Tuturial sobre multímetros !!

Kursk_crash

Banido
boas..comprei um multímetro..mesmo rasca.. não trazia tuturial..e não percebo nada daquilo..

eu peceber o básico percebo, mas não entendo aqueles factores de multiplicação e o acv e o dcv o que são..

será que alguem sabe dum bom link para um tuturial para um multímetro???
é que o meu é analógico pode ser um bocado confuso assim aprender isto à pressão

---
Edit: já vi que ACV = corrent alterna e DCV = corrente contínuo que é o que se usa nos pc's..
 
Última edição:
O funcionamento do multimetro analogico (que tem o ponteiro para marcar os valores a medir)é simples, ac e dc é respectivamente corrente alternada (tensão fornecida por exemplo pela EDP) ou é sinalizado por um ~(til); corrente continua (tensão fornecida pela bateria do carro, pilha do comando de tv) ou é sinalizado por um - com 2 pontos em cima, v para volt(unidade sistema internacional de tensão), o restante, os números, são para ajustar as diferentes escalas ou seja se quiseres medir qual a tensão que a EDP te fornce, sabes que é 220 volt corrente alterna, ora o que tens que fazer é ajustar para o valor logo acima, isto porquê?
porque por exemplo não podes medir 380v(corrente alternada trifásica), a que tens em casa é corrente altermada monofasica, ajustando a aparelho para 220 v queima logo o aparelho. Depois se é com ponteiro tens de procurar a escala melhor, por exemplo se tens uma escala que vai de 0 a 100 volt com intervalos de 1 volt e tens o aparelho ajustado para 100 volt isto significa que cada risco da escala equivale a 1 volt, logo se quiseres medir a tensão de alguma voisa que fornece uma tensão de 50 volt, então o ponteiro vai sinalizar o risco relativo aos 50 volt. Não esqueçam que para medri tensões têm de ligar em paralelo, e para medir correntes(ampere), têm de ligar em série, caso estas condições não forem satisfeitas podem danificar o aparelho, no caso de medir correntes não é muito grave porque quase todos os multimetros têm fusiveis de segurança, não sei se é o caso do teu, mas deves verificar isto e em todo o caso o seguro morreu de velho. Num multimetro digital sistema é o mesmo só que ao invés de veres um ponteiro aparece directamente o valor medido, no ecrã(semelhante ao das calculadoras) Se tiverem mais alguma questão coloquem.

Espero ter ajudado
 
Última edição:
issues disse:
tensão que a EDP te fornce, sabes que é 220 volt corrente alterna

A tensão que a edp fornece não é 220, 230 nem 250V. Isso é o valor eficaz! Muito longe do valor máximo. ;) É preciso ter atenção que muitos multímetros/voltímetros não apresentam o valor eficaz mas sim o valor médio ao quadrado que, para grandezas sinosoidais, é uma boa aproximação mas para sinais rectângulares ou outros diverge completamente. ;)

issues disse:
(...)porque por exemplo não podes medir 380v(corrente alternada trifásica), a que tens em casa é corrente altermada monofasica(...)

Podes sim. ;)



issues disse:
Não esqueçam que para medri tensões têm de ligar em paralelo, e para medir correntes(ampere), têm de ligar em série, caso estas condições não forem satisfeitas podem danificar o aparelho, no caso de medir correntes não é muito grave porque quase todos os multimetros têm fusiveis de segurança, não sei se é o caso do teu, mas deves verificar isto e em todo o caso o seguro morreu de velho. se tiverem mais alguma questão coloquem.

É precisamente ao contrário. Medir correntes em paralelo é o mais perigoso. :002: A maioria dos multimetros só têm fusíveis na linha até (aprox.) 0.5A. Medir correntes maiores terão que ser por uma outra linha, normalmente, sem fusível. ;) Mas se têm medo, liguem vocês um fusível em série com as pontas do aparelho. Vejam também o limite de cada linha de medição de corrente! Se indicar 3, 5 ou 10A e não souberem a dimensão da corrente em jogo, não inventem. ;)

Já agora postem uma foto do vosso multímetro. Cada um trás as suas funções especificas e é dificil generalizar. :)

[[]]
 
32

um exemplo..

fui verificar a voltagem da fonte..

lá ponho eu o vermelho no amarelo e o preto no preto (á espera que leia 12v)..mas a escala só vai até 10 no meu multímetro..portanto rodei o botão pro 50.. (tem 10, 50, 250, 1000 DCV)

e mudando pra 50 (que não sei bem o que é esse 50 entendes) o ponteiro fica nos 7v ???

o que eu tou a perguntar é.. esse 50 e 250 é o quê ??

