1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Tutorial] Como criar rede em casa com 2 PC's e um router?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Partzy, 23 de Julho de 2006. (Respostas: 6; Visualizações: 7977)

  1. Partzy

    Partzy Power Member

    Esta foi a minha "solução" para ligar 2 PC's tendo utilizado um modem/router da Clix pois sou cliente Clix!

    Muita gente inclusive eu já tivemos a tentação de ligar 2 PC's de casa um ao outro para ter net, partilhar ficheiros, etc!
    Quando mudamos de PC, se tivermos um PC antigo, o mais certo é ele com o passar do tempo ser encostado e não ter utilidade para nada... ou então não! Há sempre quem aproveite para ligar também à Internet. Mas apesar de ser fácil fazer isto, há quem não saiba como detalhar a ligação em rede. Esta espácie de tutorial é pra ajudar pessoas k se encontravam na mesma situação k eu!

    Imaginemos k temos então, 2 PC's em kasa e é para ligar em rede!
    Material necessário:
    -Modem/router (normalmente vem com o Kit ADSL Clix);
    -Placa de rede (uma para cada PC embora os novos PC's já tragam placa na board);
    -Cabo de rede RJ-45. (Cabo directo e não cruzado!)

    Então temos o modem router da Clix ligado a um dos computadores (designo por PC1)! Podemos ligar por RJ-45 (também fornecido no Kit) ou podemos simplesmente ligar por USB. Apesar de ser conveniente a nível de rapidez, ligar por RJ-45, para não haver confusões, ligamos por USB! [​IMG]

    Depois do router ligado ao PC1, com o cabo da linha telefonica tb ligado, e já devidamente instalado no PC com tudo configurado, bla bla bla, jé temos net nesse PC! [​IMG]

    Agora o outro PC (ou seja, PC2):
    Se ligarmos o cabo à entrada de rede, temos k o ligar também ao router. Ambas as entradas são iguais daí não haver problema onde ligo cada ponta. O router por norma tem 4 portas (portas LAN) e é só ligar em qq uma delas! E voilá, temos Net no PC2!

    Fácil, não é?

    Agora vamos inovar mais um pc a nossa rede! Para já, vamos atribuir IP's fixos a cada PC! Nakele icone k vcs vêm a piscar com 2 ecrãs, ao lado do relógio, se lá carregarem 2as vezes abre uma janela. Na aba k diz "Geral", há lá um botão k diz "Propriedades". Carreguem lá k vai abrir uma janela. Nessa janela procurem o "Protocolo TCP/IP" e carreguem em "Propriedades"! Provavelmente a obtenção do IP deve estar em automatico por isso vamos nós configurar isso!

    Cada PC vai ficar com um IP diferente. Isto vai-nos ser bastante útil conforme explicarei mais à frente!

    ...mas continuando... Por norma o IP de acesso ao router será 192.168.1.1 não é? Então configuramos deste modo:

    No PC1:
    Endereço IP - 192.168.1.2
    Mascara de Sub-rede - 255.255.255.0
    Default Gateway - 192.168.1.1

    Nos servidores DNS pode-se meter:
    DNS preferido - 195.23.129.126
    DNS alternativo - 194.79.69.222

    e carregamos em OK! No PC2 fazemos a mesma koisa. Apenas altera o endereço de IP k no PC2 é 192.168.1.3 e de resto fica tudo igual!
    E já tá quase! Agora vamos aceder do PC1 ao PC2! Mas 1º k tudo, vamos fazer o "assistente de configuração de rede" do XP (painel de controlo -> ligações de rede). No lado esquerdo tá lá a dizer "Configurar uma rede de pequeno escritório ou doméstica. Escolhem qual a melhor configuração para voces. Por noma, se forem só 2 PC's e um router, escolhem a opção "este PC liga à internet através de um gateway ou PC local" mas se tiverem duvidas, há lá exemplos k demonstram isso com imagens!!! No final, activem a partilha de ficheiros e Impressoras!!!
    Fazem isto em ambos os PC's k tenham XP! (se não tiver XP, o PC k não tem o XP não precisa de nada disto!).

    Agora é desactivar as firewalls dos 2 PC's INCLUSIVE a do windows!!!

    Já está?

    Então agora, no PC1, menu iniciar -> executar. Digitem: \\192.168.1.3 e carreguem em enter! Abriu uma janela, não foi? pois bem, essa janela mostra o PC2, ficheiros e pastas partilhadas k estão nesse PC! (espero k saibam como partilhar uma pasta....)

    No PC2, façam o mesmo. Digitem: \\192.168.1.2 k abre também uma janela k é o a janela do PC1!

    Se der qualquer tipo de erro ao aceder de um PC ao outro, repito, verifiquem a firewall!!!
    Se mesmo assim não der, façam um "ping" e vejam se há comunicação entre os PC's. Se não houver, é pk algo tá mal ligado! Se tiverem Net nos 2, e não der partilha de ficheiros, então é algo mal configurado!

    A cena de cada PC ter um IP definido, é muito util para isto e para configurar no router alguns programas como por exemplo o eMule. (Sim, porque não se admirem se instalarem o emule e kd o ligarem, ele fique com uma "venda" no olhos: Chama-se "lowid" [​IMG] )

    E contei aqui a minha experiência cá em casa. Espero ter sido util e venham daí comentários k já à um tempito k tou a escrever isto e já agora gostava de saber se ficou perceptivel! [​IMG]

    Cumps

    Partzy
     
  2. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Si, está perceptivél. Mas tens de corrigir a parte de desligar as firewalls. Muito pelo contrário, substitui por "instalar uma firewall de jeito". E dou-te já a razão. Sem firewall, apanhas um trojan/worm/etc no PC1. Se por mero acaso o dito for da variedade que saiba explorar vulnerabilidades de rede e o teu PC2 for vulnerável, adivinha o resultado. Pois, 2 PCs infectados. Adivinha o pq. Não tinham firewall.

    O router protege-te (em principio) do que vem de fora, não te protege do que vem de dentro.
     
  3. Cyborg.3D

    Cyborg.3D Power Member

    explica lá isso melhor, se puderes.
     
  4. ShadeX

    ShadeX Power Member

    É simples. O emule e afins precisa de um port exposto á internet onde recebe as ligações de outros clients directamente. Como tens o router pela frente, esse port nunca fica exposto directamente, sendo necessário o router redireccionar o tráfego que recebe no dito port para o do pc na rede interna. Se o endereço do PC for dado por DHCP o router vai reencaminhar o trafego que recebe no tal port para o IP que estiver na configuração, que pode não ser o PC certo nesse momento.

    Existe uma tentativa bem intencionada de resolver o problema, o UPnP, em que o PC e router falam um com o outro para decidir essas coisas sem ser necessário conf pelo humano. Como todas as soluções "automágicas" por norma só arranja m***a alem de ser um buraco de segurança dos grandes.

    De qqr modo, old school is best, ips estáticos para toda a gente, rules table á patex. Assim quando berra sabes que o unico culpado és tu, e não uma pobre máquina burra que nem uma porta...
     
  5. DekkeR

    DekkeR Power Member

    Se o computador em causa estiver desligado bastante tempo, apenas têm de aumentar o lease time do DHCP no router. O computador tenta renovar sempre o IP a meio do tempo do lease, ou seja, se configurarem um lease de 8 dias, o computador tenta renovar ao 4º dia e por aí adiante. Se aumentarem o tempo para 2 semanas correm poucos riscos do IP da máquina mudar. Cá em casa são 3 máquinas ligadas ao router por DHCP e nunca tive problemas desses ;)
     
  6. Partzy

    Partzy Power Member

    A cena de desligar as firewalls é só no inicio para conseguir fazer a partilha de ficheiros! Muitos podem cair no mesmo errro k eu: tentar trocar fixeiros entre os PC's, um deles dar pra aceder ao outro e o outro não dar pra aceder.. Um gajo fica a pensar inda durante alguns minutos: "Mas k m**** é esta?" Desactivem as firewalls inicialmente e depois metam uma firewall decente. Quando eles estiverem ligadas não dá pra fazer partilha de ficheiros mas nada como criar uma "rule" especifica para o IP da máquina em questão.

    E sabem k mais? Funciona! :-D:-D:-D:-D

    Yakuza 2, se tiveres duvidas em configurar routeres, nomeadamente a cena do lowid, aki fica um site pra ti: www.portforward.com :)

    Dekker, no meu caso penso k o IP muda a cada 17horas e pc (o maximo k uma ligação Clix consegue tar ligada) e mesmo com PC's ligados com a mula, fica tudo a bombar!

    Cumps
     
  7. Cyborg.3D

    Cyborg.3D Power Member

    ok, obrigado.
     

Partilhar esta Página