TESTE: IPS (RGBW) vs VA (RGB) vs OLED (RGBW)

cooldfuz1on

Power Member
This video is showing a sample analysis using the "advanced UHD resolution and panel test" from Quality.TV

We have used a regular UHD RGB LCD panel (upper right corner) and compared it with a UHD RGBW OLED TV (lower left corner) as well as a UHD RGBW LCD TV (lower right corner).

Some of the elements in our advanced pattern showed where resolution is compromised due to the sub pixel structure.

In some of the tests, the RGBW LCD TV lost the original structure completely. There is a valid discussion about "fake UHD" panels and why it is not fair to the customer to label something UHD, where it actually does not deliver UHD resolution.

Even worse, some of the two-pixel structures in the pattern (resolution equal to Full HD) were compromised as well.

All TVs were carefully adjusted to their ideal performance (activating the PC mode, turning off overscan and adjusting sharpness so that full details are visible while ringing is avoided).

The test pattern will be available for purchase on Quality.TV.

TVs in review:

RGB LCD: Samsung 55JU6450
RGBW OLED TV: LG 55EG9609
RGBW LCD TV: LG 43UF6909

 
Mais informação: http://www.hdtvtest.co.uk/news/rgbw-201510084189.htm

Atenção que a tecnologia RGBW não é exclusiva aos painéis IPS. Pode ser aplicada em qualquer tipo de painel LCD. Mas como a patente é da LG, há esperança que só eles façam cagada nos seus painéis (IPS) e que mais ninguém se aventure nisso.

Interessante como conseguem piorar ainda mais um tipo de painel (IPS) que já perdia contraste e fidelidade de cor para o VA. É o que dá pegarem nas ideias que são aplicadas numa tecnologia que nada tem a ver (Oled) e tentarem aplicar noutra (LCD), esperando os mesmos resultados. Deu cagada, claro está.

Mas ainda me lembro quando saíram os primeiros IPS. Nessa altura toda a gente os aconselhava e eram a última coca-cola do deserto. :D
Felizmente que as pessoas se foram cultivando e hoje em dia já não aconselham a ninguém esse tipo de painéis. Foi mais um produto do marketing e em que muita gente caiu.
 
O habitual na industria, quanto aos IPS da LG é precisamente o tipo de TV que eu compraria para uma superfície comercial (café, restaurante etc), para o quarto do miúdo ver bonecos ou para a cozinha (baratos, baixos consumos e bons ângulos de visão), agora como TV principal de sala nem pensar. :p

Mas se algo a realidade já mostrou é que existe mercado para tudo, provavelmente até para estes RGBW por pior negócio que sejam. :-D

PS: A LG em vez de andar a perder tempo com isto já baixava era o PVP dos OLED. :D
 
eu tenho um lcd de baixa gama da lg e confirmo é muito mauzinho, mas para o quarto serve e sobra, mas os pretos daquilo para quem já viu melhor são mesmo sofriveis.
 
Tenho uma LG 47LA620S. Que painel tem? É desses IPS que falam? Eu acho que tem uma excelente qualidade. Mais ainda, faço muito trabalho relacionado com tv/sala em casa de diversas pessoas, e para tv por box, a imagem da LG é superior a Samsung e Sony. Em blurays e afins já não sei.

Enviado do meu ASUS_Z00VD através de Tapatalk
 
Tenho uma LG 47LA620S. Que painel tem? É desses IPS que falam? Eu acho que tem uma excelente qualidade. Mais ainda, faço muito trabalho relacionado com tv/sala em casa de diversas pessoas, e para tv por box, a imagem da LG é superior a Samsung e Sony. Em blurays e afins já não sei.

Enviado do meu ASUS_Z00VD através de Tapatalk

Suspeito que o teu modelo seja IPS, porque em reviews que encontrei falam que tem mau contraste e se assim for a imagem não é das melhores, tal como em todos os IPS da LG.
 
No dia a dia, não se nota nada disso.
Isso so se aplica para fanáticos agarrados as specs e aos manuais.

Enviado do meu ASUS_Z00VD através de Tapatalk
 
Para o serviço prestado pelos operadores TV em que nem em HD emitem a grelha de canais ou para o TDT qualquer TV serve, até mesmo uma LG com painel IPS, agora para os "fánáticos" que procuram a maior qualidade de imagem (e não specs/manuais) pelo euros que pagam e que não se limitam a ver TV em SD, lamento mas não será uma LG com painel IPS que irá entregar isso por mais que isso custe a ouvir quem comprou uma.

Agora como disse antes, existe mercado para tudo e uma LG IPS pode ser uma opção válida em determinadas circunstancias, mas isto é diferente de qualidade de imagem e quanto à comparação com as Sony/Samsung painéis VA nem me vou alongar, mas devemos andar a ver TVs diferentes então.

Por algum motivo nunca uma TV com painel IPS foi considerada referência na industria ou perto disso sequer, não será certamente coincidência nem uma cabala contra a LG e os seus paineis IPS. :-D
 
Por acaso também tenho uma ips que peca mesmo no contraste. Em termos de cor, definição e aspecto geral da imagem é bastante boa.

Enviado do meu LG-V500 através de Tapatalk
 
Eu vejo diversas tvs todos os dias. Uma box meo ou zon, imagem da LG dà 10 a 0 a Samsung ou Sony da mesma gama. Ja umas Panasonic que andam aí, nada a ver.
 
Última edição pelo moderador:
Sim porque TV SD com upscale de box dos nossos operadores é uma bela base para afirmar o que tem qualidade de imagem ou não. :rolleyes:

LG só se for OLED, o resto é paisagem e não é preciso ser "fanático de specs/manuais" para constatar isso (ter olhos na cara chega) mas como o padrão de qualidade varia consoante as necessidades de cada um acredito que para alguns um LED LG com painel IPS seja do melhor no mercado, já eu não trocava nenhum LED Sony/Panasonic/Samsung por um LED LG. :D

Mas isto cada um sabe de si, da sua carteira e do padrão de qualidade que tem, para a minha sogra se eu lhe meter um LED IPS LG de 43'' na sala será a melhor TV no mercado, comparando com a Samsung 32'' gama baixa de 5 anos que tem actualmente. :-D
 
No dia a dia, não se nota nada disso.
Isso so se aplica para fanáticos agarrados as specs e aos manuais.

Enviado do meu ASUS_Z00VD através de Tapatalk


Pois , todos os sites de especialidade referem o quanto maus são os LEDS LG, mas alguém que por um lado chama fanáticos e de seguida afirma que vê muitas tv´s por dia tem toda a razão! OK. andamos todos enganados, venha um LED LG cá para casa... Só pelo rácio polegada/preço dos LEDS LG dá para ter uma noção , ou seja a LG é muito boazinha e amiga dos bolsos de toda a gente e anda a oferecer LEDS de topo por tuta e meia, estranho é perderem em todos os comparativos, hummm???!!!! :shifteye::shifteye:

Para mim LEDs LG :puke:
 
Tenho uma LG 47LA620S. Que painel tem? É desses IPS que falam? Eu acho que tem uma excelente qualidade. Mais ainda, faço muito trabalho relacionado com tv/sala em casa de diversas pessoas, e para tv por box, a imagem da LG é superior a Samsung e Sony. Em blurays e afins já não sei.

Enviado do meu ASUS_Z00VD através de Tapatalk
@topdiogo é um painel IPS
Abraço
 
Back
Topo