1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Compara os preços de Smartphones das marcas mais populares:
    ASUS | Alcatel | Huawei | HTC | LeEco | LG | Meizu | Motorola | Nokia | Samsung | Sony | Xiaomi

Tópico de discussão de SoCs

Discussão em 'Android' iniciada por S1nnless, 15 de Junho de 2012. (Respostas: 24; Visualizações: 2274)

  1. S1nnless

    S1nnless What is folding?

    Vi este editorial no PocketNow e achei que valia a pena partilhar porque, apesar de alguns erros, explica relativamente bem as razões pelo qual o Snapdragon S4 é superior ao Tegra 3.

    http://pocketnow.com/2012/06/15/why-is-the-dual-core-qualcomm-sometimes-faster-than-the-quad-core-nvidia/

    A
    proveito para deixar a thread para discutirmos SoC's, arquitecturas e afins.
     
    Última edição: 21 de Janeiro de 2013
  2. chauffage

    chauffage Power Member

    O único problema do S4 é que vem com o adreno 225. Novo CPU e GPU "velho"... Com o adreno 320 deve vir no final deste ano ou no princípio do próximo.
     
  3. S1nnless

    S1nnless What is folding?

    Nesta altura, provavelmente o S4 irá enfrentar a concorrência dos primeiros A15. Se a Samsung sempre criar o Exynos com a fantástica Mali T658, nem o Adreno 320 safa o S4.

    Edit: Pelos vistos o primeiro Exynos A15 irá trazer a Mali T-604, não a T-658
     
  4. _Drifter_

    _Drifter_ Power Member

    Tambem nao esquecer do tamanho do CPU, quanto mais pequeno for mais eficiente é em termos de performance e bateria que com dimensoee maiores.
     
  5. chauffage

    chauffage Power Member

    Pelo que percebi o T-658 é para tablets e smarttvs. E do que já foi visto o adreno 320 não é nada mau mesmo. Quando o The-One falou que tinha visto um tablet com o s4 quad e adreno 320 com resolução full hd a fazer decode de 4 videos HD ao mesmo tempo, fui procurar e é realmente fantástico.
     
  6. dvdpt

    dvdpt Power Member

    Venham S4 e Cortex-A15 com >1.5GHz.
    No fim deste ano devem haver tablets e smartphones interessantes, tanto a nivel de CPU como de GPU eheh
     
  7. S1nnless

    S1nnless What is folding?

    Sim, eu vi, o Adreno 320 finalmente parece ter capacidade para competir com a concorrência, mas também espero muito das novas Mali, aliado ao poder dos Cortex A15.

    Edit: fosse o problema dos smartphones Android os quad-core e os dual-core. O pior é sairem modelos ainda com MSM7227T e outros processadores ARMv6. Em modelos abaixo dos 100€, como o Vodafone Smart, ainda se entende. De resto, e com SoC's de baixo custo e com desempenho interessante, como o MSM7225a, é desnecessário

    Edit2: e por falar em GPU's, não esquecer a PowerVR:
    http://www.phonearena.com/news/Imagination-all-out-with-PowerVR-G6230-G6430-graphics-chips_id31314

    Provavelmente a Texas Instruments irá incorporá-los nos OMAP. Nos OMAP 5, para já, estão anunciadas as PowerVR SGX544 MP2, que são semelhantes às SGX543 do A5 do Iphone 4S
     
    Última edição: 15 de Junho de 2012
  8. chauffage

    chauffage Power Member

    Isso vem de encontra às necessidades do mercado.

    Pela lógica, os cortex A9 (smartphones e a tecnologia) iriam substituir os que estão nessa gama dos 100 euros. Mas nem sempre funciona assim - nem que se justifique pelo custo de produção de uns em relação aos outros, e por isso mais vale retirar produtos do mercado do que baixar-lhes os preços (como é óbvio isto é uma opinião, não há dados que suportem isto).

    Nem acho que tão depressa os cortex A9 sejam retirados do mercado, a optimização da produção deve ter sido alcançada há não muitos meses atrás (tendo em conta que até metade de 2012 só saíram dois smartphones com a tecnologia mais recente em termos de cpu - HTC One S e HTC One XL - e os restantes foram cortex A9). Durante muito tempo essa nova tecnologia estará restrita a modelos High End, nunca abaixo dos 500 euros. E acredito que o grosso das vendas se situe bem mais abaixo que essa fasquia dos 500 euros (abaixo dos 250/300 euros diria eu - sem ser a apple claro).

