UC vs UM - Engenharia Informática 2021/2022

UM vs FCTUC (UC)

  • UM

  • FCTUC


Results are only viewable after voting.

tugaa03

Membro
Boas, vou me candidatar este ano ao Ensino Superior, e tinha algumas dúvidas.

As minhas opções são: FEUP, UC, UM, ISEP, UTAD, IPCA
(A dúvida é se coloco UC e UM ou UM e UC)
Colocando de fora o critério de "universidade mais perto", há diferença entre as duas na área de Engenharia Informática?

A minha média de acesso para a UC é de 16,54, a média neste ano foi 16,2 e no ano passado 14,6. Como a média do exame de matemática desceu a pique, em princípio entro.
Em relação à UM é muito incerto, a minha média de acesso é 16,32. A média deste ano foi 17,18 e a do ano passado foi 16,06. Tendo em conta que na UM apenas se pode usar o exame de Matemática, ao contrário de Coimbra (Matemática e FQ ou apenas Matemática), a média deve descer também, tendo eu possibilidade de entrar.

Imaginando que consigo entrar tanto na UM como na UC, qual delas devo colocar primeiro?
Em muitos fóruns dizem que é indiferente uma das duas porque são igualmente boas, mas gostava de ter mais opiniões.

Relativamente à vida académica, sempre me dizem que em Coimbra é melhor, apesar de que em Braga não é mau de todo.

Peço a quem anda tanto na UM como na UC nesse curso que partilhe um pouco acerca da sua experiência!
 
Ao fim do dia deve ser tudo farinha do mesmo saco. Eu andei na UM apenas, por isso não posso falar da UC, mas imagino que em todas as universidades deva ser pelo mesmo, em todas vais apanhar um qualquer professor lixoso que te vai atrapalhar a vida.

O Moura, por exemplo, acho que é aquele clássico que qualquer gajo aqui que tenha andado em LEI/LCC na UM te vá dizer que é um homem *fenomenal*. Não estranhes ver 700 pessoas a ter teste a uma UC... chumbar é normalíssimo.
 
Vida académica UC.
Em termos de Eng. Informática (qualidade de ensino) é ela por ela, mas saída profissional sais muito beneficiado se fores para a UM.

É longa a parceria entre a UM e empresas do setor. O mais provável é conseguires emprego antes de terminar a licenciatura. Anos há em que é mais a procura do que a oferta. Fazem sempre a feira, XPTO market, etc... em que vão lá empresas recrutar.

O curso está muito orientado para o mercado de trabalho, ou seja, exemplos e casos práticos reais com interação das empresas. Braga está inserida num meio de muitas startup e como tal a UM é a fornecedor de muita mão-de-obra.

A pensar no futuro UM. Fácil. A pensar na vida boémia que serão os últimos anos que tens para aproveitar UC. Assim como assim sairás licenciado e sabendo programar terás emprego independentemente da escolha.
 
Back
Topo