YX-1000A.jpg
 
Última edição:
Multímetros analógicos não são o melhor para começar nestas lides... :002:

Kursk_crash disse:
(tem 10, 50, 250, 1000 DCV)

Isso é a divisão da escala. Em 10V, a escala máxima do aparelho é 10V em 50V é 50V por aí a diante. Ou seja, se metes em 50V tens que dividir a escala em 50 partes para teres uma unidade. :)

Tenho alguma dificuldade em explicar isto porque, normalmente, uso escalas multíplas de base 10 (escalas de engenharia). :205:

PS: Agora que vi a pic, deves ter no ecrã uma escala de medição para cada uma seleccionada no botão. ;)
 
redalert
os valores em alternado são sempre referidos ao valor eficaz... A onda só atinge o tpo da sinusoide duas vezes por ciclo.
Mas a EDP fornece (ou devia fornecer...) 230 V e 400 V trifásico.

De resto como referiste tem que considerar a tecnologia do multímetro. Mesmo assim para um gajo muito surrado sabendo o tipo de onda que está a medir (quadrada por ex) consegue-se saber as medidas fazendo umas continhas. Um que meça o verdadeiro valor eficaz é mais caro. os meus multímetros favoritos quando usava essa gaita eram os Fluke.

De resto mesmo importante é conselho que o red alert corrigiu
Tensão - paralelo (se meterem em série não medem nada)
Corrente - série (aqui é especialmente importante porque se medirem corrente em paralelo provocam um curto-circuito)
 
Como o timber disse, um bom é caro. Os Fluke realmente são bons. Mas um Fluke TrueRMS é capaz de custar mais 50 contos que um que não seja.

Mas se quiserem ter um multimetro a sério e não um à electricista (:D) já sabem o que devem comprar.
 
redalert disse:
Para cálculo energético não há melhor. Mas para microelectrónica não me f*das. :205: :P :P

[[]]
E sabendo o valor eficaz não consegues saber tudo o que precisas numa sinusoide ? :205: :P :P :205: :P :P

greven,
Medisdas à homem fazem-se com TTs e TIs :D
 
Tive as mesmas duvidas e encontrei 3 documentos interessantes na mula.

O meu contributo:

ed2k://|file|Manual%20Completo%20de%20Uso%20do%20Multimetro%2023.02.2004.doc|865280|A936B55D0B468984962F43DF41FA3D6E|h=SKARSLPRGIGIZVX32UWW5XWRV64UTAGI|/

ed2k://|file|manual%20de%20multimetro.pdf|699146|4544ADA1CFD83C5214D4C60B5D0D5A8F|h=GFF7JCJTXEUDP2QJTVAADXRLVXTIA7LT|/

ed2k://|file|Como%20utilizar%20um%20mult%C3%ADmetro%20digital.doc|3115537|A312C0777D8C0367A68F4766C0672F9C|h=TJKP2GETA7GXLEBU3NN5ZLEZQW3XNJDC|/



Posso mandar por mail se alguem quiser.
 
|revolver| disse:
Tive as mesmas duvidas e encontrei 3 documentos interessantes na mula.

O meu contributo:

ed2k://|file|Manual%20Completo%20de%20Uso%20do%20Multimetro%2023.02.2004.doc|865280|A936B55D0B468984962F43DF41FA3D6E|h=SKARSLPRGIGIZVX32UWW5XWRV64UTAGI|/

ed2k://|file|manual%20de%20multimetro.pdf|699146|4544ADA1CFD83C5214D4C60B5D0D5A8F|h=GFF7JCJTXEUDP2QJTVAADXRLVXTIA7LT|/

ed2k://|file|Como%20utilizar%20um%20mult%C3%ADmetro%20digital.doc|3115537|A312C0777D8C0367A68F4766C0672F9C|h=TJKP2GETA7GXLEBU3NN5ZLEZQW3XNJDC|/



Posso mandar por mail se alguem quiser.


8o links para a mula??:-D :-D :-D
 
SwimmerBoy disse:
O timber já disse tudo. Mas olha que era bom teres algumas noções de electricidade para saberes o que estás a fazer ;)

claro que sim..

já montei muitos led's e molex e faço mod's, potenciómetros, switch ventoinhas..

mas queria algo para me ajudar às vezes para fazer uns esquemas mais completos, sem ter de recorrer a muitos fios e a colocar componentes mais fiáveis e mais simples...
 
Seguir as instuções não significa saber o que se está a fazer...

Por 10€ consegues comprar um multimetro digital que dá para as tarefas mais simples!
 
Back
Topo