[Tutorial] Solução de aproveitamento 3D e 2D para ATI Legacy Drivers e Ubuntu 9.04

HeXel

Folding Member
Versão: 1.1
(Xlib warning NOT fixed)

Okay como todos sabem a nossa amiga ATI decidiu colocar algumas placas gráficas no grupo Legacy.
Isto significa que os seus drivers nunca iram ser actualizados para as novas versões de linux.

Depois de aplicado este tutorial a sua placa gráfica vai suportar gráficos 3D/2D como se estivesse numa distro suportada pelos drivers de origem.

Lista de gráficas afectadas:
ATI Radeon 9500 Series
ATI Radeon 9550 Series
ATI Radeon 9600 Series
ATI Radeon 9700 Series
ATI Radeon 9800 Series
ATI Radeon X300 Series
ATI Radeon X550 Series
ATI Radeon X600 Series
ATI Radeon X700 Series
ATI Radeon X800 Series
ATI Radeon X850 Series
ATI Radeon X1050 Series
ATI Radeon X1300 Series
ATI Radeon X1550 Series
ATI Radeon X1600 Series
ATI Radeon X1650 Series
ATI Radeon X1800 Series
ATI Radeon X1900 Series
ATI Radeon Xpress Series
ATI Radeon X1200 Series
ATI Radeon X1250 Series
ATI Radeon X2100 Series
A solução é bastante simples. Regredir a versão do Xserver.
Abre a consola e siga as seguintes instruções.

Fazemos um backup as source.list
Código:
sudo cp /etc/apt/sources.list /etc/apt/sources.list.bak
Agora editamos as sources.list com o Gedit
Código:
sudo gedit /etc/apt/sources.list
Agora no gedit procure pela palavra “jaunty” em todo e ficheiro e troque por “intrepid” para facilitar o processo vá ao menu procurar, procure por "jaunty", substituia por "intrepid", e carregue em substituir todas.

Na ultima linha adicione o seguinte repositório:
Agora grave o ficheiro e feche o gedit

Agora precisamos de actualizar as listas, fazemos isso com o comando
Código:
sudo apt-get update
Removemos totalmente a versão do xserver, gnome-session, fast-user-switch-applet com o seguinte comando:
Código:
sudo apt-get autoremove xserver-xorg gnome-session fast-user-switch-applet
Agora reinstalamos a versão compativel com os drivers da placa gráfica com o seguinte comando:
Código:
sudo apt-get install xserver-xorg fglrx-amdcccle fglrx-kernel-source xorg-driver-fglrx libdrm2=2.3.1-0build1 gnome-session fast-user-switch-applet=2.24.0-0ubuntu6
Agora precisamos de bloquiar um eventual update, para isso vamos ao Synaptic Package Manager e fazemos "Lock Version" aos seguintes pacotes: xserver-xorg*, fglrx*, xorg-driver-fglrx, libdrm2, gnome-session, e fast-user-switch-applet.

Depois de bloquiar todos os pacotes vamos recuperar a sources.list do jaunty:
Código:
sudo cp /etc/apt/sources.list.bak /etc/apt/sources.list
Agora renicie o seu computador.

Depois de reniciar vá a Sistema -> Administração -> Controladores de Hardware -> Active o ATI driver -> Renicie o PC novamente.

Concluído ! Já pode agora disfrutar da sua placa gráfica novamente no ubuntu 9.04
 
Última edição:
Fantástico! Espetacular! Muito, muito obrigado HeXel!
Ansiava por uma coisa assim, já que com os drivers Opensource não tinha o desempenho que gostaria. Correu tudo às mil maravilhas mas agora tenho um problema. Não é com todos os programas, por exemplo, sempre que abro o firefox-3.0, amule, emesene, etç dá-me este erro:
Xlib: extension "Generic Event Extension" missing on display ":0.0".
Xlib: extension "Generic Event Extension" missing on display ":0.0".
Xlib: extension "Generic Event Extension" missing on display ":0.0".
Xlib: extension "Generic Event Extension" missing on display ":0.0".
Xlib: extension "Generic Event Extension" missing on display ":0.0".
Xlib: extension "Generic Event Extension" missing on display ":0.0".
Xlib: extension "Generic Event Extension" missing on display ":0.0".

Com o firefox-3.5 não dá erro nenhum.
Alguma solução?

Já agora uma dúvida, bloqueei todos os pacotes que referiste mas quando vou fazer o upgrade a partir da consola aparece que estes pacotes (fast-user-switch-applet fglrx-amdcccle fglrx-kernel-source gnome-session libdrm2 xorg-driver-fglrx xserver-xorg-input-all xserver-xorg-video-all) vão ser actualizados e se fizer dist-upgrade diz que vai actualizar todos aqueles que bloqueei. É normal ou se prosseguir ele actualiza-me os pacotes e dá cabo de tudo? :P
 
Fantástico! Espetacular! Muito, muito obrigado HeXel!
Ansiava por uma coisa assim, já que com os drivers Opensource não tinha o desempenho que gostaria. Correu tudo às mil maravilhas mas agora tenho um problema. Não é com todos os programas, por exemplo, sempre que abro o firefox-3.0, amule, emesene, etç dá-me este erro:
Xlib: extension "Generic Event Extension" missing on display ":0.0".
Xlib: extension "Generic Event Extension" missing on display ":0.0".
Xlib: extension "Generic Event Extension" missing on display ":0.0".
Xlib: extension "Generic Event Extension" missing on display ":0.0".
Xlib: extension "Generic Event Extension" missing on display ":0.0".
Xlib: extension "Generic Event Extension" missing on display ":0.0".
Xlib: extension "Generic Event Extension" missing on display ":0.0".

