Tópico do "Show Off"

Obrigado !! :)

Olha que se fosse para furar PCB´s até o imprimia, mas para os meus parafusos e marteladas, lá me safo com o do chines da 3ª foto acima :D.

Só é pena ja não fazer vacuo para prender na base à mesa.
 
Antes de apresentar a minha primeira peça quero manifestar o meu agrado por ver aqui peças muito diversas e algumas até de grande complexidade. Os meus parabéns aos seus autores.
Deixo aqui uma das primeiras peças que fiz, desenho e impressão, para melhorar o suporte de filamentos da minha máquina. Os desenhos não estão perfeitos, foram dos primeiros que fiz em CAD. Conto no futuro, com a experiência entretanto adquirida, voltar a alguns deles e melhorá-los.
A peça faz muito bem a sua função, segurar a bobine de filamento, dá para muitas medias e permite criar alguma tensão no filamento o que é muito útil em filamentos flexiveis.
Aqui ficam as fotografias do suporte.

hephestos_03.jpg


hephestos_04.jpg
 
E temos mais um printaholic :)

Muito Bom. Obrigado pela partilha!
Pessoalmente nunca fui à bola com o suporte na estrutura da hephestos e como rápidamente a coloquei numa enclosure, arranjei outro sistema. Contudo, tens a tua bem apoiada e sólida do que já vi.
Contudo deste-me aí uma ideia para aproveitar a barra central para a minha caixa de filamento) Isso são flangued bearings? E na outra ponta do "cone", nao fica a raspar no varão ( provavelmente equilibra com o peso do rolo).

Tens de publicar isso no Thinguiverse ou semelhante !

Edit: o topico reprap tem muitas outras pics de impressões, estão é espalhadas por 200 páginas :001:
 
Última edição:
Quando comecei a imprimir o normal é começar por aqueles cubos, bonecos de teste etc., mas comecei a sentir a necessidade de construir um projecto mais complexo e que usasse diferentes filamentos. Assim cheguei ao projecto que hoje vos trago.

Este projecto foi desenvolvido pelo Daniel Noree e pode ser encontrado, entre muitos outros sítios em http://www.thingiverse.com/thing:42198.

O carro é um modelo RC (rádio controlado) e tem as seguintes especificações:
Comprimento: 440 mm
Largura: 320 mm
Altura: 204 mm
Distância entre eixos: 280 mm
Peso total: 2650 g
Tracção: às 4 rodas com 3 diferenciais
Suspensão: independente nas 4 rodas com mola a amortecedor

O modelo apresentado é composto por 52 peças diferentes sendo que algumas se repetem 2, 4 ou 6 vezes.
Inicialmente imprimi todo o modelo em PLA, tive a sorte de me vir cair nas mãos um PLA branco, que, não querendo ser mentiroso, é muito superior a qualquer ABS que já usei – talvez eu ande com azar nos ABS.
Depois de feitos os primeiros testes, em que o carro funcionou perfeitamente, embora a velocidade muito moderada, comecei a aventura do nylon para os diferenciais. Actualmente o carro tem todos os diferenciais em nylon e atinge mais de 20 kmh.
Com o tempo veremos que outras peças cedem e que irão sendo substituidas por outras de materiais mais resistentes.

Este projecto tem seguimento com a carroçaria para o carro que apresentarei noutra mensagem.

Finalmente as fotografias:

openrc_truggy_01.jpg


openrc_truggy_02.jpg


openrc_truggy_03.jpg


Conjunto das peças mais mais exigentes, impressas em nylon.

openrc_truggy_04.jpg


Diferencial aberto, é pequeno, a caixa do diferencial tem 26 mm de diâmetro.

openrc_truggy_05.jpg
 
Just wow! Adorei!
Não fosse já ter um todo o terreno a nitro era um projecto a abraçar! Agora um drone ou avião... já é outra conversa... Um dia destes !
O acabamento desse nylon ficou mt bom!
experimenta abs+ se quiseres algo com resistência térmica, por oposição ao abs normal ! não achei que fosse um filamento difícil, gostei dos resultados e quase que imprime como pla! Usei nozzle a 235 e cama a 90 se não estou em erro. Tinha de ir verificar as settings. Leva fan e tudo.

