Windows 10 - Tópico Geral

Eu espero é que no W9 as Ad-Hocs Wireless volte... No W8 não havia uma maneira prática de o fazer mas podiamos ligar à dos outros, no W8.1 nem consigo ver as Ad-Hocs criadas.

Dava me imenso jeito na universidade.
 
E tens muitos outros estudos a demonstrar que o desktop estava bem pensado. Vários estudos de usabilidade. Mesmo que as pessoas não usassem o menu Iniciar no Windows 7 assiduamente porque a taskbar é fantástica, não quer dizer que deviam eliminá-lo para fazer um Frankenstein com dois UIs. Podiam perfeitamente manter o paradigma desktop mas trazendo algumas melhorias do Metro UI. Por exemplo, aproveitar as LiveTiles e permitir ás pessoas seleccionar algumas para colocar em cima do desktop por exemplo. Ou mudar a decoração do Windows toda para uma decoração Metro (e não apenas alguns retoques como no 8). Isto mantendo taskbar e menu Iniciar.

O desktop, como conceito, é ótimo. Como implementação atual, é uma mistela de acumular de legacy. A sério, experimenta um dia parares, ires ao desktop e veres o que tens de fazer para o usar. Começa a contar o número de coisas crípticas que se tivesses que explicar aos teus avós não conseguias. Claro que para nós que já o domámos bem (no meu caso que tenho 20 anos de prática) é mais que natural. Quanto à decoração, sem dúvida, se aparência fosse mais consistente muitas pessoas não sentiam tanta desconexão entre os dois UI.

E os 20 anos de legacy não cortam inovação. Inovação acontece sempre. Se estivesses a falar de código, aó seria um problema sério mas estás a falar de UI e decoração que são coisas que se mudam fácilmente.
Se queriam cortar com o passado então faziam aquilo que defendo e que pelos vistos também concordas que é cortar a direito e criar dois OSes: um Windows tradicional e um Windows Tablet 8. Para quê criar um freak que mistura dois UIs quando podiam cortar a direito e criar uma versão independente sem ter que ligar a legacy?

Para desktop e notebooks não acho que traga vantagens nenhumas e é significativamente menos fléxivel que um desktop normal.
E por isso, sim pode e deve ser melhorado. Mas na minha opinião era criar dois OS distintos, um para tablets e outro para PCs normais tal como também têm o Windows Phone para smartphones.
E convém ter em conta que os tablets que estão a ter mais saída são os de 7''-8''. Para quê um Windows híbrido para tablets mínusculos? Alguém vai querer trabalhar com Photoshop ou AutoCAD ou programar num tablet de 8''??

O problema do legacy é que só te apercebes do quanto ele atrapalha quando tentas fazer algo novo. Ficas sempre limitado à partida do que podes fazer: vê a evolução da taskbar, a única coisa que podia ser feito era adicionar elementos, porque se algum fosse trocado era logo um escabeche dos utilizadores.
Quanto à separação de 2 SO, discordo redondamente. Se o um SO unificado devia ser mais adaptável? Sem dúvida! Isso tem que ser melhorado, mas não é criando barreiras artificiais. Deixo-te aqui uma questão minha no tópico da Moddern UI:

(...)Quanto à separação touch/desktop, como propões que isso funcione? Eu tenho um tablet híbrido, tinha que escolher um dos dois quando instalava o Windows, apesar de usar os, inclusive simultaneamente? O Surface Pro, ao desligar o teclado e/ou rato ele deitava-me fora as aplicações metro que tinha abertas? E quem tivesse o desktop, queria experimentar uma aplicação Metro, não podia?

É por este tipo de separação artificial que surgem coisas com o Bluestacks. Porque é que há coisas que faço mais rápido no telefone do que no PC? Porque é que tenho de escolher quando posso ter o melhor de 2 mundos?

Tudo isso foge ao tópico que estou a discutir e em nenhuma dessas situações a Microsoft foi pioneira. Apenas se limitou a recuperar o atraso face á concorrência.
É verdade, mas mais vale tarde que nunca e quando não se é o market leader é sempre muito mais fácil inovar (veja-se o exemplo da Apple que, deu-lhes na bolha e mudaram de plataforma de CPU de PPC para x86).

O Windows 9 vai ter um UI muito mais próximo do Windows 7. Não vão mandar o Metro todo ao ar porque não necessitam mas acredita que vão fazer imensas mudanças e tenho sérias dúvidas que vás ver um Start Screen.
A minha previsão é que não, mas vamos esperar para ver. Eu aposto mais na continuação dos pequenos toques para unificar.


Boas!

