Termostato (Nest)

Gogan

Power Member
Depois de renovado todo o sistema de aquecimento central (mesmo a tempo do frio) estou interessado em comprar um termostato para optimizar.

Como a casa não tem cablagem embutida e passar cabo está fora de questão tenho de optar de por um termostato sem fios

O que realmente interessa é a programação semanal e o acesso remoto

Do que vi o Nest (gen3) parece uma opção interessante apesar de um bocado cara mas tem aqueles extras de que todos gostamos.

Não está oficialmente disponível em Portugal e o pessoal do suporte não me sabe responder se há alguma limitação devido à localizado (serviços meteorológicos ou geolocalizaçao por exemplo)

Alguém que tenha um pode-me esclarecer?

Se alguém tiver outro que cumpra os requisitos básicos pf indiquem o modelo, é bom ter mais opcoes
 
@Gogan, eu não tenho o Nest Thermostat e por isso o que vou dizer não é 100%, mas eu diria que funciona porque tenho a Nest Cam e isso funciona sem qualquer problema.

Isso não é um equipamento, cujo utilização fica limitada devido a localização.

No caso da camera (usando a app deles Nest) tem a opção de desligar quando chego a casa, usando assim geolocalizaçao do telemovel e isso funicona.

Só uma questão, é que falas que a tua casa não tem já cabos embutidos e não queres passar cabos, então para que razão irias comprar o Nest Thermostat?

Acho que é obrigatorio teres cabos, https://nest.com/support/article/How-do-I-install-my-3rd-generation-Nest-Learning-Thermostat, pelo menos é essa a ideia que tenho.
 
Última edição:
@Gogan, eu não tenho o Nest Thermostat e por isso o que vou dizer não é 100%, mas eu diria que funciona porque tenho a Nest Cam e isso funciona sem qualquer problema.

Isso não é um equipamento, cujo utilização fica limitada devido a localização.

No caso da camera (usando a app deles Nest) tem a opção de desligar quando chego a casa, usando assim geolocalizaçao do telemovel e isso funicona.

Só uma questão, é que falas que a tua casa não tem já cabos embutidos e não queres passar cabos, então para que razão irias comprar o Nest Thermostat?

Acho que é obrigatorio teres cabos, https://nest.com/support/article/How-do-I-install-my-3rd-generation-Nest-Learning-Thermostat, pelo menos é essa a ideia que tenho.
Obrigado pela resposta. Entretanto também já tive o feedback de outros utilizadores e parece funcionar.

A tua ideia não está totalmente errada. O Nest na versão americana liga directamente por cabo. Já a versão europeia trás o HeatLink

https://nest.com/uk/support/article/What-is-Heat-Link
 
Depois de renovado todo o sistema de aquecimento central (mesmo a tempo do frio) estou interessado em comprar um termostato para optimizar.

Como a casa não tem cablagem embutida e passar cabo está fora de questão tenho de optar de por um termostato sem fios

O que realmente interessa é a programação semanal e o acesso remoto

Do que vi o Nest (gen3) parece uma opção interessante apesar de um bocado cara mas tem aqueles extras de que todos gostamos.

Não está oficialmente disponível em Portugal e o pessoal do suporte não me sabe responder se há alguma limitação devido à localizado (serviços meteorológicos ou geolocalizaçao por exemplo)

Alguém que tenha um pode-me esclarecer?

Se alguém tiver outro que cumpra os requisitos básicos pf indiquem o modelo, é bom ter mais opcoes

Tenho um nest há 3 anos. Comprei na altura usado no ebay, 1a geração.

Nada a apontar. Faz o seu trabalho e poupou imenso $$$ no aquecimento
 
Fica a dúvida da minha parte.

Aqui na Polónia a maior parte do aquecimento é municipal, logo não temos nenhuma caldeira ou aparelho para aquecer a água, pois vem do exterior. O aquecimento é controlado individualmente no radiador (estilo imagem no link abaixo).
http://www.gasboilerforums.com/images/radvalvesoff.jpg

Já pensei em desmontar e meter uns controláveis sem fios no quarto e sala (que são os 2 que realmente se regula).
Isto daria para pôr a funcionar com um NEST sem fios facilmente?
 
Fica a dúvida da minha parte.

