Um portátil arquitectónico, por favor. (Com o X57Vn reprovado, qual? O S510?)

daop

Power Member
Sou estudante de arquitectura e preciso de adquirir um portátil para trabalhar com os programas de desenho usuais (Autocad, Archicad, 3DSMax, Photoshop, etc), embora não possa especificar qual, já que não os experimentei a todos.
São no entanto programas que não creio precisarem de um topo de gama, achando que um sacrifício na performance em favor de, por exemplo, uma boa resolução e iluminação de ecrã seja adequado ao uso que lhe vou dar.

Não quero com isto dizer que a máquina se destina exclusivamente à arquitectura. Uns jogos de vez em quando, um leitor Blu-ray com uma saída HDMI, são tudo usos queridos (já que este portátil vem substituir o meu Desktop), mas dispensáveis se se mostrarem como obstáculos para uma melhor máquina de trabalho.

Ponderei comprar um Macbook Pro, mas acho-o estupidamente caro e com um leque de software muito limitado para o que quero fazer. Prefiro gastar bastante menos e actualizar o computador mais cedo, mas lamento não existir outro com um desenho tão apelativo. Procuro um desenho discreto, simples, mas elegante. Gostei muito, como exemplo, da gama anterior de 15,4" da Vaio, menos do desenho aerodinâmico dos novos de 16,4".

__________________________________________________

Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual é o orçamento disponível?

Por volta dos 1250€; mais coisa, menos coisa.

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

c. Tamanho vulgar: 15" - 15.4"

Mais seria excessivo para o transporte diário, menos seria pouco para programas de desenho.

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Não simpatizo muito com Acer nem HP, mas nunca se sabe.

4) A que tarefas se destina o portátil?

Às que referi no início do post.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?

Casa-Escola diariamente.

6) Quantas horas de bateria necessitas?

Não me parece relevante.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?

Gostava de experimentar o Gears of War, por exemplo.

8) Importas-te de comprar o portátil pela Internet? Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?

Preferia que não fosse via Internet mas há sempre uma primeira vez. Braga/Porto

9) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows XP, Windows Vista ou Mac OS?

Indiferente.

10) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)

b. WXGA+ - 1440x900;
c. WSXGA+ - 1680x1050;
d. WUXGA - 1920x1200;

11) O aspecto do portátil é importante para ti?

Vou olhar para ele todos os dias, por isso sim, muito. (E não considero bonitos os Toshiba nem os HP)

12) Quando é que vais comprar o portátil?

Brevemente, mas se for necessário esperar algum tempo para um melhor negócio/portátil não deve haver problema.

13) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?

Tenciono fazer Backups, por isso é-me indiferente.

14) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray?

Não digo que não ao Blu-Ray.

15) Precisas de alguma porta específica (HDMI, eSATA...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, ...)?

HDMI seria bom, eSATA não sei o que é. Se for para discos externos sim, deve dar jeito.

=============================================
Fim do Questionário
__________________________________________________


De momento estou de olho no LG S510, mas os famosos problemas de que falam afastam-me da escolha, para não falar que não o encontro em lado nenhum; chamou-me também a atenção o Vaio de 16,4" quando a Vobis tinha o 11M a 999€, mas aparentemente a promoção acabou.

Agradeço a vosso disponibilidade, e espero comprá-lo o quanto antes. :]
 
Última edição:
Sim, já o li. Não queria no entanto menos de 15,4" e acho os Toshiba bastante feios. ;P

Da lista que tens mantinha o S510 e o Qosmio F50-10A, por causa da superior resolução de ecrã.
Acrescentaria ainda o Asus M50VN-AS023C ao leque de opções, embora tenha de o ver ao vivo para falar do seu aspecto.

Qual destes é de mais confiança? Algum que me esteja a escapar?
 
Acebei de por os pontos nos i's na mnh decisao ^^

Eu vou pro qosmio F50-10A por causa da tecnologia HD quad core (http://explore.toshiba.com/innovation-lab/quad-core-processor), que é mt melhor pra kem procura processamento gráfico, encodes etc.

Senão ia pro Asus G50 sem dúvida alguma!!! Por várias razões...

Mas se for mt caro (1450 aeros), smp tens este: http://*****.com/php/product_info.php?cPath=95&products_id=1492 que está nos 1200

Cumps
 
Hum, antes de mais dá prioridade ao processador, suponho que vás necessitar para renders.. eu estou agora a terminar o curso de arquitectura, comprei agora um asus x57vm e isto é um mimo..
com isto aconselho-te o asus, se o comprares coloca logo mais ram, pois pelo menos os 3gb permitidos no windows ajudam! =) tem uma optima gráfica, um cpu igual ao do meu...

