[Tips & Tricks] Comprei um monitor widescreen... e agora??

OpenMind

Power Member
Um gajo vai à loja, compra um monitor widescreen, chega a casa, liga-o ao pc... e o good old windows XP parece uma obra do Dali, completamente desfigurada!!

As letrinhas pequeninas, os icones pequeninos, o wallpaper esticado... Digamos que o XP n é propriamente amigo de widescreens. Foi o que me aconteceu e tenho andado de volta do XP para o conseguir por "utilizavel" num lcd de 20, o que não tem sido fácil.

Depois de umas pesquisas no Google encontrei algumas dicas que vos podem dar jeito

Chapter 1: Setting up the screen

You have gotten a manual with the screen hopefully, so read it and use it.

1. Connect the screen when computer is off, DVI gives best picture, but if your monitor have a native resolution above 1680x1050 and your graphic card only support single DVI, then use the VGA plug instead. This is bandwidth limitation of the DVI. Adjust the screen to a comfortable working angle. To find Position, Height & Viewing Distances this is a nice tool: viewing distance calculator
Turn on computer.

2. Install the proper drivers and color profiles. You can also download the newest version from the homepage of the manufacturer.

3. You might need to calibrate the screen. If you have some knowledge of this, then you can download calibration tools from our tools section. If not, here is an easy solution: Turn the brightness all the way down and the contrast in the middle (you can do this on the menu on the screen, the OSD, or go to control panel -> display ->settings tab ->advanced and find colors there (it differs where from different GFX cards). Now adjust brightness up to a comfortable level. Under the display settings (in control panel ->display..., not OSD) you can adjust gamma down a bit since the default settings are usually too high. Remember that the further you take gamma down, the more detail you loose in the picture.

Chapter 2: Everything is too small and I want back to 1024x768...

Many people who have high resolution displays use a lower resolution because everything is too small and not comfortable to read and look at. The windows operating system is made for lower resolutions by default. However, this can be changed...

1. Increase font size (DPI). By default, xp uses 96 DPI fonts. You can customize this, but try first to increase it to the other preset 120 DPI and work from there. To do this, you need to go to Display settings like before, then Settings ->advanced and under the general tab you can choose 120 dpi. Restart and see how it looks.

2. To make it look prettier, go to display settings -> appearance -> effects and turn on ClearType. Click ok and then choose Advanced. Here you can decrease the menu, message box, selected items and tooltip if you feel they are too big, but if you like it the way it is, then close the screen. You can also reduce title bars and controls and adjust icon spacing and scroll bar width to your liking. There is also an option to use large icons in the display settings ->appearance section if you want that.

3. Internet usage. Internet explorer is bad for high resolutions, you can fix this a bit with using this method to adjust it for the high dpi: link

A better thing is to install Opera or Firefox and change the minimum font size to a comfortable level.

Credits:
Dougofthenorth
Tamlin

Isto foi retirado de http://www.widescreengamingforum.com/forum/viewtopic.php?t=2130

Também aconselho a instalação do powertoy para Windows XP ClearType Tuner que ajuda a configurar o ClearType. Podem ainda configurar o Firefox para um WideScreen (se bem que não gosto mto) ou (e este é o meu preferido) configurar os resultados do Google para WideScreens.


Gostava no entanto de saber que outras alterações fizeram no vosso windows. Quais os temas que usam (o default do windows fica horrivel), qual o tamanho dos vossos icones, onde sacam os wallpapers, e toda a informação que achem util de partilhar.
 
nao sei se ixto seja lá muito últil :007: mas eu quando comprei o meu widescreen (19 polegadas), tb me apareceu tudo desconfigurado. mas nao foi um problema. ajustei a resolução do ecran para 1440 x 900, e pronto ja está, o tema classico do xp nao fica nada mal. todos os icones tao bons e as letras nao estão desfocadas nem algo parecido. eu comprei o meu widescreen especialmente porque eu programo e perciso de "espaço", os IDE's normalmente têm muitas toolboxes que me sao uteis estarem sempre visiveis no ecran, os widescreen sao óptimos!
a propósito o meu wallpaper é uma foto que eu tirei, e utilizo o royal theme.
aki vai um print screen:
ambiente.JPG
 
Ajustas a Resolução, caso aches as coisas pequenas metes icones grandes e o DPI maior.. De resto penso que essa impressão é normal no inicio, depois passa.