    Quanto aos PowerVR, era preciso que a apple deixasse que as outras marcas tivessem acesso ao melhor dos PowerVR (quer por preço, quer por exclusividade).

    Mais um vez, são opiniões.
     
    Última edição: 15 de Junho de 2012
  9. S1nnless

    S1nnless What is folding?

    Nao estava a falar dos Cortex A9, mas sim dos Cortex A8 e sobretudo dos Cortex A5. Os novos Cortex A5 são modelos de baixo custo, não custava muito incluir noutros modelos de baixa gama.
     
  10. chauffage

    chauffage Power Member

    Ah, não tinha percebido.

    Pois, a única justificação que encontro para isso, é porque não lhes compensa (se não já o tinham feito ou estavam a fazer - mas quem sabe no futuro).
     
  11. S1nnless

    S1nnless What is folding?

    Provavelmente ainda há excesso de SoC MSM7227 e estão a despacha-los. Lembro do MSM7225 original, de 528MHz, ainda ser equipado em telemóveis em 2011 (Optimus Stockholm e Pequim, por ex), quando já foi lançado em 2007, e já na altura é quase um rebranding do MSM7200/MSM7201
     
  12. anjo2

    anjo2 Power Member

    Fala-se mais sobre a performance dos processadores do que da optimização dos sistemas operativos, vamos ter super processadores em smartphones e depois vai continuar a haver lag nos Android e smartphones com piores características como os iphone não irão ter lag, sem uma evolução das baterias, é importante que se consiga é processadores que gastem pouco e tenham uma performance razoável, e sistemas operativos que sejam leves (com java é algo complicado).
     
  13. S1nnless

    S1nnless What is folding?

    Um smartphone com um processador de topo raramente tem lag, eu vejo pelo meu Galaxy S e também pelo LG TrueHD que estou a testar, que tem ecrã HD e um dos piores dual-cores e é quase sempre fluido. O problema do lag parte quase sempre do "lixo" que fabricantes e operadores incluem e que prejudicam o desempenho. E nem falo das UI, mas sobretudo das Vodafone Radar, LG Smartshare e afins. No que toca a lag, acho que o ICS veio corrigir grandes partes do problemas.
     
  14. chauffage

    chauffage Power Member

    Percebo o que estás a dizer no entanto para isso acontecer o desenvolvimento de tecnologias tinha de abrandar (quando está a ter um crescimento exponencial), ou voltava-se a SO específicos como a apple tem ou como a google faz com o nexus (em termos de dedicação à optimização), ou produzia-se menos smartphones, mas o que tens de ver é que para qualquer uma dessas opções vai-se perder dinheiro de vendas - e uma empresa tem de apresentar vendas aos accionistas. Isto é mau? A meu ver não porque sou apologista que a competitividade é motivação para o progresso. Mas até serem computadores a escreverem código (lol), vai haver sempre um atraso do software em relação ao hardware (não sou a pessoa mais indicada para dizer isto, posso até estar a dizer uma barbaridade, mas com o que vejo são as conclusões que retiro). Ou simplesmente há um menor investimento porque requer mais tempo e mão de obra. Por exemplo, as pessoas neste momento querem é poder de performance, e as marcas estão-lhes a dar isso.

    No entanto o android, ao ser open source, permite que terceiros melhorem o software para determinado hardware - como se vê nas comunidades. Daí a escolha de muitos por esta plataforma.
     
    Última edição: 15 de Junho de 2012
  15. anjo2

    anjo2 Power Member

    Não estou a criticar lançar-se melhor hardware, mas sim que quem desenvolve o software deixa de querer saber das optimizações e depois a velocidade real do smartphone em vez de crescer com o novo hardware, pouco melhora porque o software piora. Eu acho que por exemplo para a Apple, iria preferir ter um processador pouco melhor mas em que a bateria durasse o dobro, eu também preferia ter um smartphone que a bateria durasse o dobro e não tivesse lag.
     
  16. _Drifter_

    _Drifter_ Power Member

    Basta pegares num Galaxy Nexus para veres como Android puro e duro em conjunto com um Dual-Core nao ha lag, assim como basicamente nao existe num Nexus S. Se existe lag em outros aparelhos... nao é por culpa do Android, mas sim dos fabricantes/operadoras. Nao esquecer que nao se pode falar em Android com skins e generalizar, uma marca que pega no OS e remexe em tudo, pode nao dar boa coisa e ai a Google nao tem culpa da asneirada da marca, e quem paga obviamente é o consumidor.

    Repara no caso dos Tegra, onde CPU's iguais conseguem melhores performance, nao é por culpa do Android mas sim por culpa da Nvidia.
     
