Multiplataforma The Ascent (Curve Digital)

Comecei este jogo ontem. Devo ter entre 1h e 2h de jogo e ainda estou um pouco perdido, mas é um jogo "entretido". A ação é rápida e constante e a jogabilidade é boa, mas ainda estou muito no início e fora de algumas mecânicas, de certeza.

Terminei agora a missão de história da reunião, julgo que é logo a 2ª ou 3ª.

Dicas para quem está a começar?
 
Tens muita informação para trás, o melhor será fazeres um apanhado do tópico.

Faz algum tempo que terminei o jogo, pelo que há coisas que já não me lembro, mas assim de repente, e como ainda vais no início, quando começares a encontrar robôs, usa armas de energia neles. Usa armas balísticas para seres vivos.

Se te desviares muito do percurso que é suposto seguires para as main quests, vais encontrar inimigos de nível muito superior ao teu, pelo que é morte quase certa.

Vai fazendo side quests intercaladas com as main quests, ajuda a ganhar XP para subires de nível e a teres skill points para melhorares a tua personagem, o que em troca faz com que não sintas tanta dificuldade nas main quests. Tem atenção no entanto, de que há side quests que estão dependentes das main quests no que diz respeito ao desbloqueio de novas áreas, para as poderes concluir.

No ecrã das habilidades da personagem, vai vendo como tens o Cyberdeck para teres uma ideia de que chests e portas podes hackear (o nível de ICE), há para aí uns 10 upgrades que podes apanhar para o mesmo.
 
Estou a gostar bastante do jogo, terminei agora a missão Foreign Code. A jogabilidade é divertida e quando se começa a perceber as mecânicas, das diferentes armas e tipos de dano, o jogo torna-se muito mais fácil. Comprei a Magmamaker e agora tudo o que é orgânicos é uma limpeza, então os que são melee aquilo parece um meme. É só ver tipos de katanas a correr para um gajo com um lança-chamas OP 😂 😂 .

O que me parece menos bem balanceado são os Boss. O da aranha, já aqui falado, é bem difícil quando não se usam as técnicas certas, pelo que é um boss "bem feito", em que o jogo te obriga a aprender a jogar para poder passar.

Já o último boss que enfrentei foi excessivamente fácil, só tinha ataques de área super fáceis de evitar. Há inimigos normais muito mais difíceis.

Em termos de história é que a coisa não me está a prender nada. Já nem faço ideia do que ando a fazer, quer na missão principal (e principalmente nas secundárias) e limito-me quase a seguir marcadores.
 
Há um certo mistério na parte intermediária do jogo, no que à main story diz respeito, pelo que é normal que não saibas muito bem o que andas a fazer, até porque na prática és um pouco "moço de recados", mas não tarda muito vai começar a fazer tudo sentido ;)

O próximo patch deverá estar por horas/dias, já está para aprovação na MS Store:
 
Patch já disponível.
Vamos ver se é desta que os achievements ficam finalmente corrigidos.

EDIT: Fiz load ao meu save e não tive qualquer dos achievements bugados a desbloquear retro-activamente... Aventurei-me no entanto um pouco fora de uma safe zone, e os primeiros inimigos a aparecer fizeram um drop me desbloqueou a entrada "Habnet Technologies" no Codex dos fabricantes que não tinha anteriormente, no entanto o progresso dos achievements nem se mexeu, a percentagem continua igual. Estou a ver que vai ser necessário fazer uma nova run... Não sei não.
 
Última edição:
Eu devo estar já na parte Final mesmo. Mas isto ta complicado, visto que me dediquei quase exclusivamente á main mission, e deixei as secundarias para trás, apenas completei uma devido a uma arma. Mas já perdi horas a tentar passar esta parte e depois quando não consigo e tenho de desligar a consola, volto ao inicio dessa parte o que é muito frustrante visto que o "checkpoint" não fica na parte mais a frente.

Estou na fase em que tenho de matar dezenas de inimigos a espera que me abram a porta atraves do meu IMP, e posteriormente temos aquela sala onde temos de activar os 4 "PCs"
 
Eu devo estar já na parte Final mesmo. Mas isto ta complicado, visto que me dediquei quase exclusivamente á main mission, e deixei as secundarias para trás, apenas completei uma devido a uma arma. Mas já perdi horas a tentar passar esta parte e depois quando não consigo e tenho de desligar a consola, volto ao inicio dessa parte o que é muito frustrante visto que o "checkpoint" não fica na parte mais a frente.

