• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

Excelente. Estou a planear a montagem de um PC exactamente com essa caixa mas com um NH-U14.

As temperaturas do CPU, tudo ok?

Temps ótimas! ainda não testei com OC, só com as definições default de boost do cpu mas como está no prime95 mal se ouve a ventoinha do Noctua..

depois quando tiver mais tempo posto mais resultados!
 
Sabem se há algum monoblock para motherboards mini itx? Não consigo encontrar nada.

Ando aqui a planear a minha próxima build para quando forem lançadas as RTX 30x0 e gostava de fazer um loop com radiador de 240/280 + GPU + CPU watercooled.

Infelizmente também não encontro nenhuma caixa que me agrade com suporte para radiadores de 280mm.
 
Estou na dúvida entre a Eisbaer LT ou a DC-LT 2600 + reservatório 40 DC-LT.

Ainda estou a estudar o assunto e não vai ser fácil arranjar a FormD T1, supostamente o mesmo tipo que desenhou essa vai desenhar a FormD P1, com suporte para 280mm AIO...
 
Boas,

Aqui fica a partilha do meu mais recente sistema.

Chassis: Streacom Fc9 Alpha (plus ht4 thermal riser)
Motherboard: Asrock B550 Phantom Gaming ITX/ax
CPU: AM4 Ryzen 7 3700X 3,6 GHz 65W
Memory: 32GB Kit Corsair Vengeance LPX DDR4-3200 DIMM CL16
SSD1: SAMSUNG - SSD 970 EVO PLUS 500Gb
SSD2: WD Blue SN550 1T
GPU: ASUS - GeForce GTX 1650 Low Profile OC edition 4GB GDDR5
PSU: Streacom ZF240

img_0786-1-jpg.664

img_0788-1-jpg.665

img_0787-1-jpg.666

temp-png.667


Cump
WP
 
Boas,

Aqui fica a partilha do meu mais recente sistema.

Chassis: Streacom Fc9 Alpha (plus ht4 thermal riser)
Motherboard: Asrock B550 Phantom Gaming ITX/ax
CPU: AM4 Ryzen 7 3700X 3,6 GHz 65W
Memory: 32GB Kit Corsair Vengeance LPX DDR4-3200 DIMM CL16
SSD1: SAMSUNG - SSD 970 EVO PLUS 500Gb
SSD2: WD Blue SN550 1T
GPU: ASUS - GeForce GTX 1650 Low Profile OC edition 4GB GDDR5
PSU: Streacom ZF240

img_0786-1-jpg.664

img_0788-1-jpg.665

img_0787-1-jpg.666

temp-png.667


Cump
WP
Este sistema é super compacto, super potente e certamente supersilencioso! Só é pena que a arrumação interna seja algo messy :P esse valor de temperatura é a puxar pelo bicho já ou em idle?

Parabéns pela aquisição :clap:
 
Este sistema é super compacto, super potente e certamente supersilencioso! Só é pena que a arrumação interna seja algo messy :P esse valor de temperatura é a puxar pelo bicho já ou em idle?

Parabéns pela aquisição :clap:

Oi Primal Fear,

Sim, é completamente silencioso na utilização normal. A GPU só arranca com as ventoinhas nos jogos e mesmo quando o faz quase não se ouve.

A arrumação ficou um pouco melhor antes do fecho da tampa, mas como não está visível, confesso que não me empenhei muito com o tema.

Relativamente às temperaturas... A puxar pelo bicho isto atingiu temperaturas máximas (pico) de:

CPU: (Max) 93º (Com gestão dinâmica da placa em modo performance e quando levado a mais de 4200 MHz)
Board: 61º
GPU: 87º
SSD 970 Evo: 83º
SSD WD: 73º

Os M2 são autênticas torradeiras... :)

Mas por norma em utilização normal (sem jogo) e no modo power saving as temperaturas não ultrapassam muito:

CPU: (Max) 60º (Com gestão dinâmica da placa em modo power saving e com uma velocidade média 2200 MHz)
Board: 55º
GPU: 55º
SSD 970 Evo: 75º
SSD WD: 65º

Relativamente a consumo instantâneo... ainda não consegui ultrapassar os 145W

Muito fixe. Onde arranjaste a fonte?

Mandei vir da Alemanha.

