TV para SDTV

IcePicK

Power Member
Boas,

A minha TV, uma Radiola de 52cm que já contava com mais de 18 anos, deu o berro e não dá imagem por mais de 5 min. Acho que já não vale a pena mandar arranjar pois deve ficar caro.

Queria agora encontrar uma Televisão nova com um tamanho semelhante à actual. Tenho TVCabo Satélite e muito raramente se vê um DVD ou qualquer coisa que não TV convencional. Também não queria gastar muito dinheiro de preferência abaixo dos €300.

Sendo que é para ver "TV normal" um LCD será boa opção?
Encontrei estes por exemplo estes LCDs um pouco mais pequenos e baratos:
Mitsai 19M07 €239
Mitsai 19CBM07 €299
Ou mais vale comprar uma TV CRT?

Obrigado desde já!
 
... Radiola de 52cm que já contava com mais de 18 anos, deu o berro e não dá imagem por mais de 5 min. Acho que já não vale a pena mandar arranjar pois deve ficar caro.
Curiosamente, tenho uma Philips também de 52 cm, que ao fim de pouco tempo se desliga. Vou brevemente colocá-la num arranjo não-oficial de confiança que normalmente não leva caro. Se o Sr. Engenhoca lhe conseguir voltar a dar vida já fico todo satisfeito porque vale mesmo a pena. No teu caso, acho que só deves tomar uma decisão depois de saberes em quanto fica o arranjo.

Queria agora encontrar uma Televisão nova com um tamanho semelhante à actual. Tenho TVCabo Satélite e muito raramente se vê um DVD ou qualquer coisa que não TV convencional. Também não queria gastar muito dinheiro de preferência abaixo dos €300.
Aqui é que a porca torce o rabo... Pare veres TV convencional (PAL, 4:3, 768*576) o ideal mesmo são os CRT, desde que estejas satisfeito com a imagem. Não ficas com a imagem destorcida nem precisas de activar o modo 4:3 para ver as pessoas com tamanho normal, que num ecrâ panorâmico significa colocar faizas pretas dos dois lados da imagem, ficando uma boa parte do investimento por utilizar. É um pouco subjectivo, há quem não se importe com isso, mas eu detesto. Portanto, tens de ver para formar a tua opinião. Da novas tecnologias, não há um único LCD sequer na faixa dos €300 cuja imagem nessas condições justifique a compra (e plasma com esse tamanho nunca vi), mas se optares por este caminho e gastares mais uns euros então o Plasma deverá ter vantagem.

Sendo que é para ver "TV normal" um LCD será boa opção?
Encontrei estes por exemplo estes LCDs um pouco mais pequenos e baratos:
Mitsai 19M07 €239
Mitsai 19CBM07 €299
Para TV normal, por €300, nenhum LCD é boa opção. E os Plasma a esse preço ainda não os vi... E tu disseste que querias manter o tamanho, logo, o que deves ter em conta é a altura da imagem, ou seja, na tua TV tens 52 cm de diagonal, ou seja, cerca de 31 cm de altura. Para teres uma imagem de TV convencional não deformada com o mesmo tamanho num LCD panorâmico então terias de escolher um de 66 cm (32 cm de altura), cujos modelos mais baratos (e piores) andam na casa dos €450. Terias também de usar o modo 4:3, ficando com as tais bandas negras dos dois lados da imagem, ou então ficar com a imagem distorcida, ou seja, jogadores de futebol anões, caras inchadas para os lados, etc. Neste caso mais valia gastar esse mesmo dinheiro num LCD de 82 cm, ou num Plasma também de 82.

Ou mais vale comprar uma TV CRT?

Obrigado desde já!
A meu ver, mais vale uma TV CRT, desde que não tenhas de a comprar. É que já não vale mesmo a pena.
O meu conselho é: (1) procura pelo orçamento mais barato para o arranjo do CRT que já tens; (2) se for em conta e estás satisfeito com a imagem dessa tv quando ele funciona, então avança para a reparação - poupas dinheiro, ficas com a melhor opção para TV convencional tendo em conta o orçamento, e poupas para quando mudares de TV comprares uma a sério e a um preço decente. Em princípio na altura da TV Digital... mas deixemos a futurologia de lado; (3) se não optares pelo arranjo, então estás numa situação difícil: ou optas por uma CRT de 55cm (~€150) que vai ficar completamente desatualizada dentro de pouco tempo com a TDT, ou optas por um LCD barato (como os que mencionaste) e ficas mal servido tanto agora como no futuro (e com uma imagem distorcida, com cores nada reais, e mais pequena, uma vez que 48 cm de diagonal em 4:10 são 21cm de altura!), ou então a melhor hipótese caso optes por seguir o passo 3, é juntares mais uns euritos e comprares de preferência um Plasma (melhor opção para visualizar sinal convencional) de 82cm (estive a ver agora na worten é há um bem em conta: €450) ou então um LCD (no mesmo site vi agora um de €430).
E o meu último conselho, caso chegues a uma destas duas últimas opções, é ires à loja e veres com os teus próprios olhos qual tem a imagem que mais te agrada. Aqui, a principal coisa que deves ter em conta é que deves fazer a comparação estando os televidores a receberem sinal de TV convencional, porque será esse o principal uso nestes próximos anos.
Depois virá a TV digital e como tal deves também ver como ficam as imagens com sinais de alta definição.
Tem também em conta as condições de iluminação da divisão onde ficará o televisor.
E convém fazeres esses testes à mesma distância a que ficarás da TV em casa.

