trafego

ztres

Power Member
se estiverem a "navegar" na net durante o dia, 5/6h, navegando por foruns com imagens, sites de fotografia, etc. sem fazer downloads. têm noção do tráfego que gastam????
 
Uhh nao. Não tenho noção, nem tenho grande interesse em ter, calculo que nao ultrapassarei o meu limite de tráfego (40gb) só vendo sites :)

Mas ver qualquer página web É fazer um download.
 
Depende dos dias... Já cheguei muito facilmente aos 2GB... Desde que tenho a proxy em casa que poupo muito trafego e em certos sites a que acedo mais tenho acesso mais rápido pq não preciso de fazer o download de certas partes estáticas.
 
Chegas facilmente ao 1 Giga só a ver sites com bastantes imagens, digo isto por experiencia propria, só a ver imagens no deviantart.com quase todos os dias chegava mt facilmente ao 1GB mensal.
 
Sumerset disse:
Depende dos dias... Já cheguei muito facilmente aos 2GB... Desde que tenho a proxy em casa que poupo muito trafego e em certos sites a que acedo mais tenho acesso mais rápido pq não preciso de fazer o download de certas partes estáticas.

Proxy em casa? Explica isso sff
 
Gastar um Giga por dia em Websites é Obra "falo por mim" , nem com Hi5's.

Gastar 1 Giga Por mÊs, é o pao nosso de cada dia, ha uns anos atrás quando tinha netcabo, chegava a dia 5 e desligava a net "basicamente", usava só P2P Tuga e mais nada.


Cya
 
SwimmerBoy disse:
Proxy em casa? Explica isso sff



É simples.

Toma o exemplo do Hi5. Sempre que entras tens que fazer download das fotos que estão no teu profile. Depois se clicas em alguem teu amigo fazes download dessas fotos sem que tenhas feito algo que te interesse realmente e sem falar na questão dos gifs e jpgs que estão à volta do conteudo da pagina a faze-la "bonita".

Se muitiplicares por 10 que é um padrão tipico para quem mexe no hi5 já ves bastante trafego a passar de um lado para o outro e em pouco tempo.

Com uma proxy em tua casa fazes aquilo que o teu ISP faz para reduzir comsumo de trafegos. Ao fazeres o download de uma imagem quando voltares a pedir a mesma imagem numa certa pagina a tua proxy vai ver se ela ja existe no disco local. Se existir e não tiver sido feita qualquer alteração envia-a sem fazer qualquer download da net com a excepção da verificação de igualdade da copia local com o original remoto. Se fores alguem que visita muito o hi5 poupas toneladas de trafego.

Eu nem sou muito de hi5 sou mais de sites tipo tomshardware, anandtech e outros... em que se comsome bastante trafego... é claro que depois tb vejo filmes + q 1 vez e é nisso que poupo bastante trafego pq a proxy aplica-se a tudo... Mas cuidado uma proxy mal configurada só dá problemas.
 
Muito interessante... Fazes ideia de onde posso ler uma pouco mais sobre isso? Tipo tutoriais para montar uma cena dessas... Usas linux? Não queres tu fazer um tutorialzito com isso :D Era mm de valor!!
 
Sinceramente não me apetecia muito tar a fazer disso até porque já existem guias muito bons...

Tens 2 abordagens. Ou instalas uma distro de Linux ou FreeBSD que te faça o trabalho de filtrar todos os pacotes (firewall) e que tenha capacidades de DHCPserver e proxy ao estilo de uma gateway, que já esteja completamente compilada e seja apenas de cliclar e instalar ou então caso queiras algo apenas para o teu pc pessoal tens que ter um programa local.

Caso tenhas seguido o 2 caminho para sistemas *NIX e FreeBSD tens o Squid que é sem duvida o programa para criar proxys mais conhecido http://www.squid-cache.org/ no site encontras tuturiais muito bons de como instalar e configurar correctamente a proxy para todos os fins.

Para sistemas Windows sei que existem programas mas sinceramente quais não sei. Sou mais um utilizador que escolheu a abordagem do tipo criar uma gateway.


