DreamCast Tutorial - Problema da Dreamcast (detecção do GD-ROM)

David5988

Suspenso
Problema: Não detecta os GD-ROM (ou demora a detectar) e quando estamos a jogar volta ao menú do sistema.

Tutorial:
Bem, como devem saber a Dreamcast podem sofrer vários problemas e muitos deles solucionáveis. Este tutorial ensina a arranjar a consola de um problema mais comum da consola - detecção de GD-ROM. Por vezes estamos a jogar algo e a consola volta ao menú do sistema ou por vezes demora minutos a detectar um GD-ROM.

Já vi em vários fóruns, várias soluções, mas muitos deles radicais e inadequadas que podem danificar a consola ainda mais, tais como: Voltar a consola ao contrário; meter peso em cima da consola e bater na consola. Uma sugestão - se tem amor à consola não façam isso. Sigam este tutorial que nunca mais tem este problema. Deixem-se de maluquices.

A consola tem este problema porque existe um mau contacto entre a tampa e uma "patilha" que diz ao leitor que a tampa encontra-se fechada, assim sendo por vezes a tampa encontra-se fechada mas como não existe contacto entre a tampa e a patilha o leitor diz que a consola encontra-se aberta enquanto na realidade não se encontra.

1º Passo - Retirem o modem e retirem os parafusos da consola.
2ºPasso - Retirem a "carapaça".
3º Na imagem mostra a patilha que faz o contacto entre a consola e o leitor. Com os anos a patilha pode desnivelar, isto é, estar mais baixo que o costume que é a causa do mau contacto.
p11.jpg

4º A solução é aumentar um pouco a altura da patilha (mas só 1/2 milimetros) para haver melhor contacto entre a tampa e o patilha.
5º Metam fita adesiva e deiam umas voltas à patinha para dar altura e grossura. Verifiquem se está tudo bem e pronto.
p12.jpg


Fechem a consola e já podem jogar sem frustrações.
grin.gif
 
Por acaso de vez em quando vou buscar a minha para relembrar grandes jogos que viciei como o Shenmue I e Shenmue II. Ainda hoje são uns dos meus jogos favoritos.
Há uns tempos também tive esse problema, mas pus um elástico a puxar a patilha, mas realmente isso assim fica melhor, porque sempre dá para mudar de disco sem termos que desligar a consola :D
 
Não tenho e nunca tive dreamcast, mas tenho um grande respeito pela mesma e apoio a 100% estas iniciativas, porque sentir a nostalgia é muito bom.
 
Por acaso de vez em quando vou buscar a minha para relembrar grandes jogos que viciei como o Shenmue I e Shenmue II. Ainda hoje são uns dos meus jogos favoritos.
Há uns tempos também tive esse problema, mas pus um elástico a puxar a patilha, mas realmente isso assim fica melhor, porque sempre dá para mudar de disco sem termos que desligar a consola :D

Eu comprei a minha à pouco tempo e estou a ter um grande vicio com ela, apesar da idade que tem. Agora estou a jogar Resident Evil: Code Veronica, Sonic Adventure e Worms Armageddon. Esta semana terei pela primeira vez o SHENMUE, que nunca joguei mas tenho muito entusiasmo porque toda a gente diz que é um belissimo jogo.
 
Eu comprei a minha à pouco tempo e estou a ter um grande vicio com ela, apesar da idade que tem. Agora estou a jogar Resident Evil: Code Veronica, Sonic Adventure e Worms Armageddon. Esta semana terei pela primeira vez o SHENMUE, que nunca joguei mas tenho muito entusiasmo porque toda a gente diz que é um belissimo jogo.

shenmue joguei pouquinho, não deu para mais na altura, mas vais começar a jogar aquilo, e mesmo com gráficos um pouco antigos, por assim dizer, vais ter logo aquela sensação de que é um grande jogo.
 
shenmue joguei pouquinho, não deu para mais na altura, mas vais começar a jogar aquilo, e mesmo com gráficos um pouco antigos, por assim dizer, vais ter logo aquela sensação de que é um grande jogo.

Mesmo sendo antigos ainda hoje surpreendem, pelo menos a mim, tem pormenores muito bons e pensar que já é um jogo com mais de 10 anos. Se não me engano foi até o primeiro jogo a usar uma light source manipulável, na lanterna. Tinha sombras detalhadas. Etc.

