1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Tuturial sobre multímetros !!

Discussão em 'Digital Life' iniciada por Kursk_crash, 5 de Junho de 2006. (Respostas: 21; Visualizações: 3341)

1. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

boas..comprei um multímetro..mesmo rasca.. não trazia tuturial..e não percebo nada daquilo..

eu peceber o básico percebo, mas não entendo aqueles factores de multiplicação e o acv e o dcv o que são..

será que alguem sabe dum bom link para um tuturial para um multímetro???
    é que o meu é analógico pode ser um bocado confuso assim aprender isto à pressão

---
    Edit: já vi que ACV = corrent alterna e DCV = corrente contínuo que é o que se usa nos pc's..

Última edição: 5 de Junho de 2006
  2. Cabalo

Cabalo Power Member

junto-me ao pedido, também tenho para aqui um, mas muita daquela terminologia nao me diz nada...

3. issues

issues Power Member

O funcionamento do multimetro analogico (que tem o ponteiro para marcar os valores a medir)é simples, ac e dc é respectivamente corrente alternada (tensão fornecida por exemplo pela EDP) ou é sinalizado por um ~(til); corrente continua (tensão fornecida pela bateria do carro, pilha do comando de tv) ou é sinalizado por um - com 2 pontos em cima, v para volt(unidade sistema internacional de tensão), o restante, os números, são para ajustar as diferentes escalas ou seja se quiseres medir qual a tensão que a EDP te fornce, sabes que é 220 volt corrente alterna, ora o que tens que fazer é ajustar para o valor logo acima, isto porquê?
    porque por exemplo não podes medir 380v(corrente alternada trifásica), a que tens em casa é corrente altermada monofasica, ajustando a aparelho para 220 v queima logo o aparelho. Depois se é com ponteiro tens de procurar a escala melhor, por exemplo se tens uma escala que vai de 0 a 100 volt com intervalos de 1 volt e tens o aparelho ajustado para 100 volt isto significa que cada risco da escala equivale a 1 volt, logo se quiseres medir a tensão de alguma voisa que fornece uma tensão de 50 volt, então o ponteiro vai sinalizar o risco relativo aos 50 volt. Não esqueçam que para medri tensões têm de ligar em paralelo, e para medir correntes(ampere), têm de ligar em série, caso estas condições não forem satisfeitas podem danificar o aparelho, no caso de medir correntes não é muito grave porque quase todos os multimetros têm fusiveis de segurança, não sei se é o caso do teu, mas deves verificar isto e em todo o caso o seguro morreu de velho. Num multimetro digital sistema é o mesmo só que ao invés de veres um ponteiro aparece directamente o valor medido, no ecrã(semelhante ao das calculadoras) Se tiverem mais alguma questão coloquem.

Espero ter ajudado

4. redalert

redalert Folding Member

A tensão que a edp fornece não é 220, 230 nem 250V. Isso é o valor eficaz! Muito longe do valor máximo. ;) É preciso ter atenção que muitos multímetros/voltímetros não apresentam o valor eficaz mas sim o valor médio ao quadrado que, para grandezas sinosoidais, é uma boa aproximação mas para sinais rectângulares ou outros diverge completamente. ;)

Podes sim. ;)

É precisamente ao contrário. Medir correntes em paralelo é o mais perigoso. :002: A maioria dos multimetros só têm fusíveis na linha até (aprox.) 0.5A. Medir correntes maiores terão que ser por uma outra linha, normalmente, sem fusível. ;) Mas se têm medo, liguem vocês um fusível em série com as pontas do aparelho. Vejam também o limite de cada linha de medição de corrente! Se indicar 3, 5 ou 10A e não souberem a dimensão da corrente em jogo, não inventem. ;)

Já agora postem uma foto do vosso multímetro. Cada um trás as suas funções especificas e é dificil generalizar. :)

[[]]

5. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

32

um exemplo..

fui verificar a voltagem da fonte..

lá ponho eu o vermelho no amarelo e o preto no preto (á espera que leia 12v)..mas a escala só vai até 10 no meu multímetro..portanto rodei o botão pro 50.. (tem 10, 50, 250, 1000 DCV)

e mudando pra 50 (que não sei bem o que é esse 50 entendes) o ponteiro fica nos 7v ???

o que eu tou a perguntar é.. esse 50 e 250 é o quê ??

