Tutorial de Autoraçao em DVD-lab PRO

Braz I Braz

Banido
Tutorial De autoraçao em DVDlabPro

DVD Decrypter - (Para separar o video, audio, legendas e capitulos do DVD)
DVD-lab PRO 1.0 Final ou a versão - (Para juntar video, audio e legendas)
Ifo Update - (Para actualizar os ficheiros IFO originais, para ficaram a saber acerca da nova informação que foi inseriada nos ficheiros VOB)

Antes de autorar-mos devemos saber quais os ficheiros *.vob responsaveis pelo main
filme ,podemos ver a partir do set de vob mais longo ,o q tiver mais ficheiros VOB
com 1gb ,é o responsavel pelo main filme ,normalmente sao 4 ficheiros dentro de um
set de VOB.
Cria uma pasta para cada episodio no disco rigido ,sao necessarios 20 Gb de espaço no
disco .Crie tambem uma pasta com o nome "Authored DVD" para os ficheiros que o DVDlab
ira criar ,crie também uma pasta com o nome "Original DVD" que ira ser a pasta para
onde ira copiar todos os ficheiros do DVD original atraves do DVD Descrypter ou o DVD
Shrink.
nota : é necessaria uma partiçao NTFS para ficheiros maiores de 4 Gb.


a). inserir na drive de DVD o disco que vamos acrescentar as legendas .
Se tiver a imagem do DVD no disco monte-a primeiro numa drive virtual (Daemon tools
,Alcohol ,Nero Image Drive).
abrir o DVD Decrypter ,ir ao menu "tools" e clicar na opçao "settings" escolher o
separador "IFO Mode" e configurar como mostra na imagem .




De seguida pressione OK e vai ao menu "Mode" e escolhe "IFO I".O software
automaticamente escolhe o primeiro episodio a partir do set de VOB para efectuar o
"demux" (separaçao do audio/video).
Verifique q o resto dos episodios estao a seguir,os episodios responsaveis pelo main
filme .



ATENÇAO ! - nem todos os ficheiros VOB sao episodios .Como podes ver na imagem acima
,têm 6 episodios ,mas apenas os primeiros 4 sao os episodios reais ,os VOB 5 e 6 sao
os mesmos que se encontram no VOB 1 e 2 .É por causa disto que se deve verificar
primeiro quais sao os VOB que tem os episodios .

b).No menu do lado direito selecione o separador ,"stream Processing" e active a
opçao "enable stream Processing" ;( agora tem acesso ás streams de Video e Audio do
filme para separar-los em ficheiros nativos (mpv-video/ac3-audio)
selecione "demux" tal como na imagem abaixo.




ATENÇAO! -selecione demux para cada opçao incluida em stream processing (neste ex: video ,audio
,subtitle )

c).selecione o destino dos ficheiros ,no caso a pasta "Episodio 1" clique no botao


o programa ira começar a trabalhar...

ATENÇAO ! - Depois de ,efectuar exactamente o mesmo para os outros episodios do DVD.
Nao esquecer de por os episodio seguintes nas pastas respectivas ,( episodio 1
,episodio 2 ,episodio 3 ,episodio 4...)
Depois de terminado todo o processo ,tem em CADA PASTA (EPISODIO 1 ,EPISODIO 2,..)
UM FICHEIRO DE VIDEO E DE AUDIO E UM FICHEIRO DE CAPITULOS.
Vamos aproveitar que estamos com O filme inserido na drive e vamos passa lo ja para
uma pasta ,a pasta "Original DVD" utilizando o DVD Decrypter em modo File.("File
Mode")



ATENÇAO!-Nao vamos mexer nesta pasta ate ao ultimo passo do tutorial.

Parte 2 - Juntar o video ,audio e legendas com o DVD labPRO.
a). Abra o DVD-lab PRO e na janela que aparece selecione como esta na imagem em baixo
,a opçao "simple (Movie Only).
Escolha a opçao NTSC ou PAL conforme o filme que esta no DVD e clique em OK.



Na parte inferior do ecra em assests clique na parte branca do ecra com o botão
direito do rato e escolha "Import"e importa um a um o ficheiro video e audio de cada
episodio na pasta que criamos (Episodio 1 ,Episodio 2...)
Como pode ver na imagem abaixo ,( eu tenho 4 ficheiros audio e 4 ficheiros de video
que foram importados )



C). Va a janela Project do lado esquerdo do DVD-lab PRO e clique com o botao direito
do rato em "Movie" e escolha "Add movie".



ATENÇAO!- Deve adiocionar o mesmo numero de "movies" consoante o numero de episodios
que o DVD tiver. Eu tenho 4 episodios, sendo que temos 4 "movies"
Veja o resultado em baixo.



