Troca de processador (pentium M?)

phObiAh

Power Member
Boas!
Caros colegas, tenho um problema em mãos que só vocês podem resolver. Já andei às voltas e não encontrei informação util sobre este tema. Aqui vai disto:

Possuo neste momento um processador Celeron 2.20GHz Northwood socket 478 instalado numa board ASRock P4I45GV. Entretanto meti-me num negócio e estou em vias de comprar em segunda mão um Pentium 4 M 2.66 GHz socket 478 FSB 533MHz (o vendedor disse-me que o processador é este -> http://processorfinder.intel.com/details.aspx?sSpec=SL724 ).
A minha dúvida é a seguinte, o processador funciona na minha board correcto? Mas afinal de contas trata-se de um celeron, de um pentium, é centrino, é mobile? O que é que eu estou a comprar?
Será que me é vantajoso trocar por este CPU? HELP ME!! :(

Fico à espera de uma resposta vossa...
Cumps
 
Pentium M ( mobile ) para portatil mais conhecido com socket 479.
isso so la vai com um adaptador que ja vi á venda por uns 30€
mas tenta a tua sorte :D
 
O vendedor garantiu-me que o processador é socket 478 e que o tinha a funcionar num desktop a 100%. Disse-me ainda que este estava originalmente num portátil Triudus.
De qualquer forma este cpu é melhor que o que tenho actualmente certo?
Aliás... na página relativa ao produto que ele me deu, http://processorfinder.intel.com/det...px?sSpec=SL724 , está lá especificado que o cpu possui 478 pins.
 
Última edição:
So conheço uma board, mas era asus que aceitava o pentium M sem adaptador.
mas se o vendedor diz que funciona, quem so eu para dizer que nao.
força nisso.

cumps.
 
Ja foste à página que ele me deu?
CPU actual -> http://processorfinder.intel.com/details.aspx?sSpec=SL6RW
CPU a comprar -> http://processorfinder.intel.com/details.aspx?sSpec=SL724
Apesar de dizer lá que tem 478 pins a socket é 479? :(

Se alguém puder dar um salto a estes dois sites e dar uma opinião relativamente à qualidade dos dois CPU's ficava muito agradecido. Eu sei que o Pentium M é melhor que o celeron, mas até que ponto é melhor? Será que vou notar diferenças significativas? É bom para OC?
 
Ok
Perdi mais umas horas na pesquisa e creio ter encontrado a resposta que procurava. Aqui fica a informação que recolhi caso alguém tenha o mesmo problema:

Pentium's P4-M são baseados na revisão A do core Northwood e não têm HT (Hyper-Threading). Os pentium's P4 Mobile são baseados nas revisões B e C dos cores Northwood e Prescott, tendo as revisões C HT. Os P4-M usam um FSB de 400MHz enquanto os P4 Mobile usam um FSB de 533MHz. Todos estes CPU's são socket 478.
Pelos vistos funcionam a 100% em board's de socket 478 e são bons para OC uma vez que são construidos de forma a gerar menos temperatura.

Obrigado pela ajuda. Se alguém tiver algo a acrescentar, faça o favor de dizer.
 
Ok
Perdi mais umas horas na pesquisa e creio ter encontrado a resposta que procurava. Aqui fica a informação que recolhi caso alguém tenha o mesmo problema:

Pentium's P4-M são baseados na revisão A do core Northwood e não têm HT (Hyper-Threading). Os pentium's P4 Mobile são baseados nas revisões B e C dos cores Northwood e Prescott, tendo as revisões C HT. Os P4-M usam um FSB de 400MHz enquanto os P4 Mobile usam um FSB de 533MHz. Todos estes CPU's são socket 478.
Pelos vistos funcionam a 100% em board's de socket 478 e são bons para OC uma vez que são construidos de forma a gerar menos temperatura.

Obrigado pela ajuda. Se alguém tiver algo a acrescentar, faça o favor de dizer.
Es capaz de ter razao, a unica diferença notoria que vejo é o vid do pentium 4 M ser mais elevado
1.25V-1.525V do celeron contra 1.55V do pentium 4 M
de qualquer maneira testa antes de pagares :D
 
so por curiosidade, qto vais pagar pelo processador ?

na tua board ja levava um pentium 4, 3.0ghz socket 478, que por menos 40€ arranjas na boa
 
Alteração de planos... :)
Desisti do negócio do Pentium 4M a 2.66GHz. Em vez desse vou comprar um P4 2.8GHz Prescott FSB 800MHz. A minha dúvida é se ele trabalha nesta board, uma vez que o FSB máximo da mesma é de 533MHz. Mas penso que dá, fica é a funcionar a 533MHz.
Parece-me ser um negócio razoável.
Se estiver enganado corrijam-me...

ps: Não consegui encontrar nenhum CPU P4 3.0 por menos de 40 euros. Na *****, que é onde faço as minhas compras e vendas de material em 2ª mão, os preços andam entre os 50 e os 60 euros.
 
Última edição:
Nas minhas proximas compras vou ter em mente essa sugestão. :)
Mas creio que vou fazer este negócio na ***** uma vez que tenho confiança no vendedor.

Já agora... Achas que é bom negócio? Será que a board aguenta?
cumps
 
Oh... Pensei que já tivesse posto o preço noutro post. Vou comprar o P4 Prescott 2.8GHz FSB 800 MHz por 35 euros já com portes. Quanto à devolução, o user é meu conhecido, já lhe fiz várias compras e sei que não tem problemas em relação à devolução do CPU em caso de insatisfação. :wink:

cumps
 
Back
Topo