhz - Ajuda pff

BadPlayer

I folded Myself
O meu sistema é o seguinte:
Intel Core 2 Duo 9450 @ 2.66 Mhz
Board Asus P5E
Disco Maxtor Raptor 74G x2 (RAID 0)
Disco Maxtor 1 Tera
Fonte Corsair HX-620W
Cooler Asus Silent Square Evo
Gráfica ATi 3870
Ram 4G da Kingston


O meu problema é o seguinte:
Ainda tinha tudo à velocidade de stock e queria fazer OC ao bicho, mas antes de tudo foi verificar a temperatura a que se encontrava a maquina e encontrava-se assim:

Idle:
CPU 35ºC +-
Core 0, 1, 2 e 3 60ºC +-

Full Load
CPU 40ºC
Core 0, 1, 2 e 3 70ºC +-

Isto nos programas CoreTemp, Speedfan e Everest.

As temps de todos os outros componentes do PC estão optimas e convem salientar que o PC está num espaço amplo e numa divisão que não é muito quente.

Tentei de quase tudo o que sabia, fui onde tinha comprado o pc, trocou-se de cooler, trocou-se de processador, caixa aberta/fechada, colocaram-se coolers em todos os sitios da caixa onde cabia e nada, as temps continuam assim.

Outra coisa que tentei foi deixar os cores irem até aos 70ºC, desligar o PC, retirar logo o cooler e coloquei a mão directamente em cima do processador e para minha surpresa estava fresquinho, acho que nem morno podia considerar que estava. Fiquei mesmo com a ideia que a temperatura do CPU é que estava certa e a dos cores errada.

E agora?

Parece que tudo o que foi feito não resolveu o problema.
As infos que andam pela net é que por vezes a leitura das temps dos cores pode chegar a estar cerca de 20ºC desajustadas, mas por outro lado achei estranho isso acontecer com 2 processadores.

Gostaria de ouvir as vossas opiniões.

É que queria fazer OC e (como podem ver pela sig) o PC está sempre a Full Load e não queria chegar perto dele um dia e ter a maquina derretida (ainda por cima que as temperaturas ambientes estão para subir).

Se tiverem ideias do que posso fazer agradecia.

Desde já muito obrigado pela ajuda.
 
Só mais logo é que tenho acesso ao PC (agora não estou em casa), assim que der meto pics, mas os valores andam mais ou menos perto daquilo que descrevi.
Obrigado.
 
Desculpem lá, mas ontem cheguei tarde a casa e não tive tempo de tratar disto.
Então as temps em Idle são:
1.JPG


Em Full Load:
2.JPG


Mas este é outro processador, embora seja mais "fresquinho", mesmo assim acho estas temps exageradas e sinceramente não sei mais o que fazer :sad:

Se calhar vou ter de esquecer fazer OC a isto :'(
 
Então posso estar descansado?
É que estava com medo.
De qualquer maneira já fiz OC ao bicho. Esta a 3.2 e com temps do CPU na ordem dos 55ºC e os cores nos 75ºC. Tempos a Full Load Claro.
Vou deixar 24 horas em full assim e depois volto a dizer mais qualquer coisa.
Obrigado pelas respostas.
 
Foi a primeira coisa que verifiquei.
Infelizmente a Bios não vê a temperatura individual dos cores só do CPU e apresenta os mesmo valores descritos no CPU que aparece no Everest.
 
Tenho a maquina a correr à 24 horas a 3.2 Ghz (400x8) sem alterar as voltagens (até aos 3.2 dá na boa).

Desde que resolvi que a 3.2 Ghz "estava bom" que a maquina está a funcionar em full load e as temperaturas agora estão à volta de 55~57ºC e os cores 74~78ºC. Resultados do everest.

Parece-me tudo estável, mas vamos ver como vai ser nos dias em que estiver mais calor.

Muito obrigado a todos pela ajuda.
 
Back
Topo