E jogado com uma dreamcast ligada através da vga box fica com um aspecto ainda melhor.
 
Ainda no outro dia tive de abrir a dremcast devido ao problema dos resets continuos. Impressão minha ou é das consolas mais infiáveis dos ultimos anos, ainda que com arranjos fáceis?
 
Ainda no outro dia tive de abrir a dremcast devido ao problema dos resets continuos. Impressão minha ou é das consolas mais infiáveis dos ultimos anos, ainda que com arranjos fáceis?
É assim... eu não tenho queixas a consola, só tive um pequeno problema e foi resolvido. Mas mais vale ter problemas mas de fácil solução do que problemas em que se têm que enviar para arranjo.
 
a consola realmente tem muitos problemas, mas a realidade é que são todos bastante simples de se resolver, portanto não chateiam muito.

david, fizeste uma excelente compra, tanto na consola como nos jogos, só acho que no shenmue agora passados tantos anos vais estranhar um bocado a jogabilidade, principalmente a nivel de combate, mas ao te deixes ir abaixo, joga que é simplesmente épico :D
 
Ainda no outro dia tive de abrir a dremcast devido ao problema dos resets continuos. Impressão minha ou é das consolas mais infiáveis dos ultimos anos, ainda que com arranjos fáceis?

tendo em conta comparando com as actuais consolas, até e´uam consola bastante fiavel
. Tenhoa minha desde do dia de lançamento em portugal e ate hoje so me deu o problema do reset, o qual resolvi em 5 minutos, de resto nunca me falhou em nada, logo nao posso achar que é uma consola pouco fiavel, tendo em conta a taxa de avarias das actuais consolas. Agora se comprararmos com as consolas de cartuchos, é normal que as de cartuchos tenham uma taxa de fiabilidade maior, devido ao facto da sua concepçao ser mais simples e nao terem drives de CD/DVD/BR etc etc, logo menos probalidades de se estragarem.
 
Já agora aproveito para perguntar em caso da consola estar no menu e inserir-mos o gd-rom e não sair do menu .
O problema é o mesmo deste tutorial .?!
Mesmo que dê uma volta do gd e não sai-a do menu .
 
a consola realmente tem muitos problemas, mas a realidade é que são todos bastante simples de se resolver, portanto não chateiam muito.

david, fizeste uma excelente compra, tanto na consola como nos jogos, só acho que no shenmue agora passados tantos anos vais estranhar um bocado a jogabilidade, principalmente a nivel de combate, mas ao te deixes ir abaixo, joga que é simplesmente épico :D

Eu, felizmente jogo mais jogos antigos do que os actuais, apesar de possuir uma PS3. Eu ainda jogo o Tomb Raider III e o FFVIII entre outros. Dão-me mais gozo jogar jogos antigos. Eu não ligo muito aos gráficos (nem nunca liguei), aprecio mais uma boa jogabilidade.


Um pequeno vídeo meu a falar sobre a importância dos gráficos:
http://www.youtube.com/watch?v=qUEQEJywDhg
 
Última edição:
Já agora aproveito para perguntar em caso da consola estar no menu e inserir-mos o gd-rom e não sair do menu .
O problema é o mesmo deste tutorial .?!
Mesmo que dê uma volta do gd e não sai-a do menu .

A consola não identifica o GD-ROM? Este tutorial pode resolver-te o problema, pois a patilha não deve estar a fazer contacto e logo a consola pensa que está aberta.
Faz este tutorial e se continuar assim, o problema deve ser do leitor (que deve estar descalibrado).
 
Última edição:
Não tem nada a ver com essa patilha de certeza .. pois eu antes de ver este topico abri a consola para retirar o pó e lubrificar os carretos do chassi do canhão ... essa patiha toca na tampa como deveria tocar .
Assim como fiz a outras 2 outras dreamcast que possuo .
Esta foi a ultima a adquirir e é a unica com este problema .
Mesmo assim á dias desmontei a tampa para conferir e meti o gd rom liguei a consola e carreguei na patilha .
O gd rom começa a rodar dá o arranque e depois para .

Deve ser o canhão com o espelho já gasto .. vou tentar fazer uma aldrabice .. lol
 
Back
Topo