6. redalert

redalert Folding Member

Multímetros analógicos não são o melhor para começar nestas lides... :002:

Isso é a divisão da escala. Em 10V, a escala máxima do aparelho é 10V em 50V é 50V por aí a diante. Ou seja, se metes em 50V tens que dividir a escala em 50 partes para teres uma unidade. :)

Tenho alguma dificuldade em explicar isto porque, normalmente, uso escalas multíplas de base 10 (escalas de engenharia). :205:

PS: Agora que vi a pic, deves ter no ecrã uma escala de medição para cada uma seleccionada no botão. ;)

7. timber

timber Zwame Advisor

redalert
    os valores em alternado são sempre referidos ao valor eficaz... A onda só atinge o tpo da sinusoide duas vezes por ciclo.
    Mas a EDP fornece (ou devia fornecer...) 230 V e 400 V trifásico.

De resto como referiste tem que considerar a tecnologia do multímetro. Mesmo assim para um gajo muito surrado sabendo o tipo de onda que está a medir (quadrada por ex) consegue-se saber as medidas fazendo umas continhas. Um que meça o verdadeiro valor eficaz é mais caro. os meus multímetros favoritos quando usava essa gaita eram os Fluke.

De resto mesmo importante é conselho que o red alert corrigiu
    Tensão - paralelo (se meterem em série não medem nada)
    Corrente - série (aqui é especialmente importante porque se medirem corrente em paralelo provocam um curto-circuito)

8. redalert

redalert Folding Member

Para cálculo energético não há melhor. Mas para microelectrónica não me f*das. :205: :P :P

[[]]

9. greven

greven Folding Artist

Como o timber disse, um bom é caro. Os Fluke realmente são bons. Mas um Fluke TrueRMS é capaz de custar mais 50 contos que um que não seja.

Mas se quiserem ter um multimetro a sério e não um à electricista (:D) já sabem o que devem comprar.

10. timber

timber Zwame Advisor

E sabendo o valor eficaz não consegues saber tudo o que precisas numa sinusoide ? :205: :P :P :205: :P :P

greven,
    Medisdas à homem fazem-se com TTs e TIs :D

11. redalert

redalert Folding Member

Dá mais trabalho. :205: :P :205: :P :205: :P

Gostos. :)

Um gajo anda a matar os c0rnos com IMD para quê? :P :D

[[]]

12. ocasional

ocasional Power Member

http://www.yoreparo.com/articulos/electronica/utilizando-multimetro.html Nessa página tens um tutorial para multímetros digitais, que regra geral são mais completos, mas já podes ficar com uma boa idéia. E se vasculhares o site, tem por lá bastantes mais tutoriais e dicas sobre electrónica. O site está em está em castelhano, em português não deve ser fácil encontrar esse tipo de informação.. Cumps

13. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

Não me digas que comprastes um multi analogico para começares ?!?!? :D:D:D

14. |revolver|

|revolver| Power Member

Tive as mesmas duvidas e encontrei 3 documentos interessantes na mula.

O meu contributo:

ed2k://|file|Manual%20Completo%20de%20Uso%20do%20Multimetro%2023.02.2004.doc|865280|A936B55D0B468984962F43DF41FA3D6E|h=SKARSLPRGIGIZVX32UWW5XWRV64UTAGI|/

ed2k://|file|manual%20de%20multimetro.pdf|699146|4544ADA1CFD83C5214D4C60B5D0D5A8F|h=GFF7JCJTXEUDP2QJTVAADXRLVXTIA7LT|/

ed2k://|file|Como%20utilizar%20um%20mult%C3%ADmetro%20digital.doc|3115537|A312C0777D8C0367A68F4766C0672F9C|h=TJKP2GETA7GXLEBU3NN5ZLEZQW3XNJDC|/

Posso mandar por mail se alguem quiser.

15. blueangelman

blueangelman 1st Folding then Sex

8o links para a mula??:-D :-D :-D

16. |revolver|

|revolver| Power Member

É mau, não? :lol:

17. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

O timber já disse tudo. Mas olha que era bom teres algumas noções de electricidade para saberes o que estás a fazer ;)

18. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

32

já gravei num txt.. antes que alguem venha aqui apagar..hihihih..

obrigadinho..

E sim..SOU NOOB E COMPREI UM ANALÓGICO...À HOMEM!!!

19. Kursk_crash

Kursk_crash Banido

claro que sim..

já montei muitos led's e molex e faço mod's, potenciómetros, switch ventoinhas..

mas queria algo para me ajudar às vezes para fazer uns esquemas mais completos, sem ter de recorrer a muitos fios e a colocar componentes mais fiáveis e mais simples...

20. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Seguir as instuções não significa saber o que se está a fazer...

Por 10€ consegues comprar um multimetro digital que dá para as tarefas mais simples!

Partilhar esta Página