O meu, para cad.. voa... depois para fazer modelos 3d e posteriores renders utilizo o sketchup e o skIndigo OU kerkythea. No kerky deixo o portátil a fazer 3 renders durante a noite. se deixar apenas 1 em low profile ainda trabalho em sketchup, autocad e photoshop (tudo aberto ao mesmo tempo). para trabalhar é òptimo. e suponho que tenha uma resolução de 1440x900... perfeito ;)

abraço

edit: ah, deixa que te diga, o asus em questão, que ponderas a compra, aguenta o curso inteiro...
 
Última edição:
Senão ia pro Asus G50 sem dúvida alguma!!! Por várias razões...

Mas se for mt caro (1450 aeros), smp tens este: http://*****.com/php/product_...oducts_id=1492 que está nos 1200

Cumps
O G50 parece-me demais, prefiro poupar algum e comprar um monitor externo de 20" ou 22" para acompanhar um computador menos potente igualmente capaz de fazer o que quero.
O Compal que referes é realmente um bicho, até a resolução é monstruosa. Infelizmente Compal só de pêssego, preferia uma marca menos estranha; se estou de pé atrás para com o LG por ser pouco aclamado pelas lojas, imagina este. De qualquer maneira, obrigado pela dica.

Hum, antes de mais dá prioridade ao processador, suponho que vás necessitar para renders.. eu estou agora a terminar o curso de arquitectura, comprei agora um asus x57vm e isto é um mimo..
Comparativamente o M50VN em questão difere na placa gráfica apenas: uma 9650M GT com 1024Mb não sei se DDR2 ou DDR3.

Esta placa é, aliás, o que me faz pensar entre o LG S510 e o Asus, já que o LG tem 4Gb DDR3 de memória, o ecrã em LEDs e a gráfica com DDR3 (ignorando os problemas de breaks que tem dado). Aparentemente o LG parece-me mais bonito, mas os Asus têm fama de "robustos".



Não tinha deixado links com as características de cada um, mas aqui estão:

LG S510 (que devem estar fartos de ver) http://*****.com/php/product_info.php?cPath=41&products_id=1470

Asus M50VN-AS023C http://*****.com/php/product_info.php?cPath=35&products_id=1558

(Não sou cliente da loja, apenas a usei pelas descrições.)

edit: ah, deixa que te diga, o asus em questão, que ponderas a compra, aguenta o curso inteiro...
Pois espero bem que sim, já que estou a começar o terceiro ano. ;P

A Asus é então uma melhor marca? Bate a LG no que toca a confiança, assistência e construção? (se conhecerem algum computador capaz mesmo que não tenha ainda saído digam, não me importo de esperar mais um pouco)

Obrigado :]
 
Bem, a nível de reputação o asus está uns bons pontos acima do lg... :P se estás a começar o 3º ano tens aí computador para aguentar o resto e mais que venha =) a 9650gt acho que é ddr3.. mas mesmo que seja ddr2 o facto de ser gt já lhe dá uma performance jeitosa para jogos... =)
 
O Asus parece então a melhor opção, independentemente do RAM DDR3 do LG.
Não é muito bonito e gostava de ouvir os contras, não há ninguém que defenda o LG ou outro qualquer? x)

Gostava de ter mais opções. :)
 
eu acho q devias comprar qualquer coisa como o hp pavillion tx2570 ep que existe na ***** a 1099€ tem o essencial. infelizmente eu não posso por o link porque estou a teclar da minha ps3
 
Última edição:
hum, se vai andar constantemente com o portátil, a menos que se desloque de carro não aconselho a comprar um de 17" e mesmo que ande de carro, so aconselho um de 17" se tiver uma resolução superior a 1440x900... porque senão mais vale um de 15 com a mesma resolução...

ja o hp tx2570 que aconselhas... é um 12.1" em que de performance deixa bastante a desejar face ao preço pedido...
 
Aparentemente só resta saber se os 512 DDR3 do LG batem os 1024 DDR2 da Asus...

Vocês vão comprar um portatil ccc (caro comó crl) para trabalho e fazer renders pesados da Toshiba? :lol:

O que sugeres então? Estamos a falar de trabalho e eventualmente alguma renderização leve, estou ainda a aprender.
 
Aparentemente só resta saber se os 512 DDR3 do LG batem os 1024 DDR2 da Asus...



O que sugeres então? Estamos a falar de trabalho e eventualmente alguma renderização leve, estou ainda a aprender.

a nível de jogos? não sei.. suponho que vá ser ela por ela, pois uma 9600m gt gddr2 para gddr3 vão cerca de 10 a 15 fps de diferença em alguns jogos.. mas suponho que a 9650m gt apesar de gddr2 tenha uns clocks superiores, colmatando a diferença da ram =)

vou pesquizar e ja digo qq coisa =)

ah, pelo que sei a 9650gt tanto ha gddr2 como gddr3 (tal como na 9600)
 
Aparentemente só resta saber se os 512 DDR3 do LG batem os 1024 DDR2 da Asus...