Eu quando passei do meu CRT 15 para o meu LCD 15 (17 de CRT) parecia tudo pequenino..

Agora parece me tudo grande de mais :D

pois.. :( é verdade tenho de arranjar outro monitor :D
 
O meu tb é essencialmente para programar em ambiente web e dá jeito estar a ver o código e o resultado final ao mm tempo. A resolução que tenho é a nativa do ecrã, 1680 por 1050 e devo ter feito alguma coisa mal porque o que tenho é isto




Reparem por exemplo nos icones que estão na systray, completamente desfigurados (vejam só o do bluetooth), os icones dos programas abertos, os icones para minimizar, maximizar e fechar a janela e o texto que está tão grande q quase n tem espaço nenhum entre as linhas!

O que estou a fazer de errado?
 
Heyas all...


Estive lá à procura no site..mas não vi como é que isto se instalava...quando carrego no install this script, só me abre um ficheiro JS...

É suposto por isto em algum lado? Ou instalar alguma extensão extra?

Hasta all e tx [[]]

PS: Excelente post mesmo, embora eu não tenha tido grandes problemas com o meu de 22", aqui foi só por a 1680x1050 e ficou logo tudo fino..

EDIT: Corrigir erro ortográfico..
 
Última edição:
tens a barra de tarefas muito larga. ixo acontce.m tambem kuando mudo de tema para um tema "nao original", e nao só. mas há casos k eu nao consigo resolver. mas la por o icones esta desfocados nao ker dizer k nao tenhas a resolução bem.
 
nao sei se ixto seja lá muito últil :007: mas eu quando comprei o meu widescreen (19 polegadas), tb me apareceu tudo desconfigurado. mas nao foi um problema. ajustei a resolução do ecran para 1440 x 900, e pronto ja está, o tema classico do xp nao fica nada mal. todos os icones tao bons e as letras nao estão desfocadas nem algo parecido. eu comprei o meu widescreen especialmente porque eu programo e perciso de "espaço", os IDE's normalmente têm muitas toolboxes que me sao uteis estarem sempre visiveis no ecran, os widescreen sao óptimos!
a propósito o meu wallpaper é uma foto que eu tirei, e utilizo o royal theme.
aki vai um print screen:
ambiente.JPG

Esse desktop ta a precisar ai duns icones duns joguitos... hehe

Eu qd comprei o meu 19 wide tambem foi so meter em 1440*900 e ficou tudo direitinho..

Ja tentaste por o tema original? (Eu por acaso uso o classico e gosto muito)
 
lol por acaso ate tenho uns jogos (fight simulator x, gta, nfs carbon, counter strike source, half-life, unrealtournament 2004) mas tao todos do menu iniciar :)

eu pessoalmente nao gosto do tema classico, mas como a pergunta era dirigida a outra pessoa nao tenho mais nada a dizer.
(o n gosto muito do tema classico, e demasiado..... classico. kero k se veja k o meu pc e "moderno":007:)
 
Última edição:
lol por acaso ate tenho uns jogos (fight simulator x, gta, nfs carbon, counter strike source, half-life, unrealtournament 2004) mas tao todos do menu iniciar :)

eu pessoalmente nao gosto do tema classico, mas como a pergunta era dirigida a outra pessoa nao tenho mais nada a dizer.
(o n gosto muito do tema classico, e demasiado..... classico. kero k se veja k o meu pc e "moderno":007:)
Boas
E como ficaram os paineis no FSX? os gauges não te aparecem esticados?
 
nem por isso, ele kuando iniciar o jogo aparece, para selleccionares o aviao etc, mas depois kuando ele passa para fullscreen ele muda a resolução para 800x600, mas mesmo assim nao noto qualquer diferença significativa. apesar de k quando jogo, jogo num projector, e a resolução perfeita do projetor e de 800x600 fica ainda melhor.
 
Ja tentaste por o tema original? (Eu por acaso uso o classico e gosto muito)
Acho que já consegui meter os icones bem, sem estarem desfocados. tinha a ver com o tamanho dos botoes para minimizar, maximizar e fechar as janelas. Quanto à resolução, está a resolução nativa.

Já agora, que temas estão a usar para widesreens? n é tanto pelo menu iniciar, é mais pelas restantes janelas... deixem ai imagens dos vossos ambientes widescreen com algumas janelas aberta
 
wide.JPG


Simples.
 
Back
Topo