Agora clique no "movie 1" e adicione os seus ficheiros de video e audio ,para isso
clique com o botao direito do rato em cada um dos ficheiros de video e audio
adicionados em assets ,e escolhe "Insert to Project" .
ATENÇAO!- Fazer o mesmo para cada Episodio que tiver .
Exemplo: - Para o Episodio 2 escolhe o "Movie 2" e clique com o botao direito do rato
em cada um dos ficheiros de video e de audio do episodio 2 e importa-os.
Para o Episodio 3 escolhe "movie 3" ..Para o episodio 4 escolhe "Movie 4"..
O Video como o Audio irao ser inseridos Automaticamente na janela do filme "Movie" (
parte superior direita do ecra)



ATENÇAO ! -Seguir as proximas instruçoes -> ponto d). e ponto e). para todas as
janelas "movie" que tiver !
d). Clique com o botao do lado direito na seccçao "chapters" e va a "chapters ->
Import Chapters..
Ira aparecer uma janela ,selecione o ficheiro de capitulos (chapters) e os capitulos
serao importados automaticamente (clique em OK em todas as janelas que aparecerem ).




e). Dê duplo clique na linha sub 1 , ira aparecer uma janela .
escolha a linguagem da legendas que vai adicionar ..



De seguida ,clique em import e selecione o ficheiro da legenda ( 5 formatos sao
suportados pelo DVD-lab PRO : SUB,SRT,SSA,SON,SST).



Opcional :
1.Pode escolher a cor da letra (Branco ou Amarelo).
2.Pode escolher o tipo de letra (sugiro o tipo Arial).
3. Pode escplher o tamanho da letra (sugiro o tamanho 22).
4.Pode escolher o estilo da letra (sugiro o estilo Thick Outline).



se tem um filme em NTSC sugiro que escolha a opçao "From DF source" para uma
sincronizaçao perfeita.(Pode fazer uns testes pa ver se tem uma sincronizaçao
perfeita).



Podes ver as alteraçoes na janela pre-vizualizaçao.



Depois de estar tudo pronto clique em " Generate Subtitle Stream " e espere pelo
processo terminar.. ele regressa a janela principal depois de terminar ,se tudo
correr bem.
Clique em ok nas janelas que aparecem .



agora pode ver a sua linha de legenda adicionada automaticamnete
Se quiser que uma legenda apareça automaticamente no filme quando começa a ver ,
simplesmente active a opçao "Set this Subtitle always ON by default".



f). Va a "project" -> Complie DVD...



Na janela que ira aparecer escolha a directoria onde o o ficheiro do DVD final ira
ficar ,que sera a pasta que criamos "Authored DVD".
Clique em "Start"

Parte 3 - Actualizar os ficheiros ifo que copiamos para o disco para a pasta
"Original DVD".
lembra-se que disse que so usariamos no fim!?

A). ATENÇAO!- Antes de mover os ficheiros *.VOB da pasta "Authored DVD"para cima dos
originais em "Original DVD" ,lembre-se de renomea-los (ex: vamos supor que o filme
nos ficheiros originais esta nos ficheiros VTS_01_1.VOB ,VTS_01_2.VOB ,VTS_01_3.VOB ,
VTS_01_4.VOB ). Só depois de os renomar correctamente , mova-os (cortar e colar) para
a directoria "Original DVD" sobrepondo-os aos existentes.

NAO COPIE OS FICHEIROS *.IFO E OS *.BUP!

c). Abir o IFOUpdate e ir ás "Opçoes" e escolher como mostra na imagem abaixo.




d). Agora vamos inserir os ficheiros IFO .
-Em "Original IFO path " escolha o ficheiro correspondente da directoria "original
DVD" (ex: se o filme esta nos ficheiros VTS-03-1.VOB ,VTS-03-2.VOB ,VTS-03-1.VOB
..etc tera de abrir o ficheiro VTS-03-0.IFO no IFOUpdate.)
- Em "Authored IFO path" escolha da directoria "Authored DVD" que foi onde o DVD-lab
PRO compilou o DVD.
- Em "Backup IFO path" escolha onde salvar um backup do ficheiro IFO original em caso
de algum erro.
Clique em "Update IFO" e duas janelas iram aparecer ,clique em OK.

Fim do tutorial ,agora o DVD esta pronto a ser gravado com as novas legendas.

Ficheiro em PDF : Tutorial de Autoraçao em DVD-lab PRO

Basta me agradecer ao Autor deste tutorial ,os creditos vao todos para essa pessoa .
Aqui o link do Original )http://www.norulesteam.com/forum/viewtopic.php?p=145&sid=e1ed6773bdcc643afbf1e0e8e9d832b1
Decidi apenas que seria melhor ,fazer os printscreen no meu ecra.
Especial agradecimento para o amigo Bones do Forum NO!RULES
 
Última edição:
qualquer duvida podem me colocar a mim .
se eu souber responder ,terei todo o gosto em ajudar
o ficheiro pdf foi corrigido ,mais tarde apago tudo e fica so o ficheiro pdf para vizualizaçao do Tutorial
 
tudo bem hmiguel,
ja tentas te com outra legenda ?
no preview das legendas no dvd-lab pro apercebeste da sombra da legenda em verde ?
eu neste momento nao posso explorar as causas desse problema ,estou aqui com uns problemas tecnicos.
tenta ver onde diz change fonte ,nao sei se tem color ..tem duas opçoes da cor da legenda amarelo ou branco ,o verde nao foi votado para esse programa.
 
Ainda n experimentei com outra...
No preview está tudo ok....
A legenda está a branco so nota-se um verde por trás das letras....

Vou tentar fazer com outro filme depois digo qq coisa...
 
o filme vizualizado em um programa no computador ,nao é exactamente como o produto final se depois fores ver no dvd de casa ,por exemplo esta perfeito
 
Back
Topo