Cump
WP
 
Oi Primal Fear,


Relativamente às temperaturas... A puxar pelo bicho isto atingiu temperaturas máximas (pico) de:

CPU: (Max) 93º (Com gestão dinâmica da placa em modo performance e quando levado a mais de 4200 MHz)
Board: 61º
GPU: 87º
SSD 970 Evo: 83º
SSD WD: 73º

Os M2 são autênticas torradeiras... :)

Pois... isso a jogar fica uma pequena frigideira --> dá para botar um bacon e uns ovos em cima :)
Ainda bem que tenho esse feedback porque apesar de ser lógico os M2 aqueçam mais, nunca me tinha lembrado disso!
Felizmente o meu SSD já era 2.5. Poxa um ssd ir quase a 90º...isso deve reduzir a vida útil do hardware :whistle:
 
pois essas temps não são mt saudaveis a longo prazo de facto!!

visto essa caixa ser no fundo um enorme heatsink talvez com uma ventoinha de chão a bombar ar para ela é capaz de reduzir drasticamente as temperaturas :D
 
Pois... isso a jogar fica uma pequena frigideira --> dá para botar um bacon e uns ovos em cima :)
Ainda bem que tenho esse feedback porque apesar de ser lógico os M2 aqueçam mais, nunca me tinha lembrado disso!
Felizmente o meu SSD já era 2.5. Poxa um ssd ir quase a 90º...isso deve reduzir a vida útil do hardware :whistle:

lool

Sim, é verdade, embora a caixa não atinja essas temperaturas. Ainda não li, mas pelo toque, não acredito que os dissipadores da caixa passem dos 60º

Quanto aos M2 existe muita conversa na net sobre este tema das temperaturas...Os Samsung são efetivamente mais quentes.

Há quem afirme que não é defeito mas feitio. Também já li que ao contrário do que se pensa, é mais prejudicial a utilização destes componentes com temperaturas abaixo dos 45º do que com temperaturas médias de 75º (será? não faço ideia).

Com a evolução da tecnologia e dos componentes, estes, muito provavelmente, serão substituídos antes do final da sua vida útil.

Hoje em dia muitos dos componentes tem proteções térmicas. Quando atingem determinadas temperaturas o seu desempenho é reduzido para que a temperatura baixe.

Para mim que valorizo o silêncio, estou mesmo muito satisfeito com o sistema.

Uma nota especial para a qualidade de construção da caixa e para o serviço ao cliente do fabricante. 5 estrelas!

Cump
WP
 
Só não gostei do esparguete
Mesmo que fique escondido/tapado...eu prefiro ter os cabos muito bem arrumados...não só pela parte estética da coisa
 
Não há muito mais que possa fazer de arrumação, quanto muito prender tudo pelas bordas. O que está mesmo mal é o cabo do EPS a passar por cima das memórias e parece que tem comprimento suficiente para dar a volta, passando por baixo do cabo ATX.

A fonte não é modular, os cabos estão com as cores padrão e não "pretos ou as listras" e a caixa parece não ter backtray para esconder tudo.

Mesmo se fosse modular ia retirar só aquele cabo de periféricos extras, não ia fazer diferença.

Se a caixa não tem lateral transparente, também é igual ao litro.

Mas estas temps são muito altas, eu metia fans noctua ou bequiet internas para circular o ar e regular para ficar muito silencioso em idle e algo mais agressivo em load.

Alem disso, explora um undervolt no CPU e na gráfica.
 
Sim, as temperaturas são altas, mas o conceito da caixa é precisamente zero ruído com zero ventoinhas.
Claro que isso acarrecta limitações. O user parece-me que está perfeitamente ciente das mesmas.

O NVME por exemplo, sem airflow, aquece imenso. Bastaria haver o mínimo de airflow para a realidade ser outra, mas a caixa é o que é.

Pessoalmente nunca iria para uma solução destas. Preferia uma caixa bem pensada com ventoinhas de excelente qualidade a baixíssimos RPM (práticamente zero ruído).
Mas reconheço que o conceito é muito interessante e a caixa é visualmente suberba.
 