  17. _Drifter_

    _Drifter_ Power Member

    Teve no launcher e nalgumas transiçoes, mas continuava a ser um Android com uma rapidez bem acima da media. Mas ja nao podes dizer o mesmo do Nexus S, que com ICS igualou (e iguala) com alguns Dual-Cores (tipo o Tegra 2).

    Quanto a ter o UI todo igual, vê a concorrencia, basicamente so em Android é que existem diferentes UI, e um dos concorrentes tem a mesma UI a 6 anos e continua a ser um lider de vendas. UIs diferentes é engraçado, mas entre teres uns widgets e wallpapers catitas e um aparelho fluido e sem lag qual preferias? ;)

    Acho que é preferivel ter um OS em completa harmonia com o hardware, do que haver diversidade a nivel de UI e as marcas ''esquecerem-se'' de optimizar as coisas, ainda hoje o Sense prende as performances dos aparelhos, mesmo se tiveremos um aparelho com um S4 como CPU.
     
    Última edição: 16 de Junho de 2012
  18. fuinhu

    fuinhu Suspenso

    melhor opinião imparcial que vi na zwame até agora

    Não percebo a ingratidão/birra com o sense, no tempo do magic era quase nojento ter o android pelado, isto sem ir ao tempo do Windows Mobile.
    Out of the box e para não geeks é capaz de ser a interface mais simples e limpa de usar, isto é, para não geeks, para quem não se preocupa com o MB de ram livre que tem e do governor xpto do cpu. O sensation do meu primo com a pkmon rom a 1,5ghz faz 4000 no quadrant, não é isto que vos interessa?
    Ah, e o dialer do sense é só melhor que vi até agora
     
    Última edição: 16 de Junho de 2012
  19. Nukie

    Nukie Power Member

    Também assino por baixo. :)

    Para mim a conclusão é....

    2 tipos de utilizadores se separam

    1. -> os que não mexem em ROMS (clientes "normais", sem grandes conhecimentos em tecnologia, e através do Sense dos HTC irão ser beneficiados por terem muito trabalho adiantado)

    2. -> os que mexem em ROMS (clientes mais ou menos "geeks", que já dispõem de vários conhecimentos em informática e internet, têm uma curiosidade infindável em testar e fazer uso dos conhecimentos que aprenderam para aplicar na alteração de ROMS, e têm tempo isso também)
     
  20. _Drifter_

    _Drifter_ Power Member

    Concordo, mas uma coisa nao invalida a outra, agora a minha posiçao é: Coisas feitas com pés e cabeça, skins optimizadas e sem lag, ou entao nao vale a pena meterem skins para ajudar a experiencia de utilizaçao quando a mesma é prejudicada pelo trabalho do fabricante. Se é para fazer algo mal, é melhor nem fazer.

    Eu nao sou contra as skins, sou contra a preguiça/pressa dos fabricantes, que muitas vezes (maior parte delas) nao faz as coisas com pés e cabeça, e ha melhor exemplo que o Galaxy S? Besta de aparelho para a altura, mas arruinado com o sistema de partiçoes que o faziam ter lag desnecessario e nunca isto foi bem resolvido ;)
    Eu nao imbirro com nada, simplesmente nao suporto o Sense mas sei justificar isto:

    - É intruisivo
    - Demasiado bloatware desnecessario (5 ou 6 widgets iguais nao percebo bem para que, diversidade dizem, mas pelo que vejo 90% das pessoas usam 1 ou 2 widgets do tempo o resto fica la a ocupar espaço)
    - Demasiados processos a correr por tras a ocupar RAM e etc, aparelhos com 1GB de RAM com 600mb ou mais ocupados é desnecessario

    Para mim uma Skin é uma costumizaçao leve, util, algo que nao consigo ver no Sense. Para mim nao é util, tem demasiadas coisas que nao uso e muitas delas estao a ocupar espaço e RAM e acho abusivo ja que tudo esta modificado. Depois é a dificuldade como dizes em meter outra RAM, a HTC prende de tal maneira os aparelhos que ou se usa Sense ou nao se usa aparelhos.

    Reparo: Quadrant... ter 4000 e nao ter uma rapidez igualavel nao serve de nada.


    Mexo em ROM, nao sou um utilizador muito intensivo, e nao suporto Sense, logo essa sepraçao que fizeste de utilizadores nao é bem assim... ha que nao mexa em ROM mas que nao consiga usar Sense.
     
    Última edição: 16 de Junho de 2012

Partilhar esta Página