Transferência de ficheiros lenta em rede wireless

rjbsilva

Power Member
Boas,

Precisava aqui de uma ajuda de entendidos em redes. Tenho lá em casa um router SpeedTouch580 (wireless) ligado à net e dois PCs (um desktop e um portátil) ligados ambos por wireless ao router. A minha ligação internet é de 4Mb e qualquer um dos PCs em downloads e uploads atingem boas velocidades.

Tenho depois um workgroup criado (através dos wizards do xp), para partilhar ficheiros entre os dois PCs. Só que aqui as velocidades de transferência entre eles são extremamente baixas. De tal forma que é mais rápido ir buscar determinado ficheiro à net do que transferir entre eles. Ambos os computadores apanham bem a rede e esta aparece no máximo. Tanto que a fazer downloads da net estes são bastante rápidos. O problema é apenas na transferência interna de ficheiros, entre os dois computadores, que é o mais estranho.

Sinceramente não consigo perceber o que se está a passar. Ontem estive a a fazer pings entre os dois (3ms de média) e tracert de um para o outro para tentar perceber se o router não me estava a espetar o tráfego interno na net ou algo do género, mas não.

É alguma limitação da rede wireless? Será a forma como a rede está montada no windows? Alguma solução para melhorar? Ou será mesmo limitação do equipamento e preciso de um melhor? Já me falaram que preciso de um AP mas não percebo o que isso significa.

Obrigado

RS
 
Define extremamente baixa? Uns testes cronometrados por ex.

Compreendo. Posso tentar mas é de facto muito lento. A prova está por exemplo no que dizia. Imagina que tirei um ficheiro de 50Mb da net e que quero passá-lo depois para o outro PC (isto chegou-me a acontecer). Depois de estar uns bons 10min a ver que aquilo practicamente não avançava decidi ir no 2º PC ao mesmo site sacar o ficheiro e em poucos minutos estava feito.

Ou seja, preciso mesmo de ajuda para perceber o que se passa. Já actualizei os drivers, etc. Haverá alguma ferramenta de diagnóstico que ajude a perceber o que se passa? Se alguém me indicar o que fazer, eu faço para tentar-se perceber o problema.

Já agora, não sei se isto poderá estar relacionado, mas no desktop (que tem um receptor linksys externo) leva sempre muito tempo a detectar a minha rede. Mas por exemplo a rede do vizinho detecta logo que o ligo. Só a minha é que leva tempo. Mas o portátil detecta-a assim que o ligo, sem problemas.
 
Bem, andei a investigar um pouco pela net e parece que há mais pessoal a queixar-se do mesmo com este tipo de router.

Alguém por aqui tem o Speedtouch580 que consiga ter bos velocidades de transferências entre PCs?

Ou partindo para uma solução mais drástica, que router aconselham comprar, que tenha boa performance na transferência interna de ficheiros?

RS
 
Já agora, talvez seja mais fácil assim, alguém tem um Speedtouch580 e que consiga transferir com boas velocidades ficheiros entre PCs?

RS
 
olha pode estar mal configurado... existem 2 velocidades de rede sem fio comuns. o padrão b que transfere a 11mbs e o g que transfere a 54mbs, então a sua rede pode estar configurada no padrão b... verifica isso. Vai na conexão de rede sem fio e vê a velocidade da mesma
 
No router tem lá uma hipótese que diz "B e G". Eu coloquei assim pois tenho o desktop e a PS3 com norma G mas o portátil com B. Isto porque pensava que o router conseguia falar com os respectivos devices nas normas respectivas. Será que ao ter um dispositivo B fico limitado a B em todos?
 
sim assim q um dispositivo b entra na rede todos os dispositivos automaticamente passam a funcionar na velocidade b. compra um cartão pcmcia ou um usb padrão G pra resolver teu problema... afinal a diferença de 11mbs pra 54mbs é muito grande
 
Boas

Já agora, talvez seja mais fácil assim, alguém tem um Speedtouch580 e que consiga transferir com boas velocidades ficheiros entre PCs?

Ainda continua com o meu problema por resolver (também derivado de alguma falta de tempo).

Antes de me decidir de vez em ir comprar outro router novo, alguém tem um Speedtouch580 que consiga transferir ficheiros entre dois PCs na mesma rede com boas velocidades?

Tive um Speedtouch585 emprestado por uns dias e era a mesma coisa. Será "problema" dos Speedtouch?

Obrigado

RS
 
Eu tenho um Linksys WRT54GC da netcabo ligado a um PC. Depois tenho dois portateis que recebem o sinal por Wireless. Tudo bem. Vejo que é possivel usar a rede Wireless para enviar ficheiros entre os computadores que estão na rede. Por exemplo dar ordem de impressao na impressora que eta ligada ao pc. Como se faz isso? Um pos portateis tem Vista H.P. e o outro XP SP2 Home.
 
Back
Topo