Tirando o de Origem

VictorHugo

Power Member
boas.... eu keria saber que cooler devo meter num amd athlon xp 2,5... que está enfiado numa asus a7n8x... na verdade tenho o de origem montado...

mais uma coisita.... gostava de saber fazer um overclock "com pés e cabeça".... ou seja gostava de perceber o q estou a fazer na bios.... sera que ha algum site ou coisa do genero que ensine a fazer um overclock... (n sei s é "legal" estar a perguntar isto)


de qq maneira sendo este o meu primeiro thread... gostava de receber uma resposta... nem q fosse a xamar nomes.... (vejam la o q escrevem) :P :)
 
o cooler, depende do dinheiro que quiseres despender e do overclock que quiseres fazer.
Eu penso que há sites que indicam como fazer overclock mas eu nao conheço nenhum. Como é bastante simples(preferencialmente AMD's) eu aprendi por mim proprio.

tenta dar mais informações em relaçao ao overclock que queres fazer, se tens muito dinheiro pra gastar em coolers ou outros acessorios pra overclock, etc.

Espero ter ajudado, e bem-vindo ao forum
 
Ó meu grandessissimo b00n ( j/k :D )
bem vindo ao forum!
pa fazeres overclock tanto da pela bios como por programas. o meu unico oc foi a um pIII (aumentei de 900 pa +-950mhz, mesmo estando instavel fiz ganda festa, nem sabia o que era o vcore que lia na bios:D ) por isso deve haver pessoal que sabe do que falam!
para arrefeceres o cpu porque e que nao compras uma URL=http://213.134.51.47/forum/showthread.php?s=&threadid=22246]prometeia mach I r404a mod???[/URL]
boa sorte
 
bem.... desde ja..... obrigado pela atenção.... :D

[frickazoide]

realmente tens razao quanto a especifidade....

em relação ao q kero gastar ... bem... n kero gastar mt... tive a falar com um colega meu e ele falou duns tais volcanos.. mas eu tambem n m kero enfiar numa alhada dos watercooling.... ouvi falar da performance q isso da a maxine :) ... mas para uma pessoa ignorante neste assunto cm eu isso nao se justifica. :P

E quanto ao overclock... bem... keria por a makina a andar razoavelmente bem... talvez la pros 3,**. ou mais...

Qnd comprei isto vieram mo por a 2,5... por eu n percebia bem essa coisa da frequencia externa, etc.

mais material pra arrefecimento...?? cm os coolers pros discos e pra memoria ram....? bem s for realmetnte necessario...


[bocag3]

vais ter de desculpar a minha "nobre" ignorancia... :P mas isso da prometeia e o cooler certo? "Cooling Unit Prometeia I com r404a - 550€" . eu nem sei bem o q e isto, cm ja deu pra ver
isto esta a um preço um pouco exorbitante pra minha carteira... :P . ja agora, isso e watercooling????? nem sabia q dava pra fazer oc por programas... :P



mas de kualker maneira... estou vos agradecido
:)
 
Hmm.. Prepara-te para começar a tapar os ouvidos.. :p Começa por monitorizar as temperaturas assim, sem oc, depois aumentas um pouco, mesmo o cooler de origem, não muito, a partir do momento em que começes a chegar aos 65/70 começa a pensar em soluções de arrefecimento..

Eu tmb apenas fiz um OC com o meu P166, na altura n havia cá bios, era mm mãos à obra com jumpers ao molho, isto hoje anda tudo mto mal habituado :p, portanto não sou a pessoa mais indicada para te ensinar coisas sobre v-cores e afins, talvez arreficmento te possa dar umas dicas..

Watercooling mto bom, devias pensar nisso daqui a uns tempos.. Talvez qdo n te conseguires ouvir pensar devido ao barulho das ventoinhas..