Para quem escolhe criar uma gateway tem distribuições muito especificas como o IPcop, Smoothwall, Coyote linux ou Wolverine linux (uma destas dá para utilizar a partir de uma disquete sem disco) e mais todas com Proxy. Se não me engano as versões IPcop e Smoothwall têm proxys do tipo squid o que dá para logo a seguir a intalarem pegarem nos tuturiais do site do squid e configurarem como querem.

Sem dúvida que eu recomendaria uma solução do tipo 1 visto que dá para estruturar uma rede, protege-la eficazmente e controlar os recursos da mesma.
 
Depende do que entendem como navegação normal ... eu numa "navegação normal" faço uns 200/300MB instantaneos por dia ... + uns 5/10GB de downloads agendados para sacar na proxima HH (prefiro deixar o sacanço para qd não tiver a usar a net).

Isto para quem vê "diáriamente" forusn tipo deviant'art e afins é lixado. :P
 
Sumerset disse:
Sinceramente não me apetecia muito tar a fazer disso até porque já existem guias muito bons...

Tens 2 abordagens. Ou instalas uma distro de Linux ou FreeBSD que te faça o trabalho de filtrar todos os pacotes (firewall) e que tenha capacidades de DHCPserver e proxy ao estilo de uma gateway, que já esteja completamente compilada e seja apenas de cliclar e instalar ou então caso queiras algo apenas para o teu pc pessoal tens que ter um programa local.

Caso tenhas seguido o 2 caminho para sistemas *NIX e FreeBSD tens o Squid que é sem duvida o programa para criar proxys mais conhecido http://www.squid-cache.org/ no site encontras tuturiais muito bons de como instalar e configurar correctamente a proxy para todos os fins.

Para sistemas Windows sei que existem programas mas sinceramente quais não sei. Sou mais um utilizador que escolheu a abordagem do tipo criar uma gateway.


Para quem escolhe criar uma gateway tem distribuições muito especificas como o IPcop, Smoothwall, Coyote linux ou Wolverine linux (uma destas dá para utilizar a partir de uma disquete sem disco) e mais todas com Proxy. Se não me engano as versões IPcop e Smoothwall têm proxys do tipo squid o que dá para logo a seguir a intalarem pegarem nos tuturiais do site do squid e configurarem como querem.

Sem dúvida que eu recomendaria uma solução do tipo 1 visto que dá para estruturar uma rede, protege-la eficazmente e controlar os recursos da mesma.

Se existirem programas em windows, era porreiro ter disso uma vez que uso bastante mais windows que linux (tou ainda em fase exploratória)...

Será que podias indicar sites que aches bons para a implementação disso?

[[]]
 
A cache do browser serviria para isso no entanto não faz as mesmas coisas que a proxy! Perguntem aos ISPs quanto é que poupam com proxys transparentes em tráfego todos os meses...

Além disso as proxys permitem outras coisas como passar por cima de certos scripts java, flash, etc... A unica coisa que não dá para passar por cima são os servidores de stream da Apple. Infelizmente...

Como eu já disse eu não conheço nenhum programa de windows mas vou tentar descobrir e coloco aqui. No entanto para quem quiser ter uma solução mais completa é fazer o que já disse, instala a versão Linux ou uma distro especializada.

É de lembrar que quem mais tira beneficios das proxys são as pessoas que têm hábitos muito regulares como por exemplo ver o email todos os dias usando o site do ISP, ver as noticias no mesmo site, etc... Embora se possa configurar a proxy para guardar ficheiros de qualquer tamanho (apenas depende do disco do PC onde está instalada) o beneficio que se tira de estar a guardar ficheiros que não sejam relacionados com HTTP é muito pequeno embora em alguns casos possa compensar.

Por exemplo, caso estejam frequentemente a fazer o download de ficheiros relativos a uma distribuição de linux é possivel configurar a proxy para guardar a imagem no disco para quando alguem tentar fazer o download da imagem a mesma seja descarregada da proxy e não da internet directamente (caso não existam mudanças na imagem). É também possivel configurar a proxy para actualizar o seu conteudo numa altura de HH. Muitas possibilidades estão disponiveis basta ler tuturiais e modos de configuração e ficheiros de configuração que estão disponiveis na net.

Quem quiser testar beneficios de uma proxy no seu trafego aconselho a esperar pelo fim do mês para fazer a activação da proxy.
 
Back
Topo