1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

transformador

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Deeplay, 10 de Junho de 2007. (Respostas: 18; Visualizações: 3258)

1. Deeplay

Deeplay Power Member

Eu sei que nao é bem modding mas como ha aqui tantos tecnicos e pessoal da electricidade...
    Ca vai...
    tenho aqui um transformador dito universal para alem de ter varios tipos de saidas tipo mais finas mais grossas etc tem 2 "rodas" numa (a da direita) podemos variar a diferença de potencial (voltes) desde 1,5 V ate 12V ate aqui tudo bem...

mas agora deparo me com uma roda do lado esquerdo que nao tem valores apenas tem:
    em cima diz:
    POL . SW .

do lado esquerdo da roda tem um sinal negativo (-) com uma seta a circundar a roda ate baixo onde tem um sinal positivo (+)

do lado direito tem ao contrario tem o positivo a seta para baixo ate ao negativo...
    resumindo para que serve a roda da esquerda?

aqui fica uma foto para ser mais explicito:

o que diz no restante transformador:
    Modelo: MW 68
    marca: MW
    transformador Universal
    Entrada 220V 50Hz
    Saida: 1.5 ; 3.4; 5.6; 7.5; 9; 12 V
    D.C. 300mA

Última edição: 10 de Junho de 2007
  2. darkbullet

darkbullet Power Member

isso é para a polaridade da "saída" porque pode haver "aparelhos" onde ligues uma fixa com isso e que tenha que ter o positivo "no interior" e o negativo "no exterior" e outro aparelho que com a mesma fixa tenha k ser ao contrario...

3. Deeplay

Deeplay Power Member

boa...
    e agora como e que eu sei qual é a corrente do aparelho?

4. strait_up

strait_up Power Member

o que o darkbullet disse ta certo, essa roda controla a polaridade da saida.

agora, a corrente que ele debita é sempre a mesma pelo que disseste, ou seja 300 mili amperes.

para calculares a potencia da saida é so fazeres 0,3*V em que V é o valor que metes na primeira rodinha (1.5; 3.4; 5.6; 7.5; 9; 12)

só acho que te enganaste aí na entrada, nao é 22V mas sim 220V

edit: isso é um trasformador para alimentar radios e aparelhos afins que funcionem com pilhas, com jeitinho tb carrega pilhas e tudo

5. Deeplay

Deeplay Power Member

ja ta corrigido para 220V
    mas continuo a dizer como é que sei se o aparelho que pretendo alimentar é positivo ou negativo na entrada??

6. strait_up

strait_up Power Member

ligas o transformador ao aparelho, se o aparelho acender é porque a polaridade ta certa, senao, é porque ta trocada :p :lol:

pensa nisso como ligar as pilhas de um radio ao contrario, se as ligares bem ele acende, senao, nao acende, normalmente com tao baixas potencias nem corres o risco de estragar nada ligando acidentalmente ao contrario, as coisas simplesmente nao funcionam qd ligas ao contrario.

7. Deeplay

Deeplay Power Member

ok thanks...:)

8. simon_79

simon_79 Power Member

queres saber qual a voltagem para o aparelho ou polaridade do aparelho???

9. Squeezer

Squeezer Power Member

Pois... se for um led, adeus led, se tiver um díodo..Adeus díodo. Nao se pode testar assim a balda.
    Um amigo emprestou a outro o GPS TOMTOM a outro, ele ligou ao isqueiro dele do carro e nada, derrepente começa a deitara fumo, derreteu o plastico e tudo. Veio logo parar aqui a casa, mal abri o carregador, tem um circuito onde possui um díodo para proteger o GPS caso alguém tenha o mais trocado com menos (-).

Por isso, como viste a chapa de características do transformador vê também do aparelho que queres ligar.

Cumps

10. strait_up

strait_up Power Member

os diodos servem pra isso mesmo :p corrente sempre no mesmo sentido :p e estão la pra proteger equipamentos mais caros. substituindo o diodo o tomtom bomba outra vez :p e tb n podes comparar uma ficha do isqueiro do carro que manda mais de 10/15 amperes a vontade com um transformador que manda 0.3 amperes. por isso é que eu disse que em principio com essa potencia de saida tao baixa n DEVE queimar nada. quanto ao led, tens razao, um led ligado directamente a esse carregador queimava o led... mas falando por mim... n uso carregadores para ligar leds, e muito menos ligo leds sozinhos :P :lol:

11. g_card

g_card Power Member

tens ai uma makina de guerra!!!
    tenho um igual k com a pressa deixei o bixo em curso de cirquito....
    derreteu o plastico todo e o condensador dentro dele kuase rebentou mesmo assim ainda trabalha k é um mimo.... de momento ta ao ar livre mas a puxar noite e dia....

isso da polaridade é preciso ter cuidado por causa dos aparelhos sensiveis
    normalmente nos aparelhos tens la um desenho k é tipo um "o" com um ponto no meio e cortado num lado....
    tem uma linha a apontar para o ponto no meio do "o" e outra linha a apontar para o "o" que
    deve dizer a indicaçao de é "+" ou "-" pois atraves da tal segunda roda defines isso....
    cumps

12. Deeplay

Deeplay Power Member

lol ya por acaso este transf é antiguinho...
    mas explica melhor isso do "o" que nao pesquei nada!!:lol:

13. g_card

g_card Power Member

tens msn?
    isto é facil mas eu n sou bom explicador

14. KingjacK

KingjacK What is folding?

esse transformador utilizava eu numa gameger i num orgao!

15. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

POL SW .. Polarization Switch...ta respondido..

95% dos aparelhos que vi até hoje têm o negativo por dentro e o positivo por fora...

Tive um igualzinho a esse....o transformador queimou...lol...aproveitei a ponte rectificadora...e numas experiências queimei as pistas todas:P

cumps

16. Deeplay

Deeplay Power Member

:lol: eu por acaso tambem o usava no orgao!! :007:

17. Deeplay

Deeplay Power Member

sim agora ta mil e uma vez mais simples e eficas! ja percebi o que tavas a falar do pauzinho a meter no boraquinho :-D:lol:

18. g_card

g_card Power Member

o meu esta a puxar por 3 fans do pc.... a fonte do pc esta carregada....
    por causa do calor, resolvi fazer-lhe um mod....

nao tinha massa termica, utilizei pasta de dentes e funcionou...
    o bixo nem aquece...

cumps

19. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

WooooooooooW adorei!:D alto cooling no transformador! lool

cumps

Partilhar esta Página