Fico curioso com a carroçaria.
Excelente trabalho!

Edit: aproveito para uma palavra de apreço pelo teu cuidado nos backrounds das pics, que muito ajudam a realçar a impressão. Nem sempre tenho paciência (ou tempo por vezes), para fazer o mesmo, mas tenho que admitir que dá outro look ao tópico! ( para melhor ).
 
Última edição:
Aqui está a carroçaria para o OpenRC Truggy.
Este foi o trabalho mais complexo que fiz em CAD para impressão em 3D.
Usei um programa simples, o 123D, porque a minha experiência em CAD é praticamente nula.
As duas figuras, o jerrican e os bancos não foram desenhados por mim.
Dada a minha falta de experiência com o CAD aliada à complexidade da impresão em 3D pensei numa carroçaria simples, tipo feita em garagem, daí a estrutura tubular como suporte de todas as peças.
A carroçaria tem 55 peças diferentes e para esta primeira versão foram usados os filamentos:
  • PLA nas peças em amarelo, vermelho e preto (rede atrás dos bancos e tablier, consola, volante no interior).
  • ABS as peças cinzentas centrais.
  • PETG-HDGlass para os faróis.
  • FILAFLEX para os cintos de seguraça e os suportes das molas de prender a carroçaria ao chassis.
  • PLA-madeira para a mala de viagem.
  • HIPS-LimoSolve nas figuras que serão as únicas peças pintadas.
  • TPC nos puxadores.
Na carroçaria foram colocados LEDs e um controlador de luzes o que faz com que o carro tenha luzes dianteiras, piscas, presença e de travagem.

E finalmente as fotografias.

openrc_truggy_06.jpg




openrc_truggy_08.jpg


openrc_truggy_09.jpg


openrc_truggy_10.jpg


openrc_truggy_11.jpg


openrc_truggy_12.jpg
 
Albert Einstein Bust
http://www.thingiverse.com/thing:966908

0.15mm resolução, 0% infill, 3 layers para as paredes top fundo, usei suportes, pla cinza da bq. Usei a velocidade de 60mm/s em tudo para manter uma saída de fluxo de pla constante. Impressão demorou a volta de 7horas.
Foi imprimido na minha impressora G&C all metal: http://www.thingiverse.com/thing:1686741

6VA1zy7.jpg


Depois de ter pasasdo mais de meia hora a limpar os suportes:
bZQm79G.jpg

co9vbqr.jpg

914NYXn.jpg

LBsXgL8.jpg


Estou a planear pintar spray acrílico cor bronze.
 
@Filipe campos, a impressão está muito boa. Se tens experiência de pintar modelos de plástico ignora as linhas seguintes, talvez sejam úteis para outros.
Se pintares a figura com spay vais ficar surpreendido com a quantidade de imperfeições que se vão revelar. Deves dar sempre um primário, depois retocar as imperfeições, voltar a dar primário, eventualmente encher com pasta de retoque, até que, só com o primário e as massas, tenhas o modelo que pretendes. Só no fim aplicar a pintura final.
Como isso é plástico e não é bronze nunca vai parecer bronze. O bronze envelhece com a idade, tal como a madeira e todos os produtos naturais, ganha patina.
A forma de contornar este problema é dar essa tal patina artificialmente. Existem muitas técnicas para o conseguir. Pesquisa no Google por: model weathering.
Eu ainda não pintei nenhuma impressão 3D mas há mais de 40 anos que pinto modelos de comboios, estações, casas, figuras, se não for usada esta técnica os modelos nunca vão parecer naturais, não têm vida nem história, parecerão sempre peças de plástico pintadas.
Se não tens experiência destas "brincadeiras" não deites fora estas 7 horas de impressão e experimenta as técnicas em bocados de impressões falhadas.