O que sugeres então? Estamos a falar de trabalho e eventualmente alguma renderização leve, estou ainda a aprender.

não te deixes levar pelo leve... quando comecei a ter aulas em que me ensinaram a brincar com o 3ds max, fazia uns renders obviamente bastante leves... hoje utilizo sketchup e um motor de render externo (skindigo ou kerkythea caso necessite de mais opções), e faço renders mais pesados que os que fazia no 3º ano... Não compres o portatil a pensar que vais agora fazer renders leves.. porque se tu eventualmente gostares do que aprendes.. e começares a dar utilidade aos renders para os teus projectos, apresentaçoes, discussão de projecto etc etc, vais começar a entusiasmar-te e a fazer por ti próprio renders mais pesados...

Mas lá está, a gráfica não tera grande peso... A nível de renders, desde que compres um portátil com pelo menos um T9400 o qual é um dual core 2.53GHz, e tem 6 megas de cache penso que não vais ter grandes dores de cabeça.. claro que ajuda ter alguma ram (3gb pelo menos, mas isso já quase todos trazem) para ajudar a brincar com muitos programas ao mesmo tempo, e a gráfica, bem, essa terá peso nos jogos sim, pois no que toca a renders não te vai fazer grande diferença.
 
notebookcheck disse:
here

The Nvidia GeForce 9650M GT is produced in 55 nm and technically just a higher clocked 9600M GT. Therefore, it fills the small gap between 9600M GT and 9700M GT
(...)

he higher clock speed should lead to about 20% more performance (in 3DMark06: 6000 instead of 5000 points with the 9600M GT). .

bem, a rodar pelas mesmas memorias, a 9650gt e superior, sendo a 9650 gddr2 e a 9600 gddr3 suponho que se tornem equivalentes.
 
Obrigado M4N!4K. :)
Em especificações o LG parece então melhorzito, resta saber se o Asus não será uma máquina mais robusta e fiável.

Vou tentar ver cada um deles ao vivo hoje, depois digo qualquer coisa. :)
 
desculpa a pergunta, mas quais as especificações do lg que superam o asus? a única diferença é basicamente a ram que é ddr3. pelo que vi o asus tem a gráfica com gddr2 e não 3, o que se queres que te diga, vai fazer com que ao invés de ser os ditos 20% superiores à 9600gt, será ou equivalente, ou ligeiramente superior, mas nunca inferior, pois os clocks até são superiores.

De resto, vou ser muito sincero, os poucos LG's com os quais tive contacto, sempre achei que os ecrãs dos lg's eram bastante fraquinhos a nível de qualidade de imagem.. Já agora, quando troquei o hp avariado por este novo asus notei uma diferença abismal, pois acho que a qualidade do asus a nível de imagem é fenomenal. Não sei como é a qualidade da imagem deste lg em questão, mas se pudesses ver frente a frente ajudava, pois a minha ideia é que o asus terá umas cores mais quentes e vivas que o lg, o qual sempre me deu uma ideia de umas cores mais deslavadas. mais uma vez, não estou a deitar este modelo abaixo, apenas a transmitir a minha experiência com a marca em questão.
depois o lg trás 2gb de turbo memory, o que sobre os 4gb de ram (dos quais apenas 3.2 serão detectados pelo windows) duvido que façam alguma diferença...

Tenho lido que os lg tem andado a dar alguns problemas, não te sei dizer quais, pois estou completamente fora do assunto.. Asus para mim é uma marca que inspira confiança, apesar de como em todas as outras, estar sujeita a problemas. é obvio! Tanto posso comprar hoje um acer e um asus e o asus dar primeiro problemas, nisto acaba por ser uma questão de sorte..

Bem, eu entre os 2 compraria o asus pelo facto do lg não mostrar nada que seja realmente superior.. Não tem propriamente um elemento em que olhes e digas "bem, realmente o portátil é melhor que o asus". Não estando com isto a criticar o lg, pois acredito que seja uma grande máquina. Aliás, sei que o é. mas, a minha sincera opinião recai sobre o asus.
 
Já vi os dois e pelo aspecto escolho o LG. Um pouco genérico, mas mais leve e compacto.

Ele trás várias vantagens:
RAM DDR3;
9600M GT com 512Mb DDR3;
e-Sata;
2Gb Turbo Memory (podem vir a dar jeito);
Ecrã de LEDs, aparentemente mais económico e brilhante;
Camara com 2.0MP;

Pelos vistos não se sabe bem se o Asus é DDR3 ou não, sendo talvez valha a pena.
Pergunto-me é se 1GB DDR2 será melhor do que 512 DDR3 para uso de CADs e programas do género...

(Eu acho que se acabarem os problemas que o LG tem dado fico sem dúvidas ;P)
 
Back
Topo