Tipo de letra num browser em OS X

g4j0

Power Member
Isto incomoda-me bastante.. alguém sabe o que é preciso fazer para que no safari ou camino se consiga ter a letra decente como no firefox/IE no windows?

é que mesmo pondo o mesmo tipo de letra o mesmo tamanho a mesma formatação etc etc, fica sempre diferente..


o que eu quero dizer é.. como ver-me livre disto:
macom8.jpg


para poder finalmente ter isto?
pcgn4.jpg


garanto-vos que nas configs de letra está tudo 100% igual..

isto gravado em jpg no paint ficou com uma qualidade ranhosa e mal se nota, mas se repararem, as letras de cima parecem a bold, muito mais gordas, menos "crisp" e mais "sujas"..

há solução para isto? pelo que tenho visto nos browsers do pessoal mac, anda tudo com estas letras ranhosas.. :|
 
e isto agrava-se em sites com tipo de letra próprio, como o do jogo Hattrick, por exemplo:


Firefox:
pcpn4.jpg


Safari:
macrf6.jpg



muito mau :|
 
Eu gosto das fontes que aparecem no safari e no camino, mas isso depende do gosto de cada um ... Se mudares nas opções do Safari não te muda nada?
 
mudar muda.. mas aquele aspecto "desfocado", mesmo com os mesmos tipos de letra, tamanhos e formatações, mantém-se sempre em relação à versão win :mad:

também não há-de ser por isso que vou deixar de comprar o MBP, mas custa-me a acreditar que não haja solução para isto, já que não devo ser o único incomodado.

mas não encontro por aí nada!
 
Há muito tempo que tenho a ideia de que cada browser faz o render das fontes à sua maneira, daí que pareça ser diferente.

O único onde costumo detectar um problema semelhante mas mais grave é no Camino que, volta e meia (principalmente aqui na TZ) altera o rendering (entre bold e não bold) à medida que faço scroll.
 
Há com cada um. 8|
Eu prefiro mil vezes o anti-alias das fontes mac. Acho-as mais legíveis até. Chamar isso de "desfocado" acho simplesmente ridículo, mas enfim, gostos são gostos.
Anyway, acho que podes mudar isso no "system preferences" -> "Appearence" -> "font smoothing", no entanto, acho que nunca atingirás o mesmo resultado que em windows. Se é mesmo isso que pretendes, instala o Win pelo bootcamp e fica lá com as tuas fontezinhas "não desfocadas" :lol:
 
Há com cada um. 8|
Eu prefiro mil vezes o anti-alias das fontes mac. Acho-as mais legíveis até. Chamar isso de "desfocado" acho simplesmente ridículo, mas enfim, gostos são gostos.
Anyway, acho que podes mudar isso no "system preferences" -> "Appearence" -> "font smoothing", no entanto, acho que nunca atingirás o mesmo resultado que em windows. Se é mesmo isso que pretendes, instala o Win pelo bootcamp e fica lá com as tuas fontezinhas "não desfocadas" :lol:

além de ter sido um comentário insultivo, não tem sentido já que "ler coisas nos browsers" é praticamente metade do que uma pessoa faz num pc, é bem mais relevante que um bom punhado de implicações.

mas já que achas tão "simplesmente ridículo" chamar àquilo desfocado, aconselho-te a ler o link que o rasputine postou, nomeadamente esta parte:
Apple generally believes that the goal of the algorithm should be to preserve the design of the typeface as much as possible, even at the cost of a little bit of blurriness.
ou esta:
Apple's fonts are indeed fuzzy, with blurry edges
boa oportunidade para estares calado..


@rasputine: thks ;) nada a que uma pessoa não se habitue :-D
 
Última edição:
G4jO,
Vê lá se mudando as definições que te disse (com a maior das boas vontades), ficas com as coisas mais a teu gosto. Não estou para discutir o que é melhor ou pior, apenas dei a minha opinião (baseada no meu gosto) tal como tu deste a tua.

E siga para a frente!
 
aquelas pics que postei já eram no Standard.. pelo que parece é mesmo a Apple way de renderizar as fonts.

Com o hábito não é nada que não se ultrapasse :) .. embora não sejam tão amigáveis para ler
 
Também concordo que é uma questão de hábito, e eu já me habituei passados 5 dias ... Mas a maneira como os bolds em alguns sites são renderizados é um pouco má (o tal blur exagerado nas bordas das letras)
 
é de mim mas o desfocado que ele fala é o clear type?

exemplo do clear type no Meu Firefox @ Windows Vista

cleartypedb0.jpg

já no Linux a situação é identica.. e até mais "exagerada" porém eu gosto.. mas dá para mudar nas definições..

contudo não sei como funciona no OS
 
Back
Topo