Edit: Depois de observar melhor o desenho desta peça acho que não deve ser pintada a spray. Repara nas cavidades na zona do pescoço, cabelo, rugas, a tinta não irá chegar a essas zonas.
 
Última edição:
pus um pouco de primario antes como sugerido por @JPulido e depois spray cor bronze sem nunca por demasiado para não perder os pormenores do busto, aqui vai umas fotos com a tinta ainda sem estar seca.

yFlcakD.jpg


b4u1LmB.jpg


@JPulido dicas sobre pinturas são muito bem vindas, isso porque pessoalmente sei muito pouco sobre o assunto e queria aprender mais.
 
@JPulido, essa carroçaria merece um belo aplauso pela atenção ao detalhe , mistura de materiais tendo em atenção a função , design, criatividade!
muitos parabens, belo projecto! Um dia destes, com o tempo bom ,às de fazer um videozinho da truck a subir uma " serra"!

Um Brinde!:beerchug:

@Filipe campos , Bela definição! Pensei que com o spray se fossem notar muito mais a layers, mas não, ficou muito baril! Peças com estes detalhes não dá para betumar. O melhor mesmo é filamento de cobre ou bronze , depois polido , do que tenho visto.
Para uma peça em Pla , como diz o outro , Espectáculo!!!

Como já cá tinha na coleção um "Alberto" , porque não imprimir um outro, com cabeleira "afro" (é o que me parece :) )

O Alberto tradicional:
sLQiZDK.jpg


Achei que era uma maneira gira de me "meter" com o @Filipe campos era fazer um outro, de que tinha o ficheiro guardado para quando tivesse uma desculpa para o fazer.

Apresento a versão "afro" do albert,

Hairy Einstein
http://www.thingiverse.com/thing:2151104

0,18 layer, 5% infill, 2 layers parede, 45mm/s por causa dos cabelos, cerca de 6h e picos . Como foi antes de ir dormir, esqueci/me de meter uns suportes no queixo. Não correu mal de todo. Ficou com um papo no pescoço , mas passa...

Este é que não dá mesmo para meter spray... havia de ficar uma borrada...


7Ddyrvy.jpg


Parece que viu "bicho"... tem de ir ao Penteado!

NLKT9tU.jpg

zhsys35.jpg


Muito melhor depois de ir ao cabeleireiro.

E já agora, os dois modelos juntos:
l14Rm7u.jpg


As fotos estão um bocado queimadas do flash, peço desculpa! O Alberto mais antigo já um bocado sujo do pó ( problemas do branco )

É o que dá tentar fazer artístico, dado que o @JPulido subiu a fasquia, e sem iluminação decente , na cozinha, à noite , com a cam do Ipad. Ou era isto ou tinha de esperar pelo fim de semana para fotografar com luz do dia e não me apetecia , hehehe!
Abc

 
Última edição:
Só te falta imprimir os pneus com Filaflex ;)

Os pneus já foram impressos em Filaflex como mostra a fotografia. Não gosto do resultado. Ainda tenho que testar o TPC e comparar.

openrc_truggy_13.jpg


@Filipe campos, ainda não comentei a tua mensagem porque estou à espera da fotografia final da peça.

Nota: As fofografias normalmente têm tendência a amplificar os defeitos das peças impressas com esta técnica de impressão 3D. Quem conhece a técnica da fotografia sabe porque isto acontece. Talvez um dia faça uma mensagem a explicar a razão cientifica disto. Solução para isto? Muito complicado, além de uma iluminação exemplar obriga à utilização de filtros para polarização da luz, na máquina e na fonte de luz. As fotografias que tenho usado não são feitas com esta técnica e por isso também têm os defeitos amplificados.