Estou na fase em que tenho de matar dezenas de inimigos a espera que me abram a porta atraves do meu IMP, e posteriormente temos aquela sala onde temos de activar os 4 "PCs"
Pela descrição diria que estás na última parte da última missão principal.
 
Segui a recomendação que vi no True Achievements e consegui desbloquear o achievement Comprehensive. Bastou criar uma segunda personagem, gravar, e regressar à personagem principal. Ao fazer load o achievement fez pop-up.

No entanto o achievement Flatliner continua bloqueado nos 96%, e segundo o que lá dizem, está corrigido para novas playthroughs, mas não para as já terminadas...
 
Última edição:
Terminei ontem. Gostei bastante do jogo, apesar de achar a historia confusa e o final um pouco "mehhh", tal como ja aqui referiram parece que somos um pouco o moço de recados e as partes de dialogo tornam-se um pouco extensas na minha opinião e são explicadas de uma maneira não muito imersiva (dei por mim por vezes a fazer skip a alguns dialogos). Fez-me lembrar um bocado por vezes as Cassetes do MGSV, em que ja não tinha muita paciencia para tar ali a ouvir/ler.

Achei a jogabilidade muito boa, assim como todas as opções que temos de melhoramentos, personalização etc. A UI é um bocado penosa (especialmente o tamanho do texto), mas valeu completamente a pena ter terminado o jogo. Foquei-me apenas na missão principal, pois o backlog é extenso :-D. Mais uma perola que o gamepass me proporcionou. Proximo será o Hades.
 
Terminei ontem. Gostei bastante do jogo, apesar de achar a historia confusa e o final um pouco "mehhh", tal como ja aqui referiram parece que somos um pouco o moço de recados e as partes de dialogo tornam-se um pouco extensas na minha opinião e são explicadas de uma maneira não muito imersiva (dei por mim por vezes a fazer skip a alguns dialogos). Fez-me lembrar um bocado por vezes as Cassetes do MGSV, em que ja não tinha muita paciencia para tar ali a ouvir/ler.

Achei a jogabilidade muito boa, assim como todas as opções que temos de melhoramentos, personalização etc. A UI é um bocado penosa (especialmente o tamanho do texto), mas valeu completamente a pena ter terminado o jogo. Foquei-me apenas na missão principal, pois o backlog é extenso :-D. Mais uma perola que o gamepass me proporcionou. Proximo será o Hades.
Se o próximo vai ser o Hades vais para mais uma bela pérola. Comparando com este, diria que o Hades é igualmente bom ou até melhor naquilo que o Ascent faz bem (jogabilidade e melhoramentos) e é muito melhor naquilo que o Ascent falha, como a história e os diálogos.
 
Jogo divertido, visualmente soberbo mas com alguns bugs e layout de quests a roçar no muito mau.

Mas para uma equipa pequena e um projeto tão ambicioso, são excelentes noticias.

Gostei muito do jogo. Bastante sólido.
 
Novo patch de quase 6 GB online.
Photo mode, pack de cosméticos de Halloween, mais cosméticos para personagem e para armas adicionados ao jogo + fixes.

Publicaram também um roadmap para o jogo:
d0d435d21279e04590763384e4febec2a50626f1.jpg


Patch notes no Steam aqui e aqui.
Ainda estão a investigar os problemas de alguns jogadores com alguns achievements.
 
Para quem começa uma run agora estão corrigidos. Para quem já tinha terminado o jogo é que ainda há um ou outro achievement bugado.

Edit 1: Saiu um patch hoje, que supostamente corrige mais uns achievements teimosos, entre outras coisas, e novas adições ao jogo.


Edit 2: Finalmente 1000G feitos. Bastou fazer load ao jogo (fi-lo por cloud, que já não tenho o jogo instalado) e o achievement Flatliner que me faltava activou.

 
Última edição:
Tenho de voltar a experimentar este jogo. Fui lá quando saiu, mas não me deu muito bem com o layout dos níveis e com o twin stick shooter.
 
Back
Topo