Transistores resposta em frequencia, simulação em SPICE

insyspower

Power Member
Boas Pessoal!

Estou com uma dúvida foi-me pedido para comparar a resposta em frequencia de um Transistor Bipolar de Junção (TBJ) e de um Transistor Bipolar de Heterojunção (TBH) usando o SPICE para simular os circuitos.

Até agora já obtive a resposta em frequência para o TBJ usando o SPICE, e sei que está correcta.
Para o HBT ainda não, tenho dúvidas em como montar o circuito, será que é para substituir o TBJ por um HBT ou devo substituir pelo circuito equivalente do HBT ?

O programa que estou a utilizar na simulação de circuitos é o Orcad Capture CIS Lite Cadence versão 16.6

Obrigado desde já!
 
Sabes se o software que estás a usar tem os modelos do transistor de heterojunção?

A diferença entre os dois é que o Transistor de heterojunção é usado para muito altas frequências. O teu simulador tem que ter os modelos matemáticos para o transistor em causa. O circuito que tens de usar para a simulação é basicamente o mesmo que fazes para BJT.
 
Sabes se o software que estás a usar tem os modelos do transistor de heterojunção?

A diferença entre os dois é que o Transistor de heterojunção é usado para muito altas frequências. O teu simulador tem que ter os modelos matemáticos para o transistor em causa. O circuito que tens de usar para a simulação é basicamente o mesmo que fazes para BJT.

Para além disso, a junção base-emissor é feita com materiais diferentes e por isso há a possibilidade (eu também não sei) que a resposta tenha uma curva diferente e que o circuito necessário possa também ser diferente, para além do facto de o funcionamento interno pder também diferir... Nos BJT's normais sabemos que da base para o emissor há uma queda de aproximadamente 0.63V quando o transistor está na região activa. No caso do HJT, não faço ideia se partilha das mesmas características!
 
Independentemente do tipo de transistor, a resposta em frequência é feita sempre da mesma forma. A única diferença poderá ser a forma de polarizar o transistor.
 
Independentemente do tipo de transistor, a resposta em frequência é feita sempre da mesma forma. A única diferença poderá ser a forma de polarizar o transistor.

Não sei ao certo ao que te referes quando dizes "e feita sempre da mesma forma". O que eu quero dizer é que o circuito de polarização pode ser diferente e a curva pode também ser diferente... Se fosse tudo igual, não pediam ao OP para comparar a resposta em frequência. Mas o OP também parece que já não precisa, pois nunca mais disse nada!
 
A shape da resposta em frequência deve ser a mesma, mas o unity gain deve ser maior, ou melhor, o ft do transistor.

Relativamente ao é feito da mesma forma era no sentido de polarizar o transistor e fazer analise AC usando uma fonte AC/vsin/etc com 1VAC.

Cumps.
 
Sim o software Orcad tem os modelos do transistor bipolar de heterojunção. Escolhi o transistor BPF640F,
De acordo com o circuito da infineon no link:
https://design.infineon.com/tinademo/tina.php?path=EXAMPLESROOT|INFINEON|Applications|Mobile Devices|RF front-end|LNA|&file=rf_BFP640F_AN179.TSC

Simulate: Network Analysis -> para obter a resposta em frequência

VBE é 0,795 V.
O FT do transistor é 40 GHz.
β Beta, Hfe típico é 180

O gráfico apresenta 4 curvas não sei bem qual delas corresponde à saída do circuito, eu acho que é a curva verde tem uma forma semelhante a resposta em frequência do TBJ.

Já tenho este circuito no SPICE mas os valores de tensões e correntes estão a dar diferentes dos do link acima.
Não sei se o circuito está bem montado.

Alguém sabe como incluir Microstrip (linhas transmissão), no SPICE ?
Resumindo, ainda não consigo determinar a resposta em frequência do TBH.
 
Última edição:
Back
Topo