Ubunto/XP: Os ficheiros desaparecidos!!

van_Zeller

Power Member
Boas pessoal

Tenho um PC com um disco com XP e Linux com 3 partições, 2 para os sistemas operativos e 1 para os documentos. A partição dos documentos está em NTFS e eu tenho acesso de leitura e escrita nessa partição. Até aqui tudo bem.
O mistério começa quando eu notei que certas pastas não têm lá dentro tudo o que deviam, ou seja, há ficheiros mp3 que eu só consigo aceder pelo XP. No total, a minha discoteca devia ser composta por 3500+ musicas, mas no Ubunto, só aparecem ~3400. Todas as 3500+ funcionam perfeitamente no XP! O album dos da weasel, por exemplo só tem 4 musicas no Ubunto, mas aparece completo e funciona perfeitamente no XP!

Já desfragmentei o disco e já corri o scandisk do windows. De resto, tenho o PC a funcionar perfeitamente.

Ideias?
 
Isso deve ser por causa da codificação dos caracteres ser UTF-8, para a mudar tens que editar o
/etc/fstab na linha "locale=en_US.utf8", escreves "locale=en_US.ISO-8859-1".

Atenção que não tenho a certeza, mas pela lógica deve ser assim.
 
Tens um faro mto apurado, porque eu mudei alguns nomes de musicas para coisas tipo ãéíõ e assim e de facto desapareceram!
A má notícia é que não consigo editar o fstab como deve ser, devo estar a fazer alguma coisa mal...Tenho a linha em questão assim:

/dev/sda3 /media/DOCUMENTS ntfs-3g defaults,locale=en_US.ISO-8859-1 0 0

Podes-me explicar exactamente qual o aspecto que o fstab devia ter?
 
Este é o meu fstab. Se puseres as tuas partiçoes windows como eu tenho as minhas duas ultimas linhas (o /dev/sda6 e o /dev/hda1) nao deves ter problemas... Obviamente, muda o path dos dispositvos:007:
Fica bem;)
Código:
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
/dev/sda2       /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
/dev/sda5       /home           ext3    defaults        0       2
/dev/sda1       none            swap    sw              0       0
/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/hdd        /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto  0       0
/dev/sda6    /media/f    ntfs-3g umask=0,nls=utf8,locale=pt_PT.utf8     0    0
/dev/hda1    /media/c     ntfs-3g umask=0,nls=utf8,locale=pt_PT.utf8     0     0
 
Este é o meu fstab. Se puseres as tuas partições Windows como eu tenho as minhas duas ultimas linhas (o /dev/sda6 e o /dev/hda1) nao deves ter problemas... Obviamente, muda o path dos dispositvos:007:
Fica bem;)
Código:
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
/dev/sda2       /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
/dev/sda5       /home           ext3    defaults        0       2
/dev/sda1       none            swap    sw              0       0
/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/hdd        /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto  0       0
/dev/sda6    /media/f    ntfs-3g umask=0,nls=utf8,locale=pt_PT.utf8     0    0
/dev/hda1    /media/c     ntfs-3g umask=0,nls=utf8,locale=pt_PT.utf8     0     0

Fiz o que disseste, mas mesmo assim, não consigo fazer com que apareçam as musicas dos da weasel cujo nome tem caracteres portugueses (ãééĩ etc)...O meu fstab tem este aspecto(não ligues à confusão):
Código:
# /etc/fstab: static file system information.b
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda4
UUID=4d30f8c4-7148-41cc-9b47-b1e242b1fe41 /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda2
#UUID=FCEC21A3EC2158E2 /media/sda2     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1
# /dev/sda1
UUID=3af827dd-b9b0-4801-89dc-94da55c72227 none            swap    sw              0       0
/dev/hda    /media/cdrom0      udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/       /media/floppy0     auto        rw,user,noauto  0       0
/dev/sda3   /media/DOCUMENTS  ntfs-3g     umask=0,nls=utf8,locale=pt_PT.utf8     0    0
#/dev/sdb1   /media/B-UP        ntfs-3g     defaults,locale=en_US.ISO-8859-1   0    0
Alguma ideia?

EDIT - Mais detalhes:

 
Última edição:
nao tenho a certeza se o utf8 suporta acentos e isso... nao é pt_PT@euro ou o ISO-8859-15 ? nao tou no linux por isso n tenho aqui a lista dos locales, mas tenta por o ultimo q disse... mas o problema tem de ser relacionado com isso...
 
Primeiro vais a /etc e fazes:
cp -p locale.gen locale.gen_backup
depois fazes sudo gedit locale.gen e mudas o en_US.UTF-8 UTF-8 para pt_PT.UTF-8 UTF-8
Depois escreves sudo /usr/sbin/locale-gen
Fica bem;)
 
Última edição:
Ja agora, é possivel ter 2 locales? É que ha programas que nao suportam o pt_pt, e nao dao erro, mas aparecem umas linhas maradas no apt-get, e se houver problemas é mais dificil diagnosticar...
 
Back
Topo