Com o firefox-3.5 não dá erro nenhum.
Alguma solução?

Já agora uma dúvida, bloqueei todos os pacotes que referiste mas quando vou fazer o upgrade a partir da consola aparece que estes pacotes (fast-user-switch-applet fglrx-amdcccle fglrx-kernel-source gnome-session libdrm2 xorg-driver-fglrx xserver-xorg-input-all xserver-xorg-video-all) vão ser actualizados e se fizer dist-upgrade diz que vai actualizar todos aqueles que bloqueei. É normal ou se prosseguir ele actualiza-me os pacotes e dá cabo de tudo? :P

Reparei no problema do xlib penso que está relacionado com o libdrm2
Assim que encontrar solução vou a postar aqui.

Em relação aos pacotes bloquiados, se eles estão bloquiados logo não dão actualizam.

Cumps

HeXel
 
Solução
(Xlib: extension "Generic Event Extension" missing on display ":0.0)

Encontrei a solução para o problema bastante rápidamente.

Abrimos a sources.list

sudo gedit /etc/apt/sources.list

Na ultima linha colocamos

De seguida fazemos

sudo aptitude update
E fazemos o downgrade a libdrm2

sudo aptitude install libdrm2=2.3.1-0build1
Penso que este problema foi causado por faltar este repositório nas sources.

Ps. Não se esqueçam de bloquiar a actualização deste pacote tambem !!!
Ps2. Reniciem o ubuntu depois do procedimento.

Se seguiram a versão actualizada do tutorial não necessitam de fazer isto.

Isto por enquanto ainda não funciona deiam-me tempo para actualizar
 
Última edição:
Aconselho a não actualizarem pela consola. Com os pacotes xserver-xorg tudo bem mas com os outros actualizou-me para as versões mais recentes e fiquei sem X. Não sei o porquê, visto que eu os tinha bloqueado. A única solução que encontro é actualizar pelo gestor de actualizações.
 
Aconselho a não actualizarem pela consola. Com os pacotes xserver-xorg tudo bem mas com os outros actualizou-me para as versões mais recentes e fiquei sem X. Não sei o porquê, visto que eu os tinha bloqueado. A única solução que encontro é actualizar pelo gestor de actualizações.

Eu actualizei e funcionou =S

Bloquiaste bem os pacotes ?
 
Eu acho que sim. O que fiz foi ir ao Synpatic e por exemplo selecciono o pacote fglrx-amdcccle vou ao menu Pacote e depois Bloquear versão. Não sei porque não está a funcionar. Vi numa página qualquer que também se pode bloquear a partir da consola, não sei se será diferente mas agora também não a encontro.

Edit: Tenho outro problema, sempre que tento correr algo em fullscreen, por exemplo o glxgears a imagem fica preta e cheia de riscos.. Porque será? Aqui está o meu xorg.conf
http://pastebin.com/f6042db9a

Edit2: Descobri a página onde dizia como se bloqueava através da consola mas é a mesma coisa
 
Última edição:
Ecrã preto e às riscas

Boas à uns dias segui o tutorial do HeXel onde ensinava como fazer o downgrade do xorg para ter aproveitamento 3D usando o driver fglrx, até aqui tudo bem mas agora tenho um problema, sempre que tento correr algo em fullscreen, por exemplo o glxgears o ecrã fica preto e cheio de riscos ás cores.. Porque será? Aqui está o meu xorg.conf

Edit: Esqueci-me de dizer que estou a usar Ubuntu Jaunty, AMD Athlon 64 processor 2650e, ATI Radeon X1200, 4 GB DDR2. Nunca tive este problema até fazer o downgrade do xorg. No Ubuntu Intrepid, usava fglrx e estava tudo às mil maravilhas
 
Última edição:
é normal que isso e outras situações aconteçam pois este guia deve ser encarado como 1 desenrasque/alternativa e não uma solução. Misturar dependências de duas versões desta forma, nem sequer se preocupar com "pining" é por si só arriscado q.b.
Talvez a solução passe por repor novamente os ficheiros correctos.

Mais uma vez relembro isto não é uma solução, sendo um procedimento desaconselhado, na minha opinião claro.
 
é normal que isso e outras situações aconteçam pois este guia deve ser encarado como 1 desenrasque/alternativa e não uma solução. Misturar dependências de duas versões desta forma, nem sequer se preocupar com "pining" é por si só arriscado q.b.
Talvez a solução passe por repor novamente os ficheiros correctos.

Mais uma vez relembro isto não é uma solução, sendo um procedimento desaconselhado, na minha opinião claro.

A alternativa mesmo era a ATI distribuir a source dos seus drivers legacy em open source
 
Última edição pelo moderador:
Pois, infelizmente sofro do mesmo problema. É uma autêntica vergonha a ATI não se disponibilizar a deixar sequer os outros a magicar um driver em condições, já que a mesma não o irá fazer.

E a minha placa gráfica é uma ATI X2300, que não aparece na lista do primeiro post.

edit: Aproveito e pergunto, é este o único procedimento para quem quer ter uma distro Ubuntu actualizada?
 
Pois, pelos vistos é.. E nem quero pensar quando os repositórios do Intrepid deixarem de funcionar. Só se os drivers open source estiverem muito avançados.
 
Pois, infelizmente sofro do mesmo problema. É uma autêntica vergonha a ATI não se disponibilizar a deixar sequer os outros a magicar um driver em condições, já que a mesma não o irá fazer.

E a minha placa gráfica é uma ATI X2300, que não aparece na lista do primeiro post.

edit: Aproveito e pergunto, é este o único procedimento para quem quer ter uma distro Ubuntu actualizada?

Sim é o unico, podes usar drivers open source mas só suportam 2d ... e muito mas muito lentamente.
 
Back
Topo