[Thread Solta] - Curso de Informatica @ Portugal

Status
Fechado a novas mensagens.

jonsmau

Membro
Bom dia,

Estou a pensar este ano que vem comecar os estudos num curso de informatica, as ofertas são varias e variadas entre si, gostava da vossa opiniao na escolha de um, atravez de um esclarecimento objectivo
Informatica, Engenharia Informatica, Ciencias da engenharia informatica e computadores?
Lisboa, Porto, Vila real, aveiro, etc... ?
Licenciatura ou mestrado?

O que me sugerem ? E onde ?
O que se diz por ai? quais os mais conceitoados? Sera realmente substancial a diferencia a nivel de formacao entre eles? a nivel de emprego ?

Dêm-me umas luzes, sintam-se a vontade para isso.
Em portugal onde se encontra uma melhor formacao na area da informatica ?

Obrigado, desde já...
(Desculpem nao sabia em que parte por este topico)
:)
 
Bom dia,

Estou a pensar este ano que vem comecar os estudos num curso de informatica, as ofertas são varias e variadas entre si, gostava da vossa opiniao na escolha de um, atravez de um esclarecimento objectivo
Informatica, Engenharia Informatica, Ciencias da engenharia informatica e computadores?
Lisboa, Porto, Vila real, aveiro, etc... ?
Licenciatura ou mestrado?

O que me sugerem ? E onde ?
O que se diz por ai? quais os mais conceitoados? Sera realmente substancial a diferencia a nivel de formacao entre eles? a nivel de emprego ?

Dêm-me umas luzes, sintam-se a vontade para isso.
Em portugal onde se encontra uma melhor formacao na area da informatica ?

Obrigado, desde já...
(Desculpem nao sabia em que parte por este topico)
:)

O curso (ciências informáticas, engenharia, etc.), só depende daquilo que queres seguir..

Com licenciatura já arranjas muito sítio onde trabalhar, mas mestrado deve ser algo a considerar..

Sugiro a Licenciatura em Engenharia Informática da Universidade de Coimbra! Mas relativamente a engenharias, a maior parte das grandes cidades oferece cursos porreiros!

Empregabilidade: 100%.

A luz está no início do post (observa a lâmpada ;))

A melhor formação que podes ter em Portugal sobre informática na minha óptica é o Mestrado em Engenharia do Software CMU-UC:

https://www.dei.uc.pt/weboncampus/2modulecursos.do?idcurso=22

...mas é mais fácil entrar em medicina do que aí :)
 
boas.

opa, a meu ver, sem duvida, MIEIC (Mestrado Integrado em Engenharia informatica e computaçao) na FEUP. Tem nome no estrangeiro e em Portugal, aprendes (apesar de ser um bocado duro e muitas vezes teres que te "desenmerdar"). se queres papa feita, a FEUP nao é o sitio, mas é por isso que sao conhecidos, cada um vale o que vale e acredita, muitos queriam ir para la e nao conseguiram. e ao contrario do que se diz aqui que o ISEP tem media mais alta e bla bla bla... no meu ano ha gente que veio transferida de la, e pelo que sei de amigos que andam la em informatica, o curso la ainda nao foi aprovado pela ordem dos engenheiros.

alem do mais, na feup tens muitas ofertas de estagio/emprego/currículo mesmo enquanto és aluno, o que sao tudo mais valias... qualquer duvida, nao hesites...
 
E também conheço pessoas que vieram da FEUP para a FCUP porque acharam que o curso da FEUP era demasiado "fraco" para o que esperavam de uma licenciatura, por isso, esse tipo de argumento não leva a lado nenhum.

Escolhe a faculdade em relação:

- À facilidade de transporte;
- Ao pessoal que conheces;
- Ao foco que dão a certas matérias;
- Ao trabalho a que te queres submeter para te licenciares.

No final vão ser as cunhas que te vão safar, por isso não te ponhas com ideias de que vai ser o teu esforço e a tua vontade que te vai dar um bom emprego, isso é para quem viu demasiados filmes ou não vive em Portugal.
 
E que tal usarem o search? Nao? É que evitava-se tanta thread sobre o mesmo, dado até que isto acaba sempre por descambar para o "mas a minha é melhor que a tua". Ou então colocar esta ou outra do mesmo tema em sticky!

Um conselho que deves seguir para qualquer curso em que te interesses e não só para este: vai aos sites das diferentes universidades procurar por informações sobre o curso. Encontrarás por lá o currículo em que te mostra as cadeiras. Pelo nome delas e pelo sumário do que se dá, terás uma ideia em que consiste o curso.

Com Bolonha, Licenciatura é para esquecer. Não que seja mau, mas com mais 2 anos de investimento para um mestrado, sobes bastante no teu conhecimento (dado que só nestes dois anos te especializas) e por consequinte a tua facilidade em arranjar emprego (que nesta área não é preocupante) e sobretudo as tuas possibilidades para que esse emprego seja algo interessante e bem pago.

Bem já agora aproveito para puxar a brasa à minha sardinha, o curso de Eng. Física Tecnológica em que estou, no Instituto Superior Técnico, oferece bastantes cadeiras nesta área. É é a um nível diferente, não estudas a teoria toda de programação, mas antes a parte prática e claro apanhas alguma Física Teórica para ali metida, mas depois na parte de mestrado livras-te dela. O melhor é veres o curriculo:

https://fenix.ist.utl.pt/publico/de...sum_=0b1c1699046a9322023912561667bd46454f48cc

E já agora, o IST é o melhor ! :joker:
 
claro claro, eu falava de LESI da feup, nao a actual LEI da UM^^

LEIC, e não LESI (LESI -> Licenciatura em Eng. de Sistemas e Informática - Universidade do Minho).

Btw, escolhe o que estiver mais perto de casa (Se estiveres no Minho escolhe UM, no Porto escolhe a FEUP, em Aveiro escolhe UA, em Coimbra escolhe a FCTUC, em Lisboa escolhe o IST ou a Nova ou o que estiver mais perto de casa. Sinceramente acho que entre estas instituições todas não há grandes diferenças). E podias ter feito um search, o que não faltam são threads sobre isto.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo