ubuntu 7.10 problema c root e user

Status
Fechado a novas mensagens.

Salvador_

Suspenso
Boas peeps...tenho o seguinte problema acho eu que e' problema... e esta a suscitar me bastantes duvidas....

na versao 7.04 aquado da instalação pedia me uma passwd para o root assim como posteriormente uma pass para o utilizador... nesta ultima versão pede apenas uma... e achei estranho... quando vou a fazer qualquer coisa que requira a pass ele pede a pass e a usada e' a password de utilizador na mesma... fui ao configurador de contas e mudei a password de root para uma outra diferente:



em seguida, lembrome que sempre iniciava o synaptic ou isso ele pedia sempre password de root... actualmente nao pede... entao pergunto se e' alguma coisa nos privilegios de user que estão mal deixo aqui mais um screen shot... de recordar que este eh um FRESH INSTALL dai nao estar a perceber


ja agora se alguem swouber como tornar igualmente transparente os icones nas barras como aquele do "Show desktop" agradecia.... aquilo tar ali branco sozinho fica um bocadinho feio....
 
Humm aqui no forum num topico já vi como se pode mudar a pass de router, acho que era "sudo password root" ou que era, já não me lembro bem, é questão de procurares
 
e o facto de configurar o synaptic sem pedir a pass eh normal ? ja nao m lembro bem do ultimo ubuntu... pelo menos nos outros linuxs mal basta carregar no launch de gestor de pacotes e pedem logo a pass...aqui nao !
 
na versao 7.04 aquado da instalação pedia me uma passwd para o root assim como posteriormente uma pass para o utilizador... nesta ultima versão pede apenas uma... e achei estranho... quando vou a fazer qualquer coisa que requira a pass ele pede a pass e a usada e' a password de utilizador na mesma... fui ao configurador de contas e mudei a password de root para uma outra diferente:
Em nenhum Ubuntu pede pass root, porque ele vem sempre desactivado, o primeiro utilizador que se cria, tem privilégios sudo (root).


em seguida, lembrome que sempre iniciava o synaptic ou isso ele pedia sempre password de root... actualmente nao pede... entao pergunto se e' alguma coisa nos privilegios de user que estão mal deixo aqui mais um screen shot... de recordar que este eh um FRESH INSTALL dai nao estar a perceber
Para executar o synaptic, pede a password de acesso ao sudo, e esta é a sua password para os utilizador com privilégios sudo.

Volto a afirmar sempre foi assim.. deves estar a confundir com outra distro.
 
pois devo estar a confundir... ja n usava ubuntu algum tempo.... suse sei que eh assim e PC Linux... pronto apenas suspeitei que pudesse ser algum problema... tou esclarecido entao...

mas por exemplo no nautilus sempre que tento entrar numa partiçao ntfs a' primeira pede password a dizer que apenas administradores do sistema podem entrar...n sabia disto...
 
Última edição:
a password de root no ubuntu vem "em branco" por defeito.

para atribuir uma password ao root (super utilizador) é necessário abrir a consola e escrever "sudo passwd"...

... pede a pass do "utilizador" e de seguida pede para introduzir a password de "UNIX" e confirmar, mas...

...para arrancar em modo gráfico com a conta de root, é também necessário ir a ( sistema -> administração -> Janela de inicio de sessão ) e no separador (segurança) seleccionar (permitir inicio de sessão local pelo administrador).

para arrancar a sessão de "administrador", introduzir "root" como utilizador e pôr a respectiva password. (na janela de inicio de sessão, claro...)

ATENÇÃO: NÃO É ACONSELHÁVEL TRABALHAR COM A MAQUINA EM MODO DE SUPER UTILIZADOR.

Além de estar desprotegida, (ou ...MENOS protegida) também é muito fácil "destruir" o sistema operativo na eventualidade de se cometer um erro... acreditem, que eu sei :sad:
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo