transformador

Deeplay

Power Member
Eu sei que nao é bem modding mas como ha aqui tantos tecnicos e pessoal da electricidade...
Ca vai...
tenho aqui um transformador dito universal para alem de ter varios tipos de saidas tipo mais finas mais grossas etc tem 2 "rodas" numa (a da direita) podemos variar a diferença de potencial (voltes) desde 1,5 V ate 12V ate aqui tudo bem...

mas agora deparo me com uma roda do lado esquerdo que nao tem valores apenas tem:
em cima diz:
POL . SW .

do lado esquerdo da roda tem um sinal negativo (-) com uma seta a circundar a roda ate baixo onde tem um sinal positivo (+)

do lado direito tem ao contrario tem o positivo a seta para baixo ate ao negativo...
resumindo para que serve a roda da esquerda?

aqui fica uma foto para ser mais explicito:


o que diz no restante transformador:
Modelo: MW 68
marca: MW
transformador Universal
Entrada 220V 50Hz
Saida: 1.5 ; 3.4; 5.6; 7.5; 9; 12 V
D.C. 300mA
 
Última edição:
isso é para a polaridade da "saída" porque pode haver "aparelhos" onde ligues uma fixa com isso e que tenha que ter o positivo "no interior" e o negativo "no exterior" e outro aparelho que com a mesma fixa tenha k ser ao contrario...
 
isso é para a polaridade da "saída" porque pode haver "aparelhos" onde ligues uma fixa com isso e que tenha que ter o positivo "no interior" e o negativo "no exterior" e outro aparelho que com a mesma fixa tenha k ser ao contrario...

boa...
e agora como e que eu sei qual é a corrente do aparelho?
 
Eu sei que nao é bem modding mas como ha aqui tantos tecnicos e pessoal da electricidade...
Ca vai...
tenho aqui um transformador dito universal para alem de ter varios tipos de saidas tipo mais finas mais grossas etc tem 2 "rodas" numa (a da direita) podemos variar a diferença de potencial (voltes) desde 1,5 V ate 12V ate aqui tudo bem...

mas agora deparo me com uma roda do lado esquerdo que nao tem valores apenas tem:
em cima diz:
POL . SW .

do lado esquerdo da roda tem um sinal negativo (-) com uma seta a circundar a roda ate baixo onde tem um sinal positivo (+)

do lado direito tem ao contrario tem o positivo a seta para baixo ate ao negativo...
resumindo para que serve a roda da esquerda?

aqui fica uma foto para ser mais explicito:


o que diz no restante transformador:
Modelo: MW 68
marca: MW
transformador Universal
Entrada 22V 50Hz
Saida: 1.5 ; 3.4; 5.6; 7.5; 9; 12 V
D.C. 300mA

o que o darkbullet disse ta certo, essa roda controla a polaridade da saida.

agora, a corrente que ele debita é sempre a mesma pelo que disseste, ou seja 300 mili amperes.

para calculares a potencia da saida é so fazeres 0,3*V em que V é o valor que metes na primeira rodinha (1.5; 3.4; 5.6; 7.5; 9; 12)

só acho que te enganaste aí na entrada, nao é 22V mas sim 220V


edit: isso é um trasformador para alimentar radios e aparelhos afins que funcionem com pilhas, com jeitinho tb carrega pilhas e tudo
 
Última edição:
o que o darkbullet disse ta certo, essa roda controla a polaridade da saida.

agora, a corrente que ele debita é sempre a mesma pelo que disseste, ou seja 300 mili amperes.

para calculares a potencia da saida é so fazeres 0,3*V em que V é o valor que metes na primeira rodinha (1.5; 3.4; 5.6; 7.5; 9; 12)

só acho que te enganaste aí na entrada, nao é 22V mas sim 220V


edit: isso é um trasformador para alimentar radios e aparelhos afins que funcionem com pilhas, com jeitinho tb carrega pilhas e tudo

ja ta corrigido para 220V
mas continuo a dizer como é que sei se o aparelho que pretendo alimentar é positivo ou negativo na entrada??
 
ja ta corrigido para 220V
mas continuo a dizer como é que sei se o aparelho que pretendo alimentar é positivo ou negativo na entrada??

ligas o transformador ao aparelho, se o aparelho acender é porque a polaridade ta certa, senao, é porque ta trocada :p :lol:


pensa nisso como ligar as pilhas de um radio ao contrario, se as ligares bem ele acende, senao, nao acende, normalmente com tao baixas potencias nem corres o risco de estragar nada ligando acidentalmente ao contrario, as coisas simplesmente nao funcionam qd ligas ao contrario.
 
