ubuntu

morgoph

Power Member
Utilizo o ubuntu 5.10 ... mas ainda n o explorei mt..
(ja existe 0 novo mas em versao pt?)
Aqui vão as minhas duvidas:
Onde posso arranjar programas de todo o genero (precisava mesmo de 1 leitor de dvd) q deem pa instalar no ubuntu? os .exe pelos vistos aqui n funcionam.
E as drivers para impressora, grafica, som ...?
Tenho aqui 2 prog mas estao no formato .tar.gz , como abro isto no linux?
é possivel ter programas edk como a mula a correr no ubuntu?

obrigado
 
Última edição:
Boas. antes de mais, aconselha-se usar o ultimo 6.06, que HA em portugues. Depois, evita a criação de novos topicos quando ja tens em baixo 1 topico-mãe. Mais ainda, deves ler 1 pouco e perceber que linux nunca correu .exe e normalmente os ficheiros vêm comprimidos em .tar.gz pro ex. Mas com ubuntu tens aplicativos para instalares novos programas, simplesmente selecionando e ele instala sozinho. ou manualmente o chamado apt-get.
Relativamente a drivers, nao existe isso mas sim módulos, que normalmente sao carregados genericamente, tvlz tenhas de adicionar a impressora no CUPS (servidor de impressao), que certamente estará na listagem pra adicionar.
Nao leves a mal, mas sao questões demasiado basicas (que compreendo) mas que estao ja explicadas por este forum.
Mais qualquer duvida apita.
 
Bem tantas questões vamos lá começar...
Sim já saiu uma versão mais recente - Ubuntu Dapper 6.06.1

Como estas a começar em Gnu/Linux aconselho a leitura destes 2 sites, ficaras a perceber um pouco melhor como é que as coisas funcionam

Ubuntu noobs - Explicação de Ubuntu para novatos
Como instalar tudo em Ubuntu - Como fazer instalação da maioria dos pacotes


Sobre instalar programas e mais configurações, aconselho a ler o Guia Nao Oficial Breezy disponivel neste endereço:

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php/Ubuntu_breezy


Com estes 3 sites poderás ter uma melhor visão do assunto :)

Good luck , e com o AndreAPL disse, Mais qualquer duvida apita.
 
Última edição:
Utilizo o ubuntu 5.10 ... mas ainda n o explorei mt..
(ja existe 0 novo mas em versao pt?)
Aqui vão as minhas duvidas:
Onde posso arranjar programas de todo o genero (precisava mesmo de 1 leitor de dvd) q deem pa instalar no ubuntu? os .exe pelos vistos aqui n funcionam.
E as drivers para impressora, grafica, som ...?
A estas dúvidas, usa os sites do iGama, tens lá tudo :)

Tenho aqui 2 prog mas estao no formato .tar.gz , como abro isto no linux?
Na consola, dentro da directoria que contem o tar.gz, faz isto:
Código:
tar -zxvf file.tar.gz
Para saberes o que significa aquelas flags man tar, o - não é necessário embora que eu goste de meter sempre por uma questão de hábito com outros comandos.

é possivel ter programas edk como a mula a correr no ubuntu?

obrigado

como não sei se é considerado contra as regras do fórum dar-te os links, recomendo-te que faças um search no google por amule e xmule.

abraços, HecKel
 
é possivel ter programas edk como a mula a correr no ubuntu?

obrigado

em relação as outras questões aconselho-te a seguir as recomendações.
quanto a esta: sim é possível. encontrarás no site do amule o q há a fazer p/ teres isso a trabalhar. foi lá q encontrei ajuda p/ ter o amule a funcionar no meu sistema ubuntu. básicamente é p/ isso q o utilizo. e como foi à pouco tempo ainda está tudo fresquinho ;)
 
Back
Topo