1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida Troca de Memórias RAM

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Galaxy., 21 de Dezembro de 2012. (Respostas: 11; Visualizações: 1009)

  1. Galaxy.

    Galaxy. Power Member

    Bom tarde a todos.
    Estou a pensar em trocar de memórias, uma vez que perdi o Dual-Channel devido ao tamanho do cooler do CPU. As atuais estão a 2000MHz e são de CAS9. Lembro-me de ter feito umas alterações na BIOS, indicadas por um utilizador aqui do fórum, que iriam melhorar a estabilidade das minhas memórias e consequente sistema.
    Gostaria de saber, em primeiro lugar, se deveria de adquirir memórias de CAS9 ou CAS10. Em segundo lugar, gostaria de saber se esta mudança vai afetar o meu sistema ou perder estabilidade, uma vez que tenho Single-Channel com as RAMs atuais.

    Agradeço desde já a vossa ajuda.
     
  2. Stormgiant

    Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

    Mas vais manter as actuais ou vais trocar ? a ultima parte do texto fica confusa.
    Podes comprar qualquer kit 1600 cl8 que encontres 2x4GB que vai-te durar um bom tempo. ( olhando para o tamanho do cooler delas )
     
  3. Galaxy.

    Galaxy. Power Member

    Peço desculpa pela confusão. Vou trocar por outras, ou seja, vou retirar estas.
    Estava a pensar nas ARES, da G.Skill. Em termos de tamanho são perfeitas e são 2x8 ou 4x4 (dependendo do kit que escolher).
     
  4. Stormgiant

    Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

    Prefere as 2x8GB se precisas mesmo dos 16GB. Deixa margem para algum upgrade urgente, mas se não usares nada profissional, esses 16GB vão dar para um bom tempo.
     
  5. Galaxy.

    Galaxy. Power Member

    Independentemente de ser CAS9 ou CAS10?
     
  6. Stormgiant

    Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

    Não notas no dia-a-dia. Teoricamente menos CAS = mais dinheiro. Se a diferença for minima, vai por umas 1600 cl7/8. Senão umas 1600 CL9 chegam bem. Com 16GB a questão da velocidade pura vai ser minorada.
     
  7. Galaxy.

    Galaxy. Power Member

    Eu não tenho hipotese de comprar outras senão as ARES. Mas essas só 2x8 CAS10 ou 4x4 CAS9.. Nos jogos e nas aplicações de uso normal este valor não afeta a velocidade ou desempenho do sistema?
     
  8. Stormgiant

    Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

    Afecta. Em vez de abrires o jogo em 5 segundos, abre em 4,99.
    Quando colocas na mesa : ou 2x8 CAS10 ou 4x4 CAS9 não estás apenas a perguntar qual o melhor CAS, mas também estás a escolher setup diferente.
    Eu ia por 2x8GB CAS10 e podes sempre tentar fazer OC nelas. Todas as memorias fazem OC, desde que se saiba o que se está a fazer.
     
  9. Galaxy.

    Galaxy. Power Member

    Ok ok. É que eu não percebo nada desta matéria das RAMs e então fico um pouco à "nora".
    Mas sim, eu também estava a pensar nas de 2x8, até porque fico ainda com slots livres para alguma alteração.
    A área do OC também me é desconhecida logo não devo arriscar para já. Mas já que falamos nisto, um OC nestas dava para as colocar a 2000MHz, por exemplo? Não sei se o CAS muda também ou não..

    Obrigado pela ajuda.

    miiguel6
     
  10. ART_CORE

    ART_CORE Power Member

    Com umas 1600MHz não consegues mais que 1900MHz e são poucos os kits que chegam a esta marca, se conseguires 1800MHz delas já é muito bom.

    Se o CAS muda ou não depende muito do overclock que colocas nelas, normalmente quanto mais sobes o CAS e outros timmings mais MHz's vais conseguir delas mas tambem é preciso teres sorte com o kit, uns kits aguentam muito mais que outros.

    Tens varias formas de fazer overclock em ram's, talvez a melhor seja configurares na bios os timmings recomendados pela marca com a voltagem recomendada e depois vais subindo a velocidade aos poucos e testas estabilidade até encontrares a velocidade máxima que consegues com os timmings e voltagem de origem.

    Depois de descobrires os limites com valores de origem tens três opções:
    . sobes a voltagem das rams e voltas a subir a velocidade uns pingos de cada vez e testas estabilidade.
    . sobes os timmings para CAS11 e voltas a subir a velocidade uns pingos de cada vez e testas estabilidade.
    . sobes timmings e voltagem e tentas descobrir qual é o máximo que consegues das ram's.

    Para um sistema 24/7 talvez o melhor seja não passares para a segunda fase, depois de descobrires a velocidade máxima com timmings e voltagem de origem esta feito e tambem sou da opinião que deves de escolher o kits 2*8GB, dá menos problemas e suportam mais overclock.

    Em vez de subires a velocidade das ram's também podes configurar as ram's com a voltagem de origem e tentas descer os timmings para CAS9 e testas estabilidade, depois desces para CAS8 e quando começares com problemas de estabilidade sobes a voltagem.

    Normalmente consegues descer facilmente o CL e o tRP mas o tRCD tem de ficar sempre mais alto para ajudar na estabilidade.
     
    Última edição: 23 de Dezembro de 2012
  11. Galaxy.

    Galaxy. Power Member

    Boa tarde a todos.
    Coloquei as novas memórias e alterei a velocidade para 1600MHz e o QPI para 4800MHz. Verifiquem por favor os seguintes links referentes aos print-screens que fiz do CPU-Z e digam-me se está tudo correto e o que se poderá alterar para melhorar o sistema:

    http://imageshack.us/f/9/47071222.jpg/
    http://imageshack.us/f/688/79245739.jpg/

    Muito obrigado pela vossa ajuda.
     

Partilhar esta Página