ubuntu

apoc

Power Member
a duvida é simples para a maioria de vós.
o q se passa é o seguinte, instalei o ubuntu até aqui tudo bem .... o problema surge depois de entrar na minha area ... não consigo aceder as partições dos restantes discos rigidos...

não tenho permissão para tal ... aparentemente não tenho permissões de root ....
como posso alterar a minha conta para ter acesso total a tudo?
tenho de ir utilizadores e grupos e alterar as definições da conta? que definições exactamente?

obrigado a todos ...
 
apoc disse:
a duvida é simples para a maioria de vós.
o q se passa é o seguinte, instalei o ubuntu até aqui tudo bem .... o problema surge depois de entrar na minha area ... não consigo aceder as partições dos restantes discos rigidos...

não tenho permissão para tal ... aparentemente não tenho permissões de root ....
como posso alterar a minha conta para ter acesso total a tudo?
tenho de ir utilizadores e grupos e alterar as definições da conta? que definições exactamente?

obrigado a todos ...

Não consegues porque os discos estão em NTFS.

Para partilhar tens que meter o Samba a funcionar e partilhar ai umas coisas.

Tenta ver aqui: http://easylinux.info/wiki/Ubuntu_dapper
A resposta está lá não garanto é que percebas. Eu tb ainda não consigo fazer isso sem ajuda.

Thread no local errado mas estou certo que algum moderador já passa isto para o sitio correcto :)
 
apoc disse:
tenho uma partição em fat32 e não lhe toco a mesma ... esta deveria dar para mexer ou não ?


Sim essa devia dar na boa
A solução para essa deve ser simples.
Deixa aparecer os entendidos:) Isto a mim tb me interessa. :)
 
Here were are:x2:
Não muito entendido mas dá para as voltas.

Apoc vais ao
$ sudo gedit /etc/fstab

Colocas isto:
/dev/hdb1 /mnt/dados vfat umask=0000,rw,uid=1000,gid=1000,users 0 0
/dev/hda5 /mnt/dados_E vfat umask=0000,rw,uid=1000,gid=1000,users 0 0

ATENÇÃO: estas partições são as minhas, tu colocas as que tiveres.

Espero que funcione.
 
é isso mesmo .... obrigado...

agora outra duvida, no desktop aparecem-me as drives em ntfs ... como ja foi dito não tenho acesso a elas ...e para dizer a verdade nem quero, o que quero é tira-las do desktop mas o desgraçado diz-me que não tenho permissão para isso ... por isso como disse inicialmente como ter previlegios de administrador na minha area ? ... ou tenho de entrar como root ? como faço isso ?

isto no mandrake era mais simples, era so dar-lhe a pass e ele fazia o que eu queria .... também verdade seja que jáo não mexo em linux a bastante tempo e pode-me estar a escapara qq coisa obvia ....

ja agora como converter partições em fat para outro formato suportado ppor linux (ext) de modo a que esta não fique visivel em windows ?

obrigado
 
Última edição:
para teres acesso às partições como utilizador normal utilizas a opção '-o umask=???'.

permissão=777-<valor_umask>

sendo que o valor default do umask é 077
ou seja, para teres permissão de leitura e execução precisas de usar o no 'umask' o valor 022 (ou então com 000 terás permissão de escrita também, que não te serve de muito)
 
pá existe um método para meter permissões leitura sem estar no root. mas eu passei-me no dia em que o instalei e acabei por activar a root
 
Ghetto_smurf disse:
pá existe um método para meter permissões leitura sem estar no root. mas eu passei-me no dia em que o instalei e acabei por activar a root
é só usar o 'umask' quando executarmos o 'mount' (ou então colocá-lo no fstab)
 
Back
Topo