ligas o transformador ao aparelho, se o aparelho acender é porque a polaridade ta certa, senao, é porque ta trocada :p :lol:


pensa nisso como ligar as pilhas de um radio ao contrario, se as ligares bem ele acende, senao, nao acende, normalmente com tao baixas potencias nem corres o risco de estragar nada ligando acidentalmente ao contrario, as coisas simplesmente nao funcionam qd ligas ao contrario.

ok thanks...:)
 
ligas o transformador ao aparelho, se o aparelho acender é porque a polaridade ta certa, senao, é porque ta trocada :p :lol:


pensa nisso como ligar as pilhas de um radio ao contrario, se as ligares bem ele acende, senão, não acende, normalmente com tão baixas potencias nem corres o risco de estragar nada ligando acidentalmente ao contrario, as coisas simplesmente nao funcionam qd ligas ao contrario.


Pois... se for um led, adeus led, se tiver um díodo..Adeus díodo. Nao se pode testar assim a balda.
Um amigo emprestou a outro o GPS TOMTOM a outro, ele ligou ao isqueiro dele do carro e nada, derrepente começa a deitara fumo, derreteu o plastico e tudo. Veio logo parar aqui a casa, mal abri o carregador, tem um circuito onde possui um díodo para proteger o GPS caso alguém tenha o mais trocado com menos (-).

Por isso, como viste a chapa de características do transformador vê também do aparelho que queres ligar.

Cumps
 
Pois... se for um led, adeus led, se tiver um díodo..Adeus díodo. Nao se pode testar assim a balda.
Um amigo emprestou a outro o GPS TOMTOM a outro, ele ligou ao isqueiro dele do carro e nada, derrepente começa a deitara fumo, derreteu o plastico e tudo. Veio logo parar aqui a casa, mal abri o carregador, tem um circuito onde possui um díodo para proteger o GPS caso alguém tenha o mais trocado com menos (-).

Por isso, como viste a chapa de características do transformador vê também do aparelho que queres ligar.

Cumps

os diodos servem pra isso mesmo :p corrente sempre no mesmo sentido :p e estão la pra proteger equipamentos mais caros. substituindo o diodo o tomtom bomba outra vez :p e tb n podes comparar uma ficha do isqueiro do carro que manda mais de 10/15 amperes a vontade com um transformador que manda 0.3 amperes. por isso é que eu disse que em principio com essa potencia de saida tao baixa n DEVE queimar nada. quanto ao led, tens razao, um led ligado directamente a esse carregador queimava o led... mas falando por mim... n uso carregadores para ligar leds, e muito menos ligo leds sozinhos :P :lol:
 
tens ai uma makina de guerra!!!
tenho um igual k com a pressa deixei o bixo em curso de cirquito....
derreteu o plastico todo e o condensador dentro dele kuase rebentou mesmo assim ainda trabalha k é um mimo.... de momento ta ao ar livre mas a puxar noite e dia....

isso da polaridade é preciso ter cuidado por causa dos aparelhos sensiveis
normalmente nos aparelhos tens la um desenho k é tipo um "o" com um ponto no meio e cortado num lado....
tem uma linha a apontar para o ponto no meio do "o" e outra linha a apontar para o "o" que
deve dizer a indicaçao de é "+" ou "-" pois atraves da tal segunda roda defines isso....
cumps
 
tens ai uma makina de guerra!!!
tenho um igual k com a pressa deixei o bixo em curso de cirquito....
derreteu o plastico todo e o condensador dentro dele kuase rebentou mesmo assim ainda trabalha k é um mimo.... de momento ta ao ar livre mas a puxar noite e dia....

isso da polaridade é preciso ter cuidado por causa dos aparelhos sensiveis
normalmente nos aparelhos tens la um desenho k é tipo um "o" com um ponto no meio e cortado num lado....
tem uma linha a apontar para o ponto no meio do "o" e outra linha a apontar para o "o" que
deve dizer a indicaçao de é "+" ou "-" pois atraves da tal segunda roda defines isso....
cumps

lol ya por acaso este transf é antiguinho...
mas explica melhor isso do "o" que nao pesquei nada!!:lol:
 
tens msn?
isto é facil mas eu n sou bom explicador
10062007064001ah7.th.jpg
 
Última edição:
POL SW .. Polarization Switch...ta respondido..

95% dos aparelhos que vi até hoje têm o negativo por dentro e o positivo por fora...

Tive um igualzinho a esse....o transformador queimou...lol...aproveitei a ponte rectificadora...e numas experiências queimei as pistas todas:P

cumps
 
o meu esta a puxar por 3 fans do pc.... a fonte do pc esta carregada....
por causa do calor, resolvi fazer-lhe um mod....


nao tinha massa termica, utilizei pasta de dentes e funcionou...
o bixo nem aquece...

cumps
 
Back
Topo