Ubuntu no Portátil

mikeziri

Power Member
Tenho um notebook ACER Aspire 1694WLMi. Acontece que tenho o Windows xp numa partição e tenho o ubuntu emulado no Vmware (dentro do xp). Quis pôr o Ubuntu nativo e tive um problema em que ele ao iniciar o setup encravava lá num passo onde dizia uncompressing linux done... ready to boot kernel, ou uma coisa parecida.

Depois de um search aqui no fórum descobri como resolver o problema: "linux noapic nolapic" no boot e funciona.

Lá consegui instalar o ubuntu nativo. Depois de ejectar o cd e ele terminar a instalação do resto dos programas, selecionei as resoluções adicionais que queria que ele instalasse (no ubuntu emulado pus 1280x800, que é a res que tenho no xp). Selecionei, para além das que já vinham, 1280x800 e quando tudo terminou e estava pronto para carregar o gnome ambiente gráfico, oiço o som mas não vejo imagem: tudo preto!

Alguém me consegue explicar o que se passa?

Já tive o ubuntu nativo no desktop que tenho e funcionou às mil maravilhas.

Obrigado.
 
Isso é problema no xorg.
Instalas-te os drivers da placa grafica antes de meteres as resoluções?

Esse tem uma placa ATI não é?
Eu num 4002 fiquei com a resolução boa sem instalar drivers.

Mas não tenho speedstep. Como preciso do disco todo vou ter que ficar com o Windows. O Dapper Drake espero que tenha muito melhor suporte.
 
Última edição:
De facto, se vires aqui ao lado no "my system" tenho uma ATi x700 128mb. Mas como instalo as drivers antes de meter o ubuntu?

não estou muito dentro disto.. o que é o XORG?

com outra distro. isto funcionará?
 
boas,

tens que entrar em rescue mode ou assim e editares o ficheiro /etc/X11/xorg.conf
(por exemplo com o vim: "sudo vim /etc/X11/xorg.conf")
Depois procuras pela secção DEVICE no ficheiro e adicionas esta linha:
Option "MonitorLayout" "LVDS,TMDS"

save, boot e já deve dar :)
 
Tinhas razão... my bad... lá acrescentei a linha no respectivo sítio... salvei... fiz reboot mas nada... continua na mesma.

Mas porque é que isto acontece?
 
A causa não sei mas tenho um portatil igual ao teu e bastou essa linha para funcionar, meteste tudo correcto com as " " etc? :|
Se sim não sei outra solução porque no meu funciona...
 
Eu chego ao sítio correcto do Device e ponho:

Option "MonitorLayout" "LVDS,TMDS"

depois fasso :w(enter) ctl+e para ele escrever por cima (save) e ctrl+q para ele sair... fasso reboot e nada...

É isto que tenho que fazer certo?

Ghetto_smurf: Já fiz isso mas ele diz-me que não tenho permissão.
Mas a questão é que o gajo vai po X mas não mo mostra! porque eu oiço o sonzinho do gajo a lá xegar...

Já agora confirmem-me como se salva no vim... fui procurar a documentação mas não encontrei um comando de save próprio.
Tinha um que era write qualquer coisa... fiz esse e o gajo disse file writen...
Talvez haja um específico para salvar o documento
 
Última edição:
Já ca tou no ubuntu ... desta vez com imagem ;)

Obrigado a todos... o problema foi um "V"... na parte "LVDS,TMDS" faltou akele "V".

Obrigado
PandMonium. E aos outros claro.
 
Instalei agora mesmo o Ubuntu 5.10 (ainda não tinha instalado este, só o Kubuntu 5.10) no portátil (Vaio A295HP).

Correu tudo bem, funca às mil maravilhas, inclusive o Wifi. Agora vou tratar de actulizar o mesmo. :)

No desktop vou esperar pela saída do Fedora Core 5 (a 15 de Março) para poder testar.
 
Última edição:
Segundo li e vários gajos lá do ISTagus têm o mesmo problema, é que a ATi tem incompatibilidades com o sistema... havia lá um que tinha uma x700 como eu e não conseguia meter o ubuntu no portátil... certamente não é user do techzone! ;) ou não lêu esta thread ... ehe
 
Back
Topo