Dúvidas Trocar cabo de telefone por cabo de rede

Trocar cabo de telefone por cabo de rede

  • Dá e fazes numa tarde

    Votes: 1 50,0%
  • Dá mas demora um fim-de-semana

    Votes: 0 0,0%
  • Dá mas não te metas nisso

    Votes: 0 0,0%
  • Não dá

    Votes: 1 50,0%

  • Total voters
    2

borntonag

Power Member
Tenho uma entrada para telefone na sala e outra no quarto e queria saber se é possível, grau de dificuldade e material necessário para trocar por ethernet?
Aquilo por dentro imagino que seja um cabo e a minha ideia era abrir a tomada para tentar tirar o cabo de telefone e do outro lado puxar junto com o ethernet, mas não faço ideia se a coisa funciona assim e é exequível.

No quarto já tem uma tomada para tv (não sei se é informação relevante).
 
Em teoria é relativamente fácil se tiveres o material todo.

Se for o sistema Rita (fichas RJ11) isso passa de umas para as outras, se tiveres só duas é super simples, puxa de um lado e sai do outro, se tiveres mais uma ou duas já dá mais um bocado de trabalho, mas não podes interromper o cabo.
 
Boas,

Dá, é relativamente barato e .. um fim de semana? Em quantas casas queres fazer isso?!?

2 Horas máximo e tá feito.

Vê se nas tuas tomadas dá para substituir o encaixe RJ11 por RJ45, costumam ser de libertar. (cada uma custa 1€/2€ - preferência por Cat6a/shielded/blindado/FTP)
Vê qual é a quantidade de cabo que vais precisar, preferência por CAT6 STP já que a distância não deve ser muita.

Prendes o cabo novo numa ponta do cabo que vais tirar sem que a união fique demasiado larga;
(Ex: Descarnas o cabo de telefone e dás umas voltas em roda do cabo novo, apertas um pouco com um alicate e depois cobre com fita isoladora)
Pegas num pouco de fairy ou gel de banho, deitas na palma da mão e "besuntas" o cabo novo;
Vais para a outra ponta e puxas o cabo pacientemente, sem esticões;
Ao fazer as ligações nas tomadas, faz ambas as ligações na mesma norma (A ou B tanto faz).

Cumps.
 
Tens um tópico parecido aqui:
https://forum.zwame.pt/threads/cabo-de-rede.1046367/

Tens que abrir as tomadas e ver o diâmetro da tubagem; cuidado com os sítios de curvas que por vezes levam cacetadas pelos pedreiros ou emendas...
Depois estudar por onde passam os cabos, em principio devem estar ligadas em série;
Depois de verificado que cabe um cabo de rede (tem um diâmetro muito maior que o cabo 2 pares do telefone), podes passar uma guia a ver se circula bem...
Na ponta do cabo a puxar colocas a guia, ou se achares que o cabo de rede passa bem, ata-os bem, mas fio a fio.
Para ajudar a deslizar coloca detergente da louça, MUITO que isso desaparece fácil da tubagem e não engordura :)
Foi assim que me safei a passar 2 cabos de rede numa tubagem que foi feita de próposito mas que vim a descobrir que foi emendada a meio...
 
Obrigado a todos pelas respostas.
Este fim-de-semana fui tentar perceber como estava a coisa e descobri o seguinte: Foto 1 (sala), Foto 2 (quarto), Foto 3.
Isto é suposto ser assim ou foi "obra" do empreiteiro para poupar uns trocos de cabo? (Não me preocupa porque a casa é alugada, mas...).

Pelo que medi o buraco tem 1cm e o cabo de rede é inferior a isso, espero é acertar no buraco da segunda foto que vai para a sala logo à primeira.

Portanto o que preciso de comprar será o cabo (este?), as tomadas (2x esta?), dois conectores RJ45 e detergente ou sabão, é isso?
O alicate para os conectores já tenho.
 
Boas,

Esse tipo de ligação é normal em habitações com algum tempo.

Sim, é isso que deves comprar.
Gel de banho ou detergente da loiça serve.

Boa sorte.
 
Olha pelo que estou a entender dessa instalação, o cabo de fibra (que é o branco), está a passar no quarto pela tubagem por bypass (IMG_20200328_153247.jpg) ou seja está a vir de outro lado (da rua/entrada/outra tomada) passa na tomada do quarto e liga dentro da tubagem para ir para a sala (onde está o ONT e o router).
Foi isso que foi feito pelos instaladores do ISP: Levaram o cabo de fibra até à sala pelas tubagens (e deixaram o espelho para não ficar feio :))

Ou seja, assim já sabes que essas 2 tomadas comunicam entre si. Não tires esse cabo. E vais ter que ter jeito a passar outro cabo ai para não danificar o cabo de fibra.
Compra uma espia, o cabo de rede CAT 6 e a tomada tens que comprar também RJ45, existem de encaixe, tipo as EFAPEL.
Se quiseres aldrabar/poupar, na sala como tens os alicates e os conectores podes ligar o cabo diretamente ao router e passas o cabo no espelho lol e assim só compras uma tomada de rede ou até nenhuma se quiseres passar só cabo (e já que a casa não é tua).

Se quiseres bonitinho / possibilidade de desligar os cabos compras 2 tomadas de rede e depois é só ligar por chicotes.
 
Esse tipo de ligação é normal em habitações com algum tempo.
Certo, fica a nota para quando for a minha casa, não me posso esquecer de pedir com tubagens com diâmetro maior para aventuras destas.

Olha pelo que estou a entender dessa instalação, o cabo de fibra (que é o branco), está a passar no quarto pela tubagem por bypass (IMG_20200328_153247.jpg) ou seja está a vir de outro lado (da rua/entrada/outra tomada) passa na tomada do quarto e liga dentro da tubagem para ir para a sala (onde está o ONT e o router).
Foi isso que foi feito pelos instaladores do ISP: Levaram o cabo de fibra até à sala pelas tubagens (e deixaram o espelho para não ficar feio :))

Ou seja, assim já sabes que essas 2 tomadas comunicam entre si. Não tires esse cabo. E vais ter que ter jeito a passar outro cabo ai para não danificar o cabo de fibra.
Compra uma espia, o cabo de rede CAT 6 e a tomada tens que comprar também RJ45, existem de encaixe, tipo as EFAPEL.
Se quiseres aldrabar/poupar, na sala como tens os alicates e os conectores podes ligar o cabo diretamente ao router e passas o cabo no espelho lol e assim só compras uma tomada de rede ou até nenhuma se quiseres passar só cabo (e já que a casa não é tua).

Se quiseres bonitinho / possibilidade de desligar os cabos compras 2 tomadas de rede e depois é só ligar por chicotes.
Faz sentido e acho que até vou aproveitar essa ideia e passar o cabo pelo espelho, são sempre uns ~10€/20€ poupo nisso e quando tento retirar o cabo novamente sem grandes truques.

A espia, é uma guia? Será que não consigo só com o cabo bem oleado fazê-lo chegar ao quarto?
Vou comprar o material e no fim da semana vou pôr mãos à obra.
 
Boas,

Podes experimentar passar o cabo sem guia, não mandes é esticões.
Se tiveres um fio fino podes tentar meter um bocado numa ponta e na outra ponta usar o aspirador a ver se te suga o fio.

Cumps.
 
Sim espia é guia. É tipo isto. Até pode ser que passe bem sem a espia (se as tomadas comunicarem entre si... porque até pode acontecer que venha de outra divisão antes de chegar à sala, mas ai deves conhecer melhor a casa que eu :) e o cabo utp não ser daquele todo mole lol.
Se tiveres um pedaço de arame tb podes experimentar. Não forces é o cabo. Se quiseres faz uma "ponta" no cabo UTP cortando os cabos eléctricos rente ao plástico, derretendo um bocado de cera para selar e besuntando com detergente para diminuir o atrito ahahahaah

image;s=644x461
 
Depois de 3 horas, já sem pele nos nós dos dedos, meia embalagem de detergente da loiça e 3 desistências... consegui! Comecei por um lado e o cabo entrava bem uns 4/5 metros mas depois dificilmente passava. Decidi retirar e tentar pelo outro lado lá consegui, fichas cravadas e as velocidades esperadas no quarto.

Obrigado a todos!
 
Back
Topo