Aqui na Polónia a maior parte do aquecimento é municipal, logo não temos nenhuma caldeira ou aparelho para aquecer a água, pois vem do exterior. O aquecimento é controlado individualmente no radiador (estilo imagem no link abaixo).
http://www.gasboilerforums.com/images/radvalvesoff.jpg

Já pensei em desmontar e meter uns controláveis sem fios no quarto e sala (que são os 2 que realmente se regula).
Isto daria para pôr a funcionar com um NEST sem fios facilmente?
Consegues se a válvula de entrada poder ser comandada electricamente

ccdfb5cb7c7f5f9f450497661f08a497.jpg


O Nest ficaria num ponto central e nos radiadores colocas umas válvulas termostáticas
 
@jamiro Isso é uma válvula termostática electrónica (pilhas/bateria) e sim parece possível de aplicar no teu caso.

Mas pelo que sei (posso estar enganado) é necessário um Hub e/ou termostato que vai controlar o fornecimento e o acesso remoto, a válvula só limita.

O mesmo que as manuais que tenho
c7dbb17b7a977d07e9d4ef7be22c5d82.jpg


As válvulas limitam a temperatura máxima que aquela divisão pode atingir, o termostato controla a temperatura ambiente e o ligar/desligar do sistema

A vantagem desse sistema é eventualmente poderes regular remotamente uma temperatura diferente para determinada divisao.

É uma questão de comparar preços/funcionalidades

Pelo que vi em Portugal as manuais que comprei (Baxi Roca) ficaram a menos de 9€, as electrónicas ficavam a cerca de 50€, numa casa com 10 radiadores era uma grande diferença tendo em conta a necessidade de regular remotamente casa divisao.
 
@Gogan a ideia seria mesmo essa, de ter algo para regular remotamente o radiador. Isto porque o que tenho só mesmo para "fechar e abrir torneira" manualmente.

Dizes fornecimento como a água que chega ao radiador ou o que entra no radiador?
 
@jamiro com um termostato "inteligente" mantens as torneiras sempre abertas, o termostato é que vai abrir ou fechar o fornecimento de agua quente, no teu caso da rede. Ou seja caso queiras desligar o aquecimento é só comandares o termostato que ele vai fechar a válvula de abastecimento. Isto também é válido para quando a temperatura pretendida é atingida.

Essas válvulas electrónicas com acesso remoto fazem exactamente o mesmo mas permitem que ajustes cada um dos radiadores remotamente em vez de uma temperatura geral.

Não sei se expliquei bem :)
 
eheh Já percebi.
Dei um olho na amazon e reparei que existem bastantes opções para trocar as que tenho por valvulas electrónicas.

Neste caso, o NEST como funciona? Consegue ligar a estas válvulas electrónicas? Pelo que leio ele controla mais os sistemas de aquecimento, a fazer de termostato e não válvulas.
 
@jamiro exacto, o Nest é um termostato. Ele não liga com essas válvulas, apenas com o sistema de aquecimento.

Com essas válvulas não necessitas de um termostato por assim dizer, elas próprias são o termostato.

Basicamente são duas maneiras ligeiramente diferentes de fazer a mesma coisa.
 
@jamico tem só em atenção se as valvulas que tens instaladas são termostizaveis ou não. Caso não sejam tens que mudar a valvula e não só a cabeça.

Costumam ter este pino no centro :
364c95fb5673fb947ee65de25650a4e1.jpg


Tens de tirar a cabeça que tens agora para verificar. Se ela apertar directamente num castelo não é termostizavel, se apertar numa peça plástica e por baixo dessa tiver o tal pino é.

Depois tens de confirmar se a cabeça que vais comprar se adaptar à válvula que tens.

Isto das canalizações é uma aventura e os standards são um sonho ao fundo do cano [emoji1]

Vê nas primeiras páginas do manual da Devolo
 
@jamiro as que tens são termostáticas. O 3 corresponde a 21/22°C, com acrescimos ou decréscimos de 1 ou 2°C. Porque esses números em vez da temperatura? Boa pergunta lol

Para retirar essas cabeças normalmente tens de rodar para o 5 e puxar, (normalmente).

Mas convém retirares para confirmar o encaixe das que queres colocar
 
Back
Topo