@warpower, tb valorizo o silêncio mas tb concordo com o @erdnagama! Acho que há soluções de baixíssimo ruído e com um performance muito aceitável de dissipação térmica. Eu adquiri um sistema há poucos dias com 4 fans (3 de 140mm e uma de 200mm) mais um cooler noctua NH-U12S Chromax Black e uma gráfica low profile com um twin frozr da msi e o sistema é praticamente inaudível! Só se chegares lá muito perto ou no silêncio da noite! De qq forma é o som de uma brisa constante.. Nada incomodativo.
 
Alem disso, explora um undervolt no CPU e na gráfica.

Boas JPgod,

A própria placa já tem um sistema de controlo de temperatura muito razoável. Como disse no meu post, isto no dia à dia, em power save mode, as temperaturas máximas do CPU e da board não ultrapassam os 45º~55º (o que é muito aceitável para este AMD com recurso a arrefecimento passívo). A GPU anda ali sempre nos 53º e as fans nem arrancam.

Sim, as temperaturas são altas, mas o conceito da caixa é precisamente zero ruído com zero ventoinhas.
Claro que isso acarrecta limitações. O user parece-me que está perfeitamente ciente das mesmas.

Nem mais.

Eu sempre tive este propósito de fazer um sistema com ruído zero. Em 90% do tempo o ruído é zero e a performance muito satisfatória.

Tenho outro sistema já com outra filosofia (water cooling e fans de baixa rotação), mas estou encantado com este. Para mim chega e não me dá dores de cabeça :)

Obr
WP
 
Também sempre gostei da ideia dessas caixas da Streacom completamente passivas. Acho que são uma excelente ideia para um sistema low power, por isso pessoalmente nunca colocaria um 3700X numa. Um ventoinha só, até a rotações relativamente baixas se calhar fazia uma grande diferença a nível de temperaturas e nem a ouvirias. Se bem que a caixa não parece ter quase airflow nenhum para intake ou exhaust.

De qualquer maneira, como já dizeram acima, se estás satisfeito com essas temperaturas e tens noção das limitações de performance que poderás ter, penso que não haverá mal nenhum mesmo a long-term.

Quanto ao SSD como está a nível de performance a essas temperaturas? Não perdes muita velocidade?

E o resto dos componentes, como estão a nível de performance, para além das temperaturas que mencionas-te?
 
Pois, o conceito lá está, é 100% fanless, mas uma coisa que ocorre quando se vai para isso é começar a ouvir o coil whine...

Claro que eu preferia uma solução semi fanless, em idle/power saver tudo desligado, mas teria fans que arrancavam a partir de certa temperaturas.

Não sei qual é a necessidade do user, mas futuramente investigava usar uma Renoir (4700G) e tirar a gráfica, embora a performance em jogos será inferior.

Do resto é um sistema que penso não ser pensado em usar sempre a puxar. Mas agora no verão as coisa não são ideais também.

Se puderes, testar com a caixa aberta.
 
Última edição:
Sim, concordo. Nem tinha pensado no aspeto do coil whine.

Estou apenas a pensar se a escolha dos componentes serão a escolha mais certa e se a performance que poderá estar a perder não justificaria mais usar outros. Isto caso esteja a perder performance. Sem saber estou apenas a especular.

Assim à primeira vista, se calhar usava outro SSD ou, dependendo da performance, até outro CPU. Mas é como dizes, seria preciso também saber a necessidade dele. Pode querer mais cores e nesse caso não há muita mais escolha para além do 3700X.

Parece ser uma boa máquina de qualquer maneira. Mas gostava de ver uns testes a correr na máquina.
 
@warpower
Escolha ousada :)
Metendo a colher na discussão, é certo que a caixa é usada como cooler já que os heatpipes do cooler do processador ficam em contacto com a mesma mas o sistema tem duas ventoinhas. Ajudando à especulação não sei se este SSD com este cooler, a marca tem mais, não seria preferível. Não estou a comparar preços nem capacidades porque ao escolheres um sistema passivo o preço não foi o fator principal.
E neste sistema tens efetivamente duas ventoinhas na gráfica. Elas não funcionam sempre de certeza mas como já disseram sistemas com uma ventoinha maior a baixissima rotação é mesmo muito difícil de ouvir e o apelo é grande. E eu devo dizer que não sou apologista de sistema de watercooling precisamente pelo barulho mas não iria para essa discussão agora.
 
Back
Topo