Touchpad não funciona - Asus N61Jv w10

Heavymach666

Power Member
Modelo: Asus N61Jv
Disco: Samsung Evo 850 250g
SO: w10, Atualização gratuita a partir do w7
Resumo: Touchpad e botões não funcionam após desmontagem e troca de discos, flats, ram, desinstalação e instalação de drivers no gestor de dispositivos.

Boa tarde,

Recentemente tive um problema no meu portátil em que ao carregar no botão Power ele ligava as luzes mas não dava sinal e passados alguns segundos desligava-se. Com alguma insistência lá ligava. Tentei alguns métodos recomendados na internet, como desligar do transformador e carregar no botão power durante alguns segundos para dissipar a energia, etc.

Acontece que para tentar resolver o problema desmontei o portátil todo, acabei por descobrir alguns flats estragados e substituí. Durante este processo tive problemas com o touchpad e os botões, que julgava serem devido ao cabo estar partido em uma ou duas pistas. Acontece que não... comprei um flat, testei-o com um multímetro, passava corrente em todas as pistas, era o flat certo.

Entretanto pensei usar um rato, que por falta de uso acabei por descobrir também que está avariado (a pilha vazou ácido e deve ter afetado alguma coisa. há reconhecimento de movimento no sensor do rato wireless, mas a pen que liga ao portátil deve ter ficado inutilizada). Experimentei em todas as portas, acabei por usar mais 2 ratos, e fiquei com várias instalações nas portas usb. Queria desinstala-las no gestor de dispositivos e julgo ter desinstalado o touchpad.

Agora o touch aparece-me como um dispositivo oculto (presumo que nem seja reconhecido pelo SO) e não consigo de forma alguma instalá-lo. Já tive um problema com as Hotkeys, mas mesmo com drivers desatualizados (do w7) elas funcionavam depois de instaladas, o interface é que podia não ser igual.

Já aconteceu com alguém? Há alguma cronologia para eu fazer a instalação corretamente ou despistar se é um problema de drivers, ou do próprio hardware?
 
Última edição:
No gestor de dispositivos, em Rato e outros dispositivos apontadores, tem a informação do touchpad mas diz que não está presente

"Elan PS/2 Port Smart-Pad"

Ao fazer duplo clique, na localização diz:
"Ligado à porta PS/2 do rato"

e em Estado do dispositivo diz:
"Este dispositivo não está presente, não está a funcionar corretamente ou não tem todos os controladores instalados. (Código 24)"

alguém?
 
Ao desmontar o portátil mais uma vez reparei nestes dois pontos escuros. Os botões também não funcionam, sera que é circuito queimado?
Fy90lF.jpg
 
Pela imagem, diria que sim.
Mas esses sítios mais escuros, não existem qualquer tipo de elementos eléctricos. Apenas linhas....

Talvez devas procurar ajuda especializada numa boa loja de informática, se se justificar o preço para ti.
 
Pela imagem, diria que sim.
Mas esses sítios mais escuros, não existem qualquer tipo de elementos eléctricos. Apenas linhas....

Talvez devas procurar ajuda especializada numa boa loja de informática, se se justificar o preço para ti.

Se sim foi muito azar, já que fiz a descarga de estática sempre que mexi nos componentes elétricos :/ vou partir então para as opções mais definitivas como formatar o disco e ver se se trata mesmo de problema de drivers/software ou hardware. mexi em muita coisa ao mesmo tempo, como drivers, desligar o touchad no teclado, retirei ram, disco, processador... ou então já estaria relacionado com o problema anterior onde ao ligar ele apenas ligava as luzes de power, e passados alguns segundos desligava-se, parecia haver um corte/perda de energia.

Curiosamente tudo isto aconteceu após tentar fazer uma recuperação de um ficheiro que apaguei sem querer, num disco SSD
 
Back
Topo