Engraçado é que as falhas do W8 foram detectadas há quase 2 anos e meio na primeira versão pública do W8, algumas foram corrigidas ainda nas versões Beta, outras na versão 8.1, ao que parece outras serão corrigidas no Update 1, e, dependendo dos rumores, outras serão corrigidas na versão 9, mais de três anos depois.
Parece que a Microsoft está cheia de haters... :rolleyes:
PS:

Nem podem. Depois do investimento a criar o "OneWindows", retirar da principal plataforma da Microsoft a interface maravilha era dar tiros nos pés. Se bem que desta Microsoft espera-se tudo.

Um sistema operativo não é perfeito e leva correções com as atualizações... Portanto, na tua cabeça a Microsoft tem haters porque.. quer melhorar um produto que já lançou?:joker:

Eu espero é que no W9 as Ad-Hocs Wireless volte... No W8 não havia uma maneira prática de o fazer mas podiamos ligar à dos outros, no W8.1 nem consigo ver as Ad-Hocs criadas.

Dava me imenso jeito na universidade.

Gostava que mais pessoas levantassem estas broncas mais vezes, porque isto sim é VERGONHOSO num sistema operativo moderno não haver maneira fácil (já nem digo acessível por toque) de gerir as redes sem fios. Pior, do 8 para o 8.1 é que isto se perdeu. Porquê??
 
Última edição:
Boas!
Um sistema operativo não é perfeito e leva correções com as atualizações... Portanto, na tua cabeça a Microsoft tem haters porque.. quer melhorar um produto que já lançou?
Na tua cabeça é que existem "haters". A Microsoft ainda está a corrigir os problemas detectados há dois anos e meio pelos "haters". Das duas uma, ou na Microsft começaram a haver "haters" ou os "haters" sempre tiveram razão nas críticas que fizeram e a Microsoft acordou tarde para as críticas que lhe fizeram.
 
Traça-me lá o tue percurso mental entre: atualizações de um sofware trazerem melhorias -> isso é mau.

A afirmação é tua, só estou a tentar perceber. Se não tens lógica nem argumentos, não inventes.
 
Boas!
Traça-me lá o tue percurso mental entre: atualizações de um sofware trazerem melhorias -> isso é mau.
Onde é que foste buscar isso?
Falhas foram detectadas há anos nas versões Preview e têm vindo a ser resolvidas lentamente a cada nova versão. Desde a DP foram resolvidas: Navegação horizontal no StartScreen sem usar a barra horizontal, fechar apps arrastando-as para baixo, boot to desktop, StartScreen limpo de atalhos inúteis, resultados de pesquisa globais, botão para o StartScreen visível, fundo igual para Desktop e Start, diferentes tamanhos para os tiles, no Update 1 parece que virá um botão visível para desligar o sistema, e atalhos para apps na Taskbar ou para apps a correr, no W9 já se fala em apps a correr em janelas e opção de StartMenu.
E muito mais coisas que já nem me lembro, usar a DP foi mesmo uma experiência miserável.
Tudo muito lento a corrigir problemas detectados há muito tempo.
Por isso das duas uma, ou a Microsoft foi infiltrada por "haters" (como tu lhes chamas) ou a Microsoft finalmente percebeu o pastel que tinha nas mãos.
 
Não faço ideia do que falas, continuas a martelar a falar em correções e atualizações a um SO e de seguida falas de haters sem nexo nenhum. Para evitar mais offtopic, por mim fica por aqui a conversa, já que todos sabemos a tua posição quanto ao Windows 8.
 
Boas!

Onde é que foste buscar isso?
Falhas foram detectadas há anos nas versões Preview e têm vindo a ser resolvidas lentamente a cada nova versão. Desde a DP foram resolvidas: Navegação horizontal no StartScreen sem usar a barra horizontal, fechar apps arrastando-as para baixo, boot to desktop, StartScreen limpo de atalhos inúteis, resultados de pesquisa globais, botão para o StartScreen visível, fundo igual para Desktop e Start, diferentes tamanhos para os tiles, no Update 1 parece que virá um botão visível para desligar o sistema, e atalhos para apps na Taskbar ou para apps a correr, no W9 já se fala em apps a correr em janelas e opção de StartMenu.
E muito mais coisas que já nem me lembro, usar a DP foi mesmo uma experiência miserável.
Tudo muito lento a corrigir problemas detectados há muito tempo.
Por isso das duas uma, ou a Microsoft foi infiltrada por "haters" (como tu lhes chamas) ou a Microsoft finalmente percebeu o pastel que tinha nas mãos.

A Microsoft percebeu o pastel que tinha em mãos. Basta ver que o Steven Sinofsky, que foi o responsável pelo Windows 8 saiu da empresa pouco depois do lançamento deste e com muitos rumores de mau ambiente de muita gente com ele.
 
Não sabia que era uma correcção. Eu preferia apagar a tralha toda do que ir à procura dela como agora xD

"Finalmente" alguém com a mesma opinião que eu :D

Mesmo tendo em conta as desvantagens enumeradas pelo ímpar, preferia ter lá o aplicativo. Uma vez instalei uma App da Store e depois por um qualquer motivo não a experimentei. Só 1 semana depois é que me lembrei dela por acaso. Se aquilo me tivesse feito um atalho como no 8, tinha logo reparado nela.

