Um pouco de teoria de redes

bustelo

Power Member
Viva

Gostaria de saber o que é a normal 10/100. Em primeiro lugar é norma?

Existem cabos 10/100? o que querem dizer o 10 e o 100?

Posso cruzar um cabo para apenas me dar 10 mbps ou 100 mbps?

Depois os switches e os hubs 10/100...

Que confusão!!!!

Expliquem-me isso por favor estou muito confuso e preciso de apresentar um trabalho sobre isto.

Cumprimentos

PS: URGENTE!!!
 
10/100 diz respeito à velocidade de comunicação. neste caso se tiveres placas de rede 10/100, possuis uma placa de rede que te dá no máximo 100mbits.


Os cabos ethernet que compras são todos 10/100/1000, nao te preocupes com isso ;)

O que limita a velocidade são os routers/hub/switches/placas de rede.
 
Sim é norma, ethernet é a norma IEEE 802.3.
Qualquer cabo UTP Cat 5 são compativeis com 10/100/1000.
Se tens em vista a realização dum trabalho o melhor mesmo é pesquisares pela net visto que também depende do tipo de trabalho que queres fazer (mais ou menos profundo), checka aqui por exemplo.

Cumps
 
Um hub é um repetidor, q pega nos dados q recebe e replica por todos os interfaces de rede (broadcast), podendo tornar a rede lenta e insegura.
Um switch, como o nome indica envia os dados q recebe apenas pro respectivo interface a q estes se referem
 
Viva

Gostaria de saber o que é a normal 10/100. Em primeiro lugar é norma?

Existem cabos 10/100? o que querem dizer o 10 e o 100?

Posso cruzar um cabo para apenas me dar 10 mbps ou 100 mbps?

Depois os switches e os hubs 10/100...

Que confusão!!!!

Expliquem-me isso por favor estou muito confuso e preciso de apresentar um trabalho sobre isto.

Cumprimentos

PS: URGENTE!!!

Boas. Vê aqui:

Wikipédia

O que te posso dizer (não que perceba mt), existem os cabos 10/100/1000, isto quer dizer que ou têm como taxa de transferências 10Mb, 100Mb ou 1Gb. A velocidade depende a que aparelhos estás ligado.
Como exemplo, se estiveres ligado a um router que tenha como velocidade máxima das portas de rede cerca de 10Mb e estejas ligado a um computador em que a porta de rede tenha como velocidade máxima 100Mb, o cabo fica "ligado" a 10Mb. Sempre à menor velocidade.

Posso cruzar um cabo para apenas me dar 10 mbps ou 100 mbps?

Não. A explicação é a do exemplo anterior que te dei.
 
Categoria 5 aguenta gigabit, mas é mto mais susceptivel a interferencias quando se trata de distancias mais longas...

Categoria 5e, é melhorzita, e 6 é completamente blindado, sendo o mais apropriado (para rede gigabit claro...)
 
Última edição:
Categoria 5 aguenta gigabit, mas é mto mais susceptivel a interferencias quando se trata de distancias mais longas...

Categoria 5e, é melhorzita, e 6 é completamente blindado, sendo o mais apropriado (para rede gigabit claro...)

Andei a pesquisar e encontrei +/- como dizes na tua explicação. A blindagem do Cat6 é melhor. Mas também é mais caro..:)
 
E muito mais dificil de se instalar...

Pra fazer cantos com aquilo.... jasus..

(pra cravar tmb...)
 
Última edição:
A categoria 5e apareceu precisamente para dar suporte à tecnologia Gigabit, na prática aguenta as velocidades até 1Gbit com o tamanho de 100m entre o distribuidor e o terminal.

Contudo as Cat 6 e 7 têem uma performance melhor, mas não justifica para já o investimento. A diferença qualidade/preço é substancial e não representa uma mais valia imediata.
 
A categoria 5e apareceu precisamente para dar suporte à tecnologia Gigabit, na prática aguenta as velocidades até 1Gbit com o tamanho de 100m entre o distribuidor e o terminal.

Contudo as Cat 6 e 7 têem uma performance melhor, mas não justifica para já o investimento. A diferença qualidade/preço é substancial e não representa uma mais valia imediata.

Claro, para o User comum não vale a pena, apenas acaba por compensar em redes de grandes empresas
 
correndo o risco de parecer....sacana.... e que tal estudares para apresentares o teu trabalho? achas que no mercado de trabalho há sempre uma forma de fazer as coisas álá tuga??
 
Um bocado fora do topico... mas tenho uma duvida...
Que tipo de categorias existem nos cabos de rede?
Qual são as principais difrenças de CAT 5 para 6 sem ser a velocidade que suporta...

CUmps,
 
Há uma série de factores que influem na perfomance de cada cabo. Além das diferenças da capacidade de tranferência suportada, tens a frequência máxima permitida, a atenuação máxima, perdas de retorno, atraso de propagação e ainda factores de atenuação por diafonia/crosstalk que são mesuráveis através dos efeitos de next, fext, acr, powersum and so on. Estes factores são avaliados para uma certificação de cablagem estruturada por exemplo.

Um cabo de cat6 é menos susceptivel ao meio circundante do que um de cat5. Tem mais resistencia a ruido ou efeitos electro-magneticos, além de permitir uma frequencia superior (250Mhz vs 100Mhz), e velocidades na ordem de 10Gbs na cat6a.
 
Back
Topo