Espero ter ajudado, e boa sorte na reparação/compra!
 
Última edição:
Curiosamente, tenho uma Philips também de 52 cm, que ao fim de pouco tempo se desliga. Vou brevemente colocá-la num arranjo não-oficial de confiança que normalmente não leva caro. Se o Sr. Engenhoca lhe conseguir voltar a dar vida já fico todo satisfeito porque vale mesmo a pena. No teu caso, acho que só deves tomar uma decisão depois de saberes em quanto fica o arranjo.


Aqui é que a porca torce o rabo... Pare veres TV convencional (PAL, 4:3, 768*576) o ideal mesmo são os CRT, desde que estejas satisfeito com a imagem. Não ficas com a imagem destorcida nem precisas de activar o modo 4:3 para ver as pessoas com tamanho normal, que num ecrâ panorâmico significa colocar faizas pretas dos dois lados da imagem, ficando uma boa parte do investimento por utilizar. É um pouco subjectivo, há quem não se importe com isso, mas eu detesto. Portanto, tens de ver para formar a tua opinião. Da novas tecnologias, não há um único LCD sequer na faixa dos €300 cuja imagem nessas condições justifique a compra (e plasma com esse tamanho nunca vi), mas se optares por este caminho e gastares mais uns euros então o Plasma deverá ter vantagem.

Para TV normal, por €300, nenhum LCD é boa opção. E os Plasma a esse preço ainda não os vi... E tu disseste que querias manter o tamanho, logo, o que deves ter em conta é a altura da imagem, ou seja, na tua TV tens 52 cm de diagonal, ou seja, cerca de 31 cm de altura. Para teres uma imagem de TV convencional não deformada com o mesmo tamanho num LCD panorâmico então terias de escolher um de 66 cm (32 cm de altura), cujos modelos mais baratos (e piores) andam na casa dos €450. Terias também de usar o modo 4:3, ficando com as tais bandas negras dos dois lados da imagem, ou então ficar com a imagem distorcida, ou seja, jogadores de futebol anões, caras inchadas para os lados, etc. Neste caso mais valia gastar esse mesmo dinheiro num LCD de 82 cm, ou num Plasma também de 82.


A meu ver, mais vale uma TV CRT, desde que não tenhas de a comprar. É que já não vale mesmo a pena.
O meu conselho é: (1) procura pelo orçamento mais barato para o arranjo do CRT que já tens; (2) se for em conta e estás satisfeito com a imagem dessa tv quando ele funciona, então avança para a reparação - poupas dinheiro, ficas com a melhor opção para TV convencional tendo em conta o orçamento, e poupas para quando mudares de TV comprares uma a sério e a um preço decente. Em princípio na altura da TV Digital... mas deixemos a futurologia de lado; (3) se não optares pelo arranjo, então estás numa situação difícil: ou optas por uma CRT de 55cm (~€150) que vai ficar completamente desatualizada dentro de pouco tempo com a TDT, ou optas por um LCD barato (como os que mencionaste) e ficas mal servido tanto agora como no futuro (e com uma imagem distorcida, com cores nada reais, e mais pequena, uma vez que 48 cm de diagonal em 4:10 são 21cm de altura!), ou então a melhor hipótese caso optes por seguir o passo 3, é juntares mais uns euritos e comprares de preferência um Plasma (melhor opção para visualizar sinal convencional) de 82cm (estive a ver agora na worten é há um bem em conta: €450) ou então um LCD (no mesmo site vi agora um de €430).
E o meu último conselho, caso chegues a uma destas duas últimas opções, é ires à loja e veres com os teus próprios olhos qual tem a imagem que mais te agrada. Aqui, a principal coisa que deves ter em conta é que deves fazer a comparação estando os televidores a receberem sinal de TV convencional, porque será esse o principal uso nestes próximos anos.
Depois virá a TV digital e como tal deves também ver como ficam as imagens com sinais de alta definição.
Tem também em conta as condições de iluminação da divisão onde ficará o televisor.
E convém fazeres esses testes à mesma distância a que ficarás da TV em casa.

Espero ter ajudado, e boa sorte na reparação/compra!

Bem, fiquei espantado com a reposta... Não com as opções mas sim com a qualidade da resposta.

Devo dizer que nunca me tinham respondido com tanta clareza. Acho que vou mesmo optar pelo arranjo, caso seja possível, pois faz todo o sentido aquilo que dizes.

Obrigado.
 
Existem TV LCD's de 4:3 e que nao chegam sequer aos 200 € ;)

Acho que reparar algo com 18 anos já é quase exagero... A não ser que seja algo baratinho, mais vale apostar em algo melhor.
 
Gostei da explicação em relação ao sinal 4:3

Realmente hoje em dia já muita gente tem tv´s com ecrã panoramico, mas as emissões "normais" não estão adaptadas a este tipo de tv.

Eu tenho um CRT 16:9 de 32", e ver tv convencional é uma porcaria. Pessoas achatadas...etc.

Tv Digital e HD não faço ideia pois nunca exprimentei.

Mas mesmo os filmes em DVD, na sua maioria, não estão adaptados a ecrã 16:9

Ou seja, já à uns anos que se vendem tv´s 16:9, mas emissões adaptadas a estas tv´s sempre foi um problema.

É como foi dito....tem de se adaptar a imagem 4:3, mas ai não se está a tirar total partido do ecrã.


Cumps.
 
Bem, fiquei espantado com a reposta... Não com as opções mas sim com a qualidade da resposta.

Devo dizer que nunca me tinham respondido com tanta clareza. Acho que vou mesmo optar pelo arranjo, caso seja possível, pois faz todo o sentido aquilo que dizes.

Obrigado.

De nada, é para isso que cá estamos.
 
Existem TV LCD's de 4:3 e que nao chegam sequer aos 200 € ;)

Acho que reparar algo com 18 anos já é quase exagero... A não ser que seja algo baratinho, mais vale apostar em algo melhor.

Pois, mas são televisões que têm resoluções "esquisitas" que aliadas aos maus motores de scaling, cor irreal, arrastamento da imagem a ver futebol por exemplo, etc, não compensam. E ainda menos compensam se tivermos em conta que ficarão desactualizadas na mesma altura de todos os CRT, pois não estão preparadas pala o HD. Ou seja, ficamos mal servidos agora e no futuro. Isto para não mencionar que para os 50cm teríamos de desmbolsar não os menos de €200 como referiste mas cerca de €300 ou mais.

Mas estou de acordo contigo no resto, pois se a reparação for barata, vale a pena aguentar mais uns anos, caso contrário, é melhor começar a poupar para comprar um Plasma ou LCD decente.

PS: Levei hoje a minha Philips de 22 anos e fiquei a saber que a reparação é simples e em princípio barata. Espero que o "em princípio" se confirme e que o IcePicK tenha a mesma sorte! Caso contrário, ou gastamos uma pipa de massa e ficamos mais ou menos (+ na qualidade - na carteira) ou gastamos uma pipa de massa pequenita e ficamos mal servidos!
 
Eu ja tou com esse dilema a meses, quero comprar um tv para a wii e para sinal convencional... a tv é para quarto. e também ando a ver qual é a solução mais barata... há uma crt da samsung 55 cm por 170 € e também estou a ponderar lcd 4:3 por 250€ enfim.. a medida que o tempo passa espero que possa surigir alguma coisa nova..
 
As Tvs 16:9 deviam ter opção para fazer crop a imagem 4:3, centrava e cortava o topo ou a base ou ambos...

Sobre DVD's, todos que conheço tem imagem 16:9 ou ainda mais estreito...
 
As Tvs 16:9 deviam ter opção para fazer crop a imagem 4:3, centrava e cortava o topo ou a base ou ambos...

Sobre DVD's, todos que conheço tem imagem 16:9 ou ainda mais estreito...

Quanto às opções de ajuste de imagem, sim as tv´s 16:9 tem varios formatos.

Mas se quizeres usar todo o ecrã tens de cortar parte da imagem, ou seja, deixas de ver uma parte da imagem de baixo e de cima.

Se quizeres por em formato 4:3 vais ficar com um quadrado no meio do ecrã e barras pretas laterais.

Quanto aos DVD´s

Vejo grande parte dos filmes em dvd em tv´s 16:9 a apresentar barras pretas em cima e em baixo.

Ou seja....a TV já é baixa e com faixas pretas não fica grande coisa.


Já vi uma vez um canal estrangeiro que emitia, diziam eles, 16:9 "puro", ou seja, a imagem não tinha qualquer barra preta...e numa tv 4:3 ficava a imagem bastante esticada na vertical, enquanto que numa tv 16:9 ficava a imagem excelente.
E tem logica, pois se repararem grande maioria das tv´s crt 4:3 recentes tem opção 16:9, que quando se seleciona, achata a imagem aparecendo barras pretas em cima e em baixo.

Agora o dito 16:9 que é transmitido pela RTP, por exemplo, tem as ditas barras pretas, e o que as tv´s 16:9 fazem é um zoom à imagem de maneira a que desapareçam as ditas barras.

Para mim o mais correcto seria a tal imagem esticada sem barras pretas que nas tv´s 16:9 ficava perfeito.....mas por outro lado quem tivesse ainda tv´s 4:3 muito antigas não conseguiria ver a imagem correctamente.
 
Última edição:
Back
Topo