Tópico oficial da rede 5G da Meo

O que ele não disse mas que deve também ser relevante é a mama das rendas do roaming dos turistas vai descer a pique nos próximos tempos e como tal menos receita a entrar para pagar o investimento do 5G...
 
Continua a novela 5G! Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

Antes da pandemia:
"Vamos meter o Governo em tribunal por causa do atraso do 5G"
"Precisamos urgentemente do 5G porque as frequências atuais estão saturadas"
"Estamos a perder uma pipa de massa pelo atraso do 5G"
"É uma vergonha: estamos na cauda da Europa"

Depois da pandemia:
“Significa que as redes que existem hoje para os portugueses são mais do que suficientes para aquilo que é o plano de transição digital definido pelo Governo”, rematou o líder da dona da Meo.
 
A rede só foi suficiente para a utilização dos portugueses porque existem limites de tráfego.
Enquanto o 4G não tiver tráfego ilimitado está provado que não é suficiente.
Além de que, com as pessoas em casa muito do tráfego que seria feito em redes móveis foi deslocado para as redes fixas.
Entretanto, a 20km da capital de distrito, no litoral, nem fibra ótica nem cobertura 4G tenho em casa, apesar de estar a 500m da A1.
A MEO colocou uma antena 4G direcional alinhada para cada sentido da A1 e que estiver ao lado fica com EDGE e HSDPA.
Resta ADSL em linhas oxidadas que não passa de 3Mbps/768kbps.
 
Última edição:
Continua a novela 5G! Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

Antes da pandemia:
"Vamos meter o Governo em tribunal por causa do atraso do 5G"
"Precisamos urgentemente do 5G porque as frequências atuais estão saturadas"
"Estamos a perder uma pipa de massa pelo atraso do 5G"
"É uma vergonha: estamos na cauda da Europa"

Depois da pandemia:
“Significa que as redes que existem hoje para os portugueses são mais do que suficientes para aquilo que é o plano de transição digital definido pelo Governo”, rematou o líder da dona da Meo.

Em parte tinham razão.. Com o aumento dos turistas as redes ficavam saturadas... eu aqui na cidade de Pombal, quando eram as festas a NOS e a MEO apagavam.. a vodafone tinha rede mas 1/2Mbps... fora das festas tinha 60/70Mbps de rede móvel com a vdf e 20/30 com a MEO... fora do verão tenho 80/90Mbps com a meo e 200Mbps com a vodafone... nas aldeias onde regressam mais emigrantes a velocidade das redes caíam a pique... Na aldeia dos meus pais de 40/50Mbps ficavamos com 5/10Mbps.. Na zona dos meus sogros, Castanheira de pêra, ficavamos com quebras de chamadas e rede móvel da Meo com Kbps... Agora sem emigrantes e turistas a rede dá sem problemas...
 
O 5G vai permitir chamadas por defeito em 5G, com melhor qualidade de som ou podemos ter cenários (principalmente com os operadores cá em Portugal) onde alguém está ligado a 5G faz/recebe uma chamada e passa para 3G?

Parece que o 4G vai durar muitos e bons anos
 
O 5G vai permitir chamadas por defeito em 5G, com melhor qualidade de som ou podemos ter cenários (principalmente com os operadores cá em Portugal) onde alguém está ligado a 5G faz/recebe uma chamada e passa para 3G?

Parece que o 4G vai durar muitos e bons anos

Cá em PT a vdf tem o VoLTE e as chamadas de voz nao passa para 3G... na Meo enquanto eles não tiverem VoLTE nem chamadas em 4G fazem...

Por isso, com o 5G a vodafone vai poder fazer chamadas sem descer para 4G/3G, mas na MEO não.. vais ter 5G mas ao receberes chamada vai para o 3G..

“To enable service provider voice calls on 5G smartphones, the network infrastructure used for VoLTE today will also be used to enable 5G voice calls.”
 
A rede só foi suficiente para a utilização dos portugueses porque existem limites de tráfego.
Enquanto o 4G não tiver tráfego ilimitado está provado que não é suficiente.
Além de que, com as pessoas em casa muito do tráfego que seria feito em redes móveis foi deslocado para as redes fixas.
Entretanto, a 20km da capital de distrito, no litoral, nem fibra ótica nem cobertura 4G tenho em casa, apesar de estar a 500m da A1.
A MEO colocou uma antena 4G direcional alinhada para cada sentido da A1 e que estiver ao lado fica com EDGE e HSDPA.
Resta ADSL em linhas oxidadas que não passa de 3Mbps/768kbps.

A MEO tinha dezenas de estações sem 4G ao longo da A1, com o refarming do 2100 no final do ano passado passaram a ter L21, só que o L21 tem uma cobertura muito limitada.
Qual é a zona da A1 em que estás? Ainda ontem passei na A1 e fiz um log com o telemóvel.
 
isto é tudo balelas, o sector das comunicações geram milhares de €€€€ ao segundo, e no entanto andam-se sempre a chorar quando tem de fazer alguma coisa é muito dinheiro.

sabe-se bem que anda tudo ao mesmo, querem é que alguém forneça fundos de investimento para eles fazerem o trabalho e lucrarem ainda mais e não o inverso.

agora a culpa é da pandemia, já antes da pandemia a conversa era mesma, e não havia pandemia para dar como desculpa.
 
Cá em PT a vdf tem o VoLTE e as chamadas de voz nao passa para 3G... na Meo enquanto eles não tiverem VoLTE nem chamadas em 4G fazem...

Por isso, com o 5G a vodafone vai poder fazer chamadas sem descer para 4G/3G, mas na MEO não.. vais ter 5G mas ao receberes chamada vai para o 3G..

“To enable service provider voice calls on 5G smartphones, the network infrastructure used for VoLTE today will also be used to enable 5G voice calls.”
Mas o VoLTE não é só entre clientes Vodafone com a tecnologia activa? Uma chamada Vodafone para a MEO ou Nos será por 3G/2G.

De qualquer das formas, quanto mais oico/leio do 5G mais fico desiludido.
 
Quem não chora não mama! Querem dinheiro. Querem o estado a pagar.

Em 2019 dizia estar prontos e culpavam o governo pelo atraso na calendarização, depois era o espectro, depois era o leilão, depois eram os preços. Já vimos este filme.
 
Mas o VoLTE não é só entre clientes Vodafone com a tecnologia activa? Uma chamada Vodafone para a MEO ou Nos será por 3G/2G.

De qualquer das formas, quanto mais oico/leio do 5G mais fico desiludido.

Mas isso é um problema que a MEO tem de resolver, criar o VoLTE, até a NOS já está a activar o VoLTE desde Abril... Nada impede por exemplo a Vdf de acabar o 3G por exemplo... já a MEO não o pode fazer...

Depende do que lês... o 5G para mim vai trazer vantagens em zonas rurais... Mais velocidade, mais clientes pendurados em cada antena.. e nas cidades tem a vantagem de poder ter mais pessoas penduradas por cada antena... agora para mim nao me diz nada ter 1000Mbps num Smartphone/Tablet, para outros pode ser uma mais valia... Para mim vai ter a grande vantagem de poder ter mais clientes pendurados...

Posso dizer-te que na zona dos meus sogros, quando na Páscoa, Verão, Natal a antena fica de tal forma saturada que por vezes nem liga a Banda Larga móvel.
 
Back
Topo