Dizem que é correção, mas para mim esta representa a única coisa da qual não gostei no 8.1 quando comparado com o 8. Pelo menos nas Apps da Store deviam ter mantido igual uma vez que não há o risco de aparecer tralha.
 
Talvez só com as apps da Store. De qq forma, essa lacuna pode facilmente ser preenchida mudando a vista da página "All apps" para ordenado por data de instalação.
 
Boas!
A Microsoft percebeu o pastel que tinha em mãos.
Ah. Então não há "haters", há críticos do W8 que apontam várias falhas há anos e a Microsoft muito lentamente está a corrigi-las.
Concordo. Uma maneira de resolver isso era na notificação quando finaliza a instalação da app, ter um botão para fazer pin no startscreen.
Tipo o colocar "ícone do Desktop?" no final da instalação.
 
Boas!

Ah. Então não há "haters", há críticos do W8 que apontam várias falhas há anos e a Microsoft muito lentamente está a corrigi-las.

Tipo o colocar "ícone do Desktop?" no final da instalação.

Haver haters há. Mas os "haters" olham para qualquer coisa Windows e riem-se. Usam Linux ou MacOS e qualquer coisa Windows (seja 7 ou 8) é motivo de chacota. E em certo ponto percebo algumas das críticas que muitos deles fazem.
Agora críticas ao Windows 8 vêm de utilizadores do Windows e não de "haters". Uma atitude de desrespeito por parte da opinião destes utilizadores é que leva a que alguns se possam tornar haters e/ou deixem de gastar dinheiro em versões novas do Windows. Eu incluo-me nesse caso porque acho que a Microsoft não respeitou os seus utilizadores ao enfiar um UI e um OS a martelo misturado no Windows normal por razões puramente ideológicas em vez de criar um OS para tablets distinto do Windows para desktops/notebooks.

Porque o Windows 8 é como é por causa da "visão" da Microsoft de que tablets SÃO PCs como desktops e notebooks e que por isso devem usar a mesma versão do Windows que este e essa teoria foi provada como errada pela Apple e Android que trataram os tablets como produtos distintos e tiveram sucesso comercial com essa estratégia ao contrário da Microsoft.
 
Não foi essa a teoria da Microsoft. Foi muito pior. A teoria foi: o futuro é o touch e os outros que se lixem. O "desktop" é legacy vai desaparecer, era este o lema.

Agora a Microsoft parece estar a corrigir o tiro e a integrar os dois modos. E espero que um terceiro com comandos por voz sem prejudicar os outros.
É assim que deve ser o futuro.
 
Não foi essa a teoria da Microsoft. Foi muito pior. A teoria foi: o futuro é o touch e os outros que se lixem. O "desktop" é legacy vai desaparecer, era este o lema.

Agora a Microsoft parece estar a corrigir o tiro e a integrar os dois modos. E espero que um terceiro com comandos por voz sem prejudicar os outros.
É assim que deve ser o futuro.
concordo plenamente, ainda me lembro de ler declarações na minha opinião um pouco arrogantes por parte da Microsoft em que diziam que era o futuro e não havia volta a dar nem pensavam voltar a traz, isto enquanto um turbilhão de beta testers avisavam para o perigo que ai vinha. não se lembraram eles que o principal mercado do Windows é o tal "legacy desktop". Se o Windows 9 vier com opções de escolha entre ambientes desktop, tablet e seja la mais o que for logo que tudo funcione no seu próprio tema por mim tudo bem
 
Boas!

Windows 9 preview targeting a Q2 2015 release

The bigger question is what Windows 9 will bring to the table in terms of features. We would expect to see some integration of Cortana and naturally the Start menu will be present too. Expect the Modern UI to get updated as well but the degree of those changes are not clearly known at this time.

There is also the idea that Microsoft knows that the Windows 8 name has a tarnished reputation thanks to the less than optimal user experience at launch. Microsoft has worked quickly to backtrack a bit on some of the decisions of Windows 8 but they know the easiest fix to a bad brand name for Windows 8 is to launch Windows 9.

http://www.neowin.net/news/windows-9-preview-targeting-a-q2-2015-release
 
Boas!

Windows Threshold kernel looks to jump to 6.4, latest build is 9788

We have already uncovered that the modern UI will be disabled by default for desktop users and that on small mobile devices, namely tablets and phones, the desktop will disabled. In addition, modern apps will now be windowed on the desktop and that the start menu will be making a return too, so a bump to 6.4 seems warranted.

http://www.neowin.net/news/windows-threshold-kernel-looks-to-jump-to-64-latest-build-is-6788
 
Back
Topo