trabalho de modelação 3D

monkeypuke

Power Member
Boas.
Eu tenho de fazer um trabalho sobre modelação tridimensional.
Já está praticamente feito mas, tenho uma pequena duvida.
Na wikipédia (sim, eu sei que não é o local com a informação mais fiável) encontrei um artigo que dizia que os modelos se podiam dividir em dois tipos: modelos do tipo sólido e modelos do tipo shell/boundary (concha/limite). Já pesquisei sobre isto e já li imensos artigos mas não consigo diferenciar os dois. Podiam tentar dar-me uma explicação melhorzinha?
Cumpz
 
Penso que será a "casca" do objecto.
Sim eu entendo os do tipo shell/boundary.
O que me confunde um pouco são os solid. Sim, representam o volume. Mas onde está a diferença? Não está no que se "vê" por fora por em ambos os casos vemos apenas a "casca". Está na forma como são construídos, talvez?
 
Em termos visuais existe uma única diferença entre os Sólidos e as Superfícies (podendo ou não existir essa diferença).

Uma peça só é considerada Sólida por um determinado Software quando as suas faces (Superfícies) estão unidas sobre uma determinada tolerância, por exemplo um Cubo "fechado" em que as suas faces estão unidas sobre uma tolerância de 0.025mm.

Uma peça não é considerada Sólida por um determinado Software quando as suas faces (Superfícies) não estão unidas sobre uma determinada tolerância ou simplesmente não está "fechada" ou existe falta de faces (Superfícies) que não permitem o "fechar" da peça em Sólido, por exemplo um Cubo com 5 Superfícies ou 5 Faces. Nota que o Cubo tem de ter 6 faces.

Em termos visuais podemos ter um Cubo com 6 Superfícies sólido ou não e um Cubo com 5 Superfícies em que não pode ser Sólido, isto é, no 1º caso terás um Cubo Sólido ou não e no 2º caso um Cubo em que se encontra aberto devido á falta de uma face.

Em termos de funcionalidade existe uma grande diferença entre os Sólidos e as Superfícies, a principal, na minha opinião, é o facto de não poderes calcular o volume de uma peça em Superfícies quando esta não obdece a regras de "fecho".
- Fechar a peça dentro de uma tolerância de forma a que o Software reconheça esse conjunto de superfícies como Sólido.

E a outra grande diferença é os comandos dentro do Software que executão determinadas funções especificas para uma peça Sólida ou para uma peça em Superfícies. O calculo do Volume é um desses comandos, a sua utilização só é possível em peças Sólidas.
 
Back
Topo