1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

(Tentar) Instalar Elementary OS em Dual-Boot

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por rubenduarte_3, 27 de Janeiro de 2013. (Respostas: 10; Visualizações: 1872)

  1. rubenduarte_3

    rubenduarte_3 Power Member

    Boa Noite :)

    Tenho um ASUS K55V, comprado em Novembro. Trazia o 7, mas fiz o Update para o 8. Já à uns tempos que me ando para aventurar no Linux, e estava a pensar aproveitar a oportunidade, agora com o novo PC.
    O Disco é de 500gb, deixei 400 para o Windows, e fiquei com cerca de 70 para testar Linux - Elementary OS.
    Primeiro, foi uma trabalheira imensa para fazer o Boot pela pen. Depois de muito correr consegui, instalei na partição livre, tudo ok, mas quando inicio o PC, não aparece sequer o GRUB, entra directamente no Windows 8.
    Pelo que li, penso que tenha a ver com a UEFI e com o Secure Boot, mas não encontro onde desactivar essas opções na BIOS.

    Alguém me pode ajuda? Queria mesmo tentar adaptar-me a este novo mundo, mas não queria deixar totalmente o Windows pois ainda preciso dele para algumas coisas da Universidade.

    Abraço, e desde já, o meu muito obrigado ;)
     
  2. rubenduarte_3

    rubenduarte_3 Power Member

  3. rubenduarte_3

    rubenduarte_3 Power Member

    Bem, parece que me vou ficar pelo Windows... É triste que faltem incentivos para entrar neste mundo, e quando se tenta, se encontrem entraves tão grandes...
     
  4. Nosferatu_Lord

    Nosferatu_Lord Power Member

    O grande problema é mesmo o facto de o Windows 8 ser recente e surgem alguns problemas no dual-boot com Linux.
    Escreve isto na linha de comandos -> sudo parted /dev/sda print e vê se aparece alguma coisa a dizer EFI System Partition (coloquei sda porque presumo ser essa a drive onde instalaste. Se não for, altera).

    EDIT: Fonte -> http://www.timmeredith.com/tutorials/windows-8-grub.php
     
    Última edição: 29 de Janeiro de 2013
  5. s0ldier

    s0ldier Power Member

    O problema não é haver incentivos, o problema é a microsoft ter arranjado o secureboot com a junção da UEFI e não deixar instalar outros SO facilmente. O problema não é do Linux, eles bem andam a tentar colmatar esta problema. Há maneira de instalar em dual-boot Win8 e Linux em pc's novos basta desligar o secureboot e a UEFI, pelo que vi o teu pc não permite desactivar o secureboot logo o problema também é um bocado do maker desse portátil que não permite desabilitar tal coisa.
     
  6. Dat55

    Dat55 Power Member

    mas Linux já não tinha uma licença para o UEFI?
     
  7. s0ldier

    s0ldier Power Member

    Supostamente devia ter, mas acho que a Linux foundation ainda está com problemas nisso... Supostamente o Ubuntu e o Fedora deveriam instalar sem grandes problemas, mas pelos visto parece que não.
     
  8. rubenduarte_3

    rubenduarte_3 Power Member

    Boas. Obrigado a todos pelas respostas.
    Eu instalo, mas quando reinicio, entra directamente no 8, por isso, não tenho opção de tentar nada na linha de comandos...
    Entretanto, depois de tanto mexer, aquilo desactivou-me a licença do Windows (não percebi como nem porquê). Tive de reinstalar o Windows (coisa que já andava a adiar à uns tempos). Acabei por formatar o PC totalmente e eliminar os vestigios que tinha de Linux. Pelos vistos não há solução 'fácil', pelo que vou aguentar mais um tempo e talvez mais tarde volte a tentar... A primeira impressão não foi muito boa, mas...
     
  9. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Duvido muito que na BIOS não tenhas uma opção para activar a Bios compatibility layer e desactivar o secure boot.
    Tens a última versão da bios?

    Já agora, Linux boota de EFI e UEFI anos antes de qualquer Windows. Desde o ano 2000, no caso do EFI.

    Também não perdeste a licença de Windows por testes instalado Linux.

    Se não tiveres as opções acima referido, desculpa dizer, mas o hardware desse portátil é uma treta.
     
  10. rubenduarte_3

    rubenduarte_3 Power Member

    Boas.

    Não, não tenho essas opções, e sim, tenho a última versão da BIOS. E pelo que li apenas UBUNTU e FEDORA estão preparados para entrar com o UEFI num PC com Windows instalado, sendo que os próprios criadores do Elementary dizem que a única solução é mesmo essa...
     

Partilhar esta Página