1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ubuntu no Portátil

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por s00n, 28 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 12; Visualizações: 1259)

1. s00n

s00n Power Member

Tenho um notebook ACER Aspire 1694WLMi. Acontece que tenho o Windows xp numa partição e tenho o ubuntu emulado no Vmware (dentro do xp). Quis pôr o Ubuntu nativo e tive um problema em que ele ao iniciar o setup encravava lá num passo onde dizia uncompressing linux done... ready to boot kernel, ou uma coisa parecida.

Depois de um search aqui no fórum descobri como resolver o problema: "linux noapic nolapic" no boot e funciona.

Lá consegui instalar o ubuntu nativo. Depois de ejectar o cd e ele terminar a instalação do resto dos programas, selecionei as resoluções adicionais que queria que ele instalasse (no ubuntu emulado pus 1280x800, que é a res que tenho no xp). Selecionei, para além das que já vinham, 1280x800 e quando tudo terminou e estava pronto para carregar o gnome ambiente gráfico, oiço o som mas não vejo imagem: tudo preto!

Alguém me consegue explicar o que se passa?

Já tive o ubuntu nativo no desktop que tenho e funcionou às mil maravilhas.

Obrigado.

2. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Isso é problema no xorg.
    Instalas-te os drivers da placa grafica antes de meteres as resoluções?

Esse tem uma placa ATI não é?
    Eu num 4002 fiquei com a resolução boa sem instalar drivers.

Mas não tenho speedstep. Como preciso do disco todo vou ter que ficar com o Windows. O Dapper Drake espero que tenha muito melhor suporte.

Última edição: 28 de Fevereiro de 2006
  3. s00n

s00n Power Member

De facto, se vires aqui ao lado no "my system" tenho uma ATi x700 128mb. Mas como instalo as drivers antes de meter o ubuntu?

não estou muito dentro disto.. o que é o XORG?

com outra distro. isto funcionará?

4. PandMonium

PandMonium Power Member

boas,

tens que entrar em rescue mode ou assim e editares o ficheiro /etc/X11/xorg.conf
    (por exemplo com o vim: "sudo vim /etc/X11/xorg.conf")
    Depois procuras pela secção DEVICE no ficheiro e adicionas esta linha:
    Option "MonitorLayout" "LVDS,TMDS"

save, boot e já deve dar :)

5. s00n

s00n Power Member

Não tenho a pasta x11... não há outra solução?

Já agora alguém que me saiba explicar melhor porque é que isto se sucede?

6. PandMonium

PandMonium Power Member

é X11 e não x11, podes usar a tecla tab pra te ajudar a escrever os paths :P

7. s00n

s00n Power Member

Tinhas razão... my bad... lá acrescentei a linha no respectivo sítio... salvei... fiz reboot mas nada... continua na mesma.

Mas porque é que isto acontece?

8. Ghetto_smurf

Ghetto_smurf Power Member

já tentaste entrar no X em modo seguro?

tipo fazer login em modo texto e fazer startx?

9. PandMonium

PandMonium Power Member

A causa não sei mas tenho um portatil igual ao teu e bastou essa linha para funcionar, meteste tudo correcto com as " " etc? :|
    Se sim não sei outra solução porque no meu funciona...

10. s00n

s00n Power Member

Eu chego ao sítio correcto do Device e ponho:

Option "MonitorLayout" "LVDS,TMDS"

depois fasso :w(enter) ctl+e para ele escrever por cima (save) e ctrl+q para ele sair... fasso reboot e nada...

É isto que tenho que fazer certo?

Ghetto_smurf: Já fiz isso mas ele diz-me que não tenho permissão.
    Mas a questão é que o gajo vai po X mas não mo mostra! porque eu oiço o sonzinho do gajo a lá xegar...

Já agora confirmem-me como se salva no vim... fui procurar a documentação mas não encontrei um comando de save próprio.
    Tinha um que era write qualquer coisa... fiz esse e o gajo disse file writen...
    Talvez haja um específico para salvar o documento

Última edição: 1 de Março de 2006
  11. s00n

s00n Power Member

Já ca tou no ubuntu ... desta vez com imagem ;)

Obrigado a todos... o problema foi um "V"... na parte "LVDS,TMDS" faltou akele "V".

Obrigado
    PandMonium. E aos outros claro.

12. greven

greven Folding Artist

Instalei agora mesmo o Ubuntu 5.10 (ainda não tinha instalado este, só o Kubuntu 5.10) no portátil (Vaio A295HP).

Correu tudo bem, funca às mil maravilhas, inclusive o Wifi. Agora vou tratar de actulizar o mesmo. :)

No desktop vou esperar pela saída do Fedora Core 5 (a 15 de Março) para poder testar.

Última edição: 3 de Março de 2006
  13. s00n

s00n Power Member

Segundo li e vários gajos lá do ISTagus têm o mesmo problema, é que a ATi tem incompatibilidades com o sistema... havia lá um que tinha uma x700 como eu e não conseguia meter o ubuntu no portátil... certamente não é user do techzone! ;) ou não lêu esta thread ... ehe

Partilhar esta Página