Benvido ao forum :)
 
Prometeia é um sistema de arrefeçimento baseado num motor de frigorifiko e r404a é um gás utilizado para obter temperaturas mto baixas tipo -50ºc :D

Coolers bons, escolhe smp um k seja 100% cobre e kuanto maior melhor, pois podes meter uma ventuínha maior cuja relação Barulho/performance sejam mto aceitáveis, a não ser k keiras ter uma turbina de avião e fikar 2 dias seguidos com o zumbido na cabeça :rolleyes:

Coolers para discos sao smp bem vindos, pk o calor mata discos (já me morreu um seagate >() nas mems se nao fizeres um oc mto grande, k envolva aumentar mto a voltagem, tás á vontade...

Segundo percebi tens exe cpu a 2500+ (supostamente tens um barton) e keres meter a 3000+

Se for um barton 2500+ ixo é canja, a não ser k exe cpu tenha um stepping frakito, mas duvido... :)
 
Epá.. tou surpreendido nunca tive à espera de tantas "maos".... :P

:) :009:

Passando pro q interessa... :P
[Vine]

mas o prblema é precisamente esse cm e q aumento? kuais sao as settings q devo meter? e s inda soubesse o q fazia cada opcão la da bios era cm o outro... :P

eu tenho net atraves dum p150... e só se nota um poukinho esta ligação nas tranferencias... :P

vem a calhar essa ajuda de temperaturas... eu tenho uma ati radeon 9600, e cm sabes akilo so tem dissipador... estando la 5 segundos com o dedo é suficiente pra fazer um buraco... :confused: será q akilo depois de ter um oc em cima n trará problemas??? e baixando a temperatura so msmo com um cooler proprio, n é??

[Lasac]

-50º epá... :eek:

estou te agradecido por me tirares da ignorancia...

" não ser k keiras ter uma turbina de avião e fikar 2 dias seguidos com o zumbido na cabeça " LOLOLOLOL :D

Bem tenho esse suposto barton... sim talvez a 3000+ ou um pouco mais (entre 3200+ a 4000+)

mas sempre li por ai que numa abit tem mais longevidade... eu tenho a tal asus a7n8x del... :D e estou satisfeito com a "gaja"

talvez m possas indicar um cooler decente?pra uma boa performance...

e pro disco tambem... sff... :P ...

ja agora a opiniao de ambos

estou novamente agradecido aos dois... e ao resto do pessoal :P
 
3200+ a 4000+? Dude, vai com calma! Acho que isso nem de Prometeia! ;)

É assim, em 1º lugar os 2500+ não correspodem a ghz. 1 AXP 2500+ funciona a 1,8 Ghz, e para o pores com a performance equivalente ao 3000+ tens de o overclockar a cerca de 2,2 ghz se não estou em erro. Não sei grande coisa de overclock a AMD's (nem de overclock em geral ) mas penso que esses processadores têm o multiplicador acima de 12 desbloqueado, o que é capaz de te facilitar a tarefa. O clock final é dado pela multiplicação do multiplicador pelo fsb do processador. Penso que há para aí várias threads que esplicam o que é o multiplicador, o fsb, etc... lQaunto ao resto, à aqui gente qeu te pode ajudar melhor que eu... Vai postando as dúvidas... :)
 
Isto já foi mais ou menos explicado acima, em posts diferentes, mas a situação é esta.

Tens um processador que funciona a 1833 MHz. Esta velocidade é dada pelo FSB que é de 166 MHz a multiplicar pelo multiplicador (que será de 11x).

Para começares a experimentar, tenta na bios começar a aumentar o multiplicador para 12 o 13 e ver se isso começa a ficar instável. Se começar, tenta aumentar ligeiramente o VCORE para ver se o cpu se aguenta.

Se aquecer demasiado o cpu (que à partida podes ver se usares o Motherboard Monitor -> procura no google), está na altura de mudares de dissipador.

Eu já não tenho AMDs há uns tempitos, mas acho que esses multiplicadores devem dar para mudar à vontade.