@Filipe campos , Bela definição! Pensei que com o spray se fossem notar muito mais a layers, mas não, ficou muito baril! Peças com estes detalhes não dá para betumar. O melhor mesmo é filamento de cobre ou bronze , depois polido , do que tenho visto.
Para uma peça em Pla , como diz o outro , Espectáculo!!!

Todas as peças dão para betumar, haja tempo e paciência, muita paciência. A quantidade de tipos de massas que há actualmente e as possibilidades de aplicação, espátula, pincel, esponja, mão, só para designar as mais usadas, conferem a esta técnica praticamente recursos ilimitados. Por vezes a maior dificuldade é a adesão da massa ao objecto mas depois de se usar um primário adequado isto deixa de ser um problema.
 
Plataform Jack impressa em PLA e madeira, BQ WoodFill.

O modelo demorou 8 horas e 55 minutos a imprimir e cerca de uma hora a retocar os excessos de filamento.
Em algumas partes, onde houve mais intervenção, levou pequenos toques com ferro quente para restaurar a cor do filamento.

pj_6.jpg


pj_7.jpg


pj_8.jpg


pj_9.jpg
 
Bem, grande topico. Nao tinha reparado na existencia do mesmo. Fico fascinado com as coisas que voces fazem xD Esses hotrods, e o RC, definitivamente estao brutais e na minha lista de coisas a fazer no futuro xP (O projecto OpenRC foi algo que me chamou a atençao mesmo antes de ter a impressora 3D pois combina muitos dos mundos que eu amo. Electronica, DIY, RC, etc).

No meu caso, ainda so fiz coisas em PLA Branco, principalmente devido a falta de fundos para mais rolos de PLA ou outros materiais. Queria muito testar esse de madeira tambem. Apesar de a maior parte das minhas impressoes terem sido upgrades para a impressora ou peças para projectos/trabalhos, tenho feito algumas brincadeiras tambem. Nao tenho fotos de tudo, e as que tenho ja sao das peças pintadas, mas vou partilhar na mesma com voces :)

Este foi prenda pra namorada que é fã de Hunger Games :P
image-0-02-05-b843a60562cbe722205125579e62a0d700d49b18b3c6c538b1b2bd077fb26bc7-V_zpsja2q5h7f.jpg


Suporte telemovel/porta chaves, pintado em preto "borracha" (plastidip)
IMG_20170416_002747_zpsdpovxsu0.jpg


IMG_20170416_002758_zpsfw74uzil.jpg


Um Batarang
IMG_20170416_002826_zpswthgyo2e.jpg


Uma Keycap, só porque me apeteceu :P
IMG_20170416_114035_zpsyrpmnzza.jpg


Algo bem simples comparado com o que ja vi aqui, mas pronto xD

Proximo passo, começar a tirar fotos decentes :D
 
É verdade! Desconhecia esse plastidip, mas achei o acabamento super interessante!
Estive a pesquisar um pouco na net, e têm cores extraordinarias!

Com esse preto , lembrei-me logo do helmet do batman. Havia de ficar giro!

Bom finding tks! E obrigado pela partilha das obras ! É o que me dá gozo, ver o produto final do pessoal.
 
É verdade! Desconhecia esse plastidip, mas achei o acabamento super interessante!
Estive a pesquisar um pouco na net, e têm cores extraordinarias!

Com esse preto , lembrei-me logo do helmet do batman. Havia de ficar giro!

Bom finding tks! E obrigado pela partilha das obras ! É o que me dá gozo, ver o produto final do pessoal.

Hehe.. O helmet do batman vem logo a seguir ao do stormtrooper... XD

O plastidip da um acabamento bem interessante, toque de borracha. E caso fique mal ou vá para partes da peça que não era suposto, é só levantar e tirar, como uma borracha :)

Este não é plastidip em si, é uma marca mais barata do mesmo tipo de tinta. O plastidip foi a marca pelo qual ficou mais conhecido, mas gostava de meter as mãos em algumas cores que se vê na net. :)
 
Back
Topo