1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Thread Solta] - Curso de Informatica @ Portugal

Discussão em 'Programação' iniciada por jonsmau, 11 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 3647)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Bom dia,

Estou a pensar este ano que vem comecar os estudos num curso de informatica, as ofertas são varias e variadas entre si, gostava da vossa opiniao na escolha de um, atravez de um esclarecimento objectivo
    Informatica, Engenharia Informatica, Ciencias da engenharia informatica e computadores?
    Lisboa, Porto, Vila real, aveiro, etc... ?
    Licenciatura ou mestrado?

O que me sugerem ? E onde ?
    O que se diz por ai? quais os mais conceitoados? Sera realmente substancial a diferencia a nivel de formacao entre eles? a nivel de emprego ?

Dêm-me umas luzes, sintam-se a vontade para isso.
    Em portugal onde se encontra uma melhor formacao na area da informatica ?

Obrigado, desde já...
    (Desculpem nao sabia em que parte por este topico)
    :)

2. doginthefog

doginthefog Power Member

O curso (ciências informáticas, engenharia, etc.), só depende daquilo que queres seguir..

Com licenciatura já arranjas muito sítio onde trabalhar, mas mestrado deve ser algo a considerar..

Sugiro a Licenciatura em Engenharia Informática da Universidade de Coimbra! Mas relativamente a engenharias, a maior parte das grandes cidades oferece cursos porreiros!

Empregabilidade: 100%.

A luz está no início do post (observa a lâmpada ;))

A melhor formação que podes ter em Portugal sobre informática na minha óptica é o Mestrado em Engenharia do Software CMU-UC:

https://www.dei.uc.pt/weboncampus/2modulecursos.do?idcurso=22

...mas é mais fácil entrar em medicina do que aí :)

3. boas.

opa, a meu ver, sem duvida, MIEIC (Mestrado Integrado em Engenharia informatica e computaçao) na FEUP. Tem nome no estrangeiro e em Portugal, aprendes (apesar de ser um bocado duro e muitas vezes teres que te "desenmerdar"). se queres papa feita, a FEUP nao é o sitio, mas é por isso que sao conhecidos, cada um vale o que vale e acredita, muitos queriam ir para la e nao conseguiram. e ao contrario do que se diz aqui que o ISEP tem media mais alta e bla bla bla... no meu ano ha gente que veio transferida de la, e pelo que sei de amigos que andam la em informatica, o curso la ainda nao foi aprovado pela ordem dos engenheiros.

alem do mais, na feup tens muitas ofertas de estagio/emprego/currículo mesmo enquanto és aluno, o que sao tudo mais valias... qualquer duvida, nao hesites...

4. Morais

Morais Power Member

E também conheço pessoas que vieram da FEUP para a FCUP porque acharam que o curso da FEUP era demasiado "fraco" para o que esperavam de uma licenciatura, por isso, esse tipo de argumento não leva a lado nenhum.

Escolhe a faculdade em relação:

- À facilidade de transporte;
    - Ao pessoal que conheces;
    - Ao foco que dão a certas matérias;
    - Ao trabalho a que te queres submeter para te licenciares.

No final vão ser as cunhas que te vão safar, por isso não te ponhas com ideias de que vai ser o teu esforço e a tua vontade que te vai dar um bom emprego, isso é para quem viu demasiados filmes ou não vive em Portugal.

5. antigamente era so LESI. eu nao falei de LESI, falei de MIEIC... coisas diferentes....

6. claro claro, eu falava de LESI da feup, nao a actual LEI da UM^^

7. Baderous

Baderous Banido

WTF?

8. c4l1m3r0

c4l1m3r0 Power Member

E que tal usarem o search? Nao? É que evitava-se tanta thread sobre o mesmo, dado até que isto acaba sempre por descambar para o "mas a minha é melhor que a tua". Ou então colocar esta ou outra do mesmo tema em sticky!

Um conselho que deves seguir para qualquer curso em que te interesses e não só para este: vai aos sites das diferentes universidades procurar por informações sobre o curso. Encontrarás por lá o currículo em que te mostra as cadeiras. Pelo nome delas e pelo sumário do que se dá, terás uma ideia em que consiste o curso.

Com Bolonha, Licenciatura é para esquecer. Não que seja mau, mas com mais 2 anos de investimento para um mestrado, sobes bastante no teu conhecimento (dado que só nestes dois anos te especializas) e por consequinte a tua facilidade em arranjar emprego (que nesta área não é preocupante) e sobretudo as tuas possibilidades para que esse emprego seja algo interessante e bem pago.

Bem já agora aproveito para puxar a brasa à minha sardinha, o curso de Eng. Física Tecnológica em que estou, no Instituto Superior Técnico, oferece bastantes cadeiras nesta área. É é a um nível diferente, não estudas a teoria toda de programação, mas antes a parte prática e claro apanhas alguma Física Teórica para ali metida, mas depois na parte de mestrado livras-te dela. O melhor é veres o curriculo:

https://fenix.ist.utl.pt/publico/de...sum_=0b1c1699046a9322023912561667bd46454f48cc

E já agora, o IST é o melhor ! :joker:

9. OubeLa

OubeLa Power Member

LEIC, e não LESI (LESI -> Licenciatura em Eng. de Sistemas e Informática - Universidade do Minho).

Btw, escolhe o que estiver mais perto de casa (Se estiveres no Minho escolhe UM, no Porto escolhe a FEUP, em Aveiro escolhe UA, em Coimbra escolhe a FCTUC, em Lisboa escolhe o IST ou a Nova ou o que estiver mais perto de casa. Sinceramente acho que entre estas instituições todas não há grandes diferenças). E podias ter feito um search, o que não faltam são threads sobre isto.

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página