Uma Pequena ajuda no corel

The WolfMan

1st Folding then Sex
Olá a todos. Tenho um trabalho de geometria descritiva em que consiste em com um exercício, ter um powerpoint com a resolução passo por passo, e uma maquete com o exercício a 3 dimensões (no espaço).

Tenho já tudo feito para o power point, e a maquete tb, mas o stôr disse que o exercicio na maquete podia estar apresentado em corel (porque houve uns alunos que fizeram e estava muito bom)...

Eu tenho aqui o corel X4, podiam-me dar umas luzes de como por uma ''escala'', marcar pontos, por ai? Uma coisa rápida sff...

Sei que me vão dizer que há programas mais simples blá blá, mas é para dar outro ar ao trabalho e de qualquer maneira tenho uma ''segurança'' porque caso não consiga ''descodificar'' o corel, tenho tudo feito em geometry's sketchpad...

Obrigado
 
pah eu quando fazia isso em corel na fac, a escala eram os centimetros, e as coordenadas da pagina começavam no canto da pag, assim quando tinha de ter um ponto ou uma linha a começar em x=5 Y=9 era só dar essas coordenadas ao ponto.
 
claro que podes nos estremos das janelas tens as "rulers" para definir desde onde partem as rullers so tens que clickar na no cnto sup esq (onde se encontram naquele quadrado) e arrastar para onde queres que seja o ponto 0/0.ja nao mexo no corel ha bue anos mas deve de ser assim
 
claro que podes nos estremos das janelas tens as "rulers" para definir desde onde partem as rullers so tens que clickar na no cnto sup esq (onde se encontram naquele quadrado) e arrastar para onde queres que seja o ponto 0/0.ja nao mexo no corel ha bue anos mas deve de ser assim

o que eu tenho é pt-br, vou tentar ver isso quando o pc arrancar -.-
 
Desculpa lá deve ser do sono mas queres uma escala como assim ?

Tipo papel milimétrico? marcar a página de cm a cm por exemplo ?
 
A escala é de 2:1, um ponto com 1cm de abcissa, na maquete ficará com 2cm de abcissa...

O google sketchup? Nós no ultimo trabalho usámos o Geometry's Sketchpad e na apresentação em powerpoint ficou ganda macacada...

O problema é que eu não percebi o que disseste visto que o meu corel X4 está em zuca...

Vão achar que quero complicar, talvez porque gosto de desafios, mas como não gosto do sketchpad que ficou ganda macacada no powerpoint, queria usar o corel que digamos que é mais ''limpinho''. Pelo menos um trabalho que estava na sala feito com corel, teve 20...

Obrigado
 
É assim, que esteja a ver existem duas maneiras. Uma delas está em screenshot. Usa a ferramenta que está indicada, dá-lhe a largura e altura que queres (se desenhares uma tabela com essa ferramenta de imagina 20 cm e colocares para 20 linhas escusado será dizer que cada linha tem 1 cm).



Tens outra alternativa. Tu no corel, na toolbar tens uma ferramenta que é relativa a espaçamento (ve a screenshot). Basicamente desenhas uma linha recta com a pen (caneta), colocas 1,00 cm onde esta a vermelho. fazes copy a essa linha, depois faz paste (ele vai sobrepor uma linha em cima da outra), e carrega uma vez na tecla do cursor para a direita.
Basicamente ele anda com os objectos um cm para qualquer lado. Tu colocas os centimentros que quiseres.

 
clickei no objecto (neste caso a tabela que ta desenhada na folha...).

porque? queres marcar um x no meio da folha? tás a ver a régua na 2ª screenshot ? tá mesmo logo abaixo da ferramenta de espaçamento. Dá dois clickes na régua...

Aparece isto...



Sabes o que é isso? Se tens uma folha A4 e queres colocar uma linha-guia a meio basta dividir a largura da folha em 2 e inseres aí o valor. Fazes o mesmo na altura, inseres o valor intermédio e ficas com o centro tracado atraves de linhas-guia... depois de tar traçada as linhas guias seleciona a pen tool e ao passares perto do centro vê lá se a pen não se "cola" às linhas guia (tipo iman).
 
Última edição:
Back
Topo