Ubuntu + Virtual Machine = Windows + Aplicações = Duvidas!

djg

Power Member
Boas,

Desde já queria agradecer pela qualidade do Fórum, mesmo este não sendo o meu primeiro post, mas nos outros nunca tinha agradecido por tamanha fonte de conhecimento que este Fórum tem sido para mim.

Agora o meu problema, dúvida:

Já andei a pesquisar pelo fórum, já encontrei algumas coisas que me tiraram algumas dúvidas, outras que me deixaram com ainda mais dúvidas, por isso resolvi expor aqui tudo o que se passa nesta cabeça (espero que não me digam para fazer de novo uma busca :) nem me dêem na cabeça).

Então é o seguinte (agora sim o meu problema). Eu como grande maioria do mundo, usa o belo do Sistema Operativo, desenvolvido pela Microsoft, que se chama Windows (já usei o 95 98 XP agora estou no vista). Mas sinceramente, já estou um pouco farto, e gostaria de partir noutro caminho.

Já tive o Red Hat, já tive o Fedora, e ultimamente tenho andado com o Ubuntu (seja instalado nativamente, com dual boot, seja instalado a partir do Wubi (não tive com paciência para criar partições e etc., também não tinha tempo porque andava com muitos trabalhos na faculdade, pois faculdade…esta é a parte que me trás mais problema na mudança de SO)).

No meu curso, licenciatura, ou mestrado integrado (como quiseram chamar) faço o uso de certas aplicações muito frequentemente, tipo MatLab, Visual Studio, Netbeans (esta nem tem problemas), Office 2007 (pois, a maioria do pessoal usa o belo do formato docx, e também e a melhor ferramenta Office que conheço) …mais aplicações…não estou a ver. Como tal, não posso abandonar 100% o Windows, vou ter de o usar sempre em algum momento.

A minha dúvida é: Será que devo meter o Ubuntu e Windows em dual boot? Será que há algum problema em ter só o Ubuntu e depois uma máquina virtual a correr o Windows? (esta seria a minha preferida)

Para a última, sei que existem alguns programas para o fazer, tipo, VMWare, VirtualBox, entre outras, mas estas foram as que tiveram feedback mais positivo no fórum do Ubuntu. Agora, também li que cada um dos programas tem as suas vantagens e os seus problemas (sejamos francos que agora não me estou a lembrar de problemas, sei que um deles existe problemas a copiar ficheiros da maquina virtual para a maquina física). Sei que também existe por parte da VMWare uma aplicação que corre uma instalação nativa dentro do outro SO, ou então estou enganado.:rolleyes:

Bem o texto já vai longo, mas vou só fazer mais uma pergunta.

Um colega meu, e também frequentador do Fórum, cujo nome vou deixar em anonimato, mas é uma pessoa que respeito muito a opinião porque ele até percebe das coisas :) (FASC) alertou-me para o problema dos discos rígidos externos. Visto a maioria das pessoas a minha volta usar Windows, eu teria de usar o disco externo em NTSF…mas segundo sei…Linux e NTSF não se dão muito bem. Ler tudo bem, mas escrever pode sair borrada. Como poderia usar este pedaço de hardware bastante útil sem comprometer os dados?

Bem, já chega, resta-me aguardar resposta e que alguém tenha paciência para ler isto tudo.

Cumprimentos!
 
1 - Sempre usei o VirtualBox e agora na sua versão mais recente está ainda melhor. Não tens qualquer problema em partilhar ficheiros entre a máquina virtual e a física, através das 'Shared Folders'.

2 - Em relação ao NTFS, há muito que já é (bem) suportado em GNU/Linux, através do ntfs-3g. Também não me parece que vás ter grandes problemas.
http://www.ntfs-3g.org/

O único inconveniente que vejo nessa tua segunda opção (Windows numa máquina virtual) é o facto desse tipo de programas que usas consumirem boa parte da memória do computador, pelo que poderás ver a performance dos mesmos, reduzida.

Boa sorte!
 
Eu nunca usei o VirtualBox, so a VMware. Eu neste momento estou a usar ao contrario do que tu queres, ou seja, tenho o Windows como host e o Linux como guest. A VMware está bastante boa mesmo em termos de performance está mesmo muito bom comparando com algum tempo atrás, sendo um produto free está mesmom bom.

Em relação ao VMware a copia de ficheiros entre host e guest é feito de uma maneira muito facil, basta fazer copy paste entre a o host e o gest e vice-versa, bastante mail util do que estar a criar shared folders para fazer copia de ficheiros.

Em relação ao NTFS já foi dito no post anterior que já é bem suportado hoje em dia através do ntfs-3g.

O único problema que eu vejo em ter a usar uma Virtual Machine é mesmo em termos de processamento pois tens sempre o SO Guest com a performance "capada" logo se usas programas mais pesados podem demorar mais tempo a serem processados.
 
Já que contaste a tua história, vou resumir a minha: à duas anos conheci o Ubuntu, instalei em dual-boot, para ajudar na tranzição e em dois meses formatei o PC e instalei o Ubuntu. Desde então uso apenas o Ubuntu que me facilitou a vida: MUITO menos stresses relacionados com virus, regedits gigantes e meia hora à espera do arranque e do fecho do sistema.

Entretanto, na universidade fui obrigado a instalar o SPSS que funciona apenas em Windows. Como nao cria "estragar" o meu sistema com uma partição para o windows usei o VirtualBOX que me resolveu o problema na perfeição!

O pior foi no semestre seguinte, tive de utilizar o Visual Studio, que é dos programas mais gulosas em termos de memória. Utilizei durante algum tempo em VirtualBOX mas, como só tinha 1GB de memória, ao correr os programas que tava a trabalhar no Visual Studio o computador ficava muito lento. Assim, instalei o Windows novamente só por um semestre. No final voltei a formatar o windows.

Moral da história:
Não tive qualquer problema em usar dual boot's, virtualBox's nem nada. E, obviamente, recomendo a utilização do Ubuntu como Sistema principal, e windows para os biscates necessários como é o caso de Visual Studios, CADs, etc. Para outras coisas, o Ubuntu é perfeito. E lê ntfs e docx na perfeição. O ÚNICO problema do ntfs é se não desmontares a unidade quando retiras do windows, é possivel que percas dados ao montar no Ubuntu, mas isso é uma verdade absoluta mesmo em Windows!

Abraço.
 
Boas,

Se arranjares o matlab para linux o que te resta é o visual studio e o office 2007 (se bem que o openoffice 3 já lê docx e os outros amiguinhos *x do office).
Nunca utilizei o virtualbox, apenas e só vmware.
Aconselho-te umas coisas:

Instala o ubuntu de raiz (não vejo porque terás problemas com ntfs), mete o vmware (ou virtualbox) instala o windows e tira-lhe os apetrechos visuais (efeitos, degradés, temas etc). Instala o vmware tools e mete-lhe o que precisas. O melhor mesmo é instalares a máquina num vmware server e, no portátil, teres o vmware player.

E... faz um upgrade ao portátil... mete-lhe 4gb ram :)
 
Back
Topo