Ubuntu 12.04 Server 32 bits ou 64 bits?

RuiSousa881

Suspenso
Tenho um servidor com as seguintes características: Intel Core 2 Duo E4300, 2 GB Ram e 160 GB de disco (sata).

O processador suporta arquitectura 64 bits, mas 2 GB de RAM parecem-me escassos. O que vocês recomendariam neste caso (32 ou 64 bits)?


Obrigado desde já pelas respostas.
 
Servidor de quê? Irá ter muito load? Pensas um dia fazer upgrade à memória Ram?

A meu ver, nesta altura, não se deve usar versões 32 bit a não ser que o processador não suporte 64 bit.

No teu caso tens que ver se na prática fará alguma diferença uma ou outra escolha.
 
Se com 2GB de RAM e 64bit esse servidor funcionar sem perder muito tempo a usar a SWAP é preferivel usar a versão 64bit.

Se os 2GB não forem suficientes para usar a versão 64bit é preferivel adicionar mais RAM se tal for possivel.

Só em caso contrario é preferivel usar a versão 32bit. O Ubuntu 12.04 LTS 32bit usa por defeito o kernel Linux i686-pae que permite usar até 64GB de RAM mas mantem o limite normal de 3-4GB/processo (32bit) o que pode ser ou não ser um problema dependendo se esse limite á atingido ou não. A versão 32bit usa menos RAM que a versão 64bit e isso é uma vantagem em algumas situações.

Mesmo que os 2GB sejam curtos sempre podes alterar a swappiness (https://help.ubuntu.com/community/SwapFaq#What_is_swappiness_and_how_do_I_change_it.3F), a cache pressure e utilizar zram para aproveitar a RAM ao maximo. Podes também jogar com as prioridades da SWAP para obter melhor performance ou mesmo usar um disco (HDD ou SSD) dedicado como SWAP.
 
Servidor será usado essencialmente para webserver. Ou seja apache + php + mysql. Pelo que li um webserver não consome muita memória ram e com sistema 64 bits terei o melhor partido do processador. Estarei correcto? Acho que vou optar pela versão 64 bits.
 
Mysql pode consumir bastante memória ram. Depende do load e da configuração que se usa.

Quanto a tirar melhor partido do processador, a performance varia de aplicação para aplicação. Normalmente binários 64 bit ganham, mas também são maiores e consomem mais memória ram.
 
Back
Topo