Diverte-te!
 
ja estou um pouco mais esclarecido.... realmente e melhor ir lendo as outras threads pra ver se aprendo mais qq coisa... :)

Software... ja tem um da asus q veio com a board... asus probe.

la fui eu todo contente... primerio fiz la umas modificações no multiplicador... e mais numas opções de establidade/performance... ao fim acabo, ate nem foi mt dificil... ficou a dar os 19**mhz.. tudo bem... nem problemas à vista...

resolvi depois entao mudar a frquencia pra 170mhz e o multiplicador em 12. e o fsb axo q ficou em auto...

entao aki foi o tiro... :eek: deu os 20**mhz... mas ficou de tal maneira tao instavel... q em 10 vezes q fiz reset... so consegui aceder 3 vezes à bios... nem aceder ao windows era capaz... "ecrazinhos azuis por todo o lado"

ja tava a pensar q tinha feito mer**.

reset as settings da bios... remedio santo...
agora ta bulir normalmente... :)


porque e isto nao aguenta os 2000mhz... devia dar...


mas de qq maneira deixo aki a configuração do meu pc... Amd Athlon xp 2500+( c/ cooler de origem) , asus a7n8x delx... 1 dimm de 256 (axo q e desses "genericos")... ibm 120gb e dvd samsung
 
correste algum stress-test pa veres a estabilidade??aki tens mts. prime95, super pi, etc...
tira o cpu-z pa veres/registares(faz print screen e posta a imagem) o oc!
o problema pode tar nas memorias( nao aguentam tanto mhz) - tenta ver quais sao.
 
nao... nem conhecia tal programa...

la tirei os screenshots mas n sei s aparecem aki... pq inda n sei BEM CM e q se te mete as imagens.... (Attach file) :P
 

Anexos

  • cpu.jpg
    cpu.jpg
    67,7 KB · Visualizações: 155
e quanto as memorias... foi so o q consegui ver... elas tem la um selo a dizer : "K-DATA". nao sei s os timings sao os mais correctos... gostava tirar um bom partido da mem ram...
 

Anexos

  • mem.jpg
    mem.jpg
    58,7 KB · Visualizações: 152
parece impossivel... nao consigu passar mete lo a 2000mhz...:die: ja tou farto disto :P

kual e q sera o problema desta bosta?.... help :'(
 

Anexos

  • sem título.jpg
    sem título.jpg
    65,5 KB · Visualizações: 128
em 1ºlugar, bem vindo ao forum:) ....
ora vamos la ver...
tu aumentas-te o mult.+fsb, nao foi?
ok, mas tb tens q aumentar o vcore(voltagem do cpu), e vmem(volt. das mem)... por acaso fizes-te isso?
o teu vcore e de origem 1.65v, tenta por 1.75v, se a tua board der, claro..tenta pouco a pouco aumentar as voltagens, so assim consegues aumentar o oc:D
espero ter-te dado mais uma ajuda:)
 
obrigado pela ajuda... nao, nao tinha feito..

mas ja o consegui meter a 2000mhz... 166.12 (n sei s e isto).. e aumentei o v core pra 1,725V (axo q e isto) (n tenho a certeza mas penso q o maximo desta mobo e 1,80V :P)

so q fika instavel... :die: a mem ram nao ajuda e o cooler tb n... :puke:

MAS ja fikei mt satisfeito...:cool: afinal de contas ja fiz o meu primeiro OC :D (graças ao pessoal q postou aki :) )


Qnd desmontei o cooler do processador, uma vez..., reparei q ele tinha la vestigios de massa termica... um pouco à volta do core... e penso q tb um pouco no core...

agora as questões são estas: qnd eu kiser dar um kick no cooler de origem e meter outro... cm e q retiro a massa dali...? Ha algum produto ?

Ao meter outra massa (ex: artic ceramique :P) n da barraca tarem as duas misturadas?


bem.. aki so m resta dizer.. axo eu.. Abraços :P
 
essa ram da pa um fsb de 200(axo) por isso nao devem ser problema, podes sempre tentar diminuir os timings( quanto mais baixo o valor mais "agressivos" sao os timings e melhor performance teem) 2-2-2-5 era o ideal.

pa tirares a massa podes usar acetona!!!:004:
 
Eu costumo usar um cotonete embebido em alcool para tirar artic céramic ou artic alumina e para a artic silver3 uso acetona em vez do alcool :)

tem é mto cuidado a limpar, limpa com mto jeitinho para nao partir nenhum vértice ao nucleo, pk akeles bikinhos partem-se mto fácilmente! :rolleyes:
 
Back
Topo