update automático Mysql

fil79

Power Member
Boas

tenho um campo que contém a data numa tabela mysql...basicamente queria que todos os dias a determinada hora fosse feita uma verificação automática a todos os campos dessa tabela e caso já passasse dessa data o campo "categoria" (da mesma tabela) passasse a inactivo. Como posso fazer isso? Desde já agradeço
 
Boas

tenho um campo que contém a data numa tabela mysql...basicamente queria que todos os dias a determinada hora fosse feita uma verificação automática a todos os campos dessa tabela e caso já passasse dessa data o campo "categoria" (da mesma tabela) passasse a inactivo. Como posso fazer isso? Desde já agradeço

Crias o método que verifica a data e altera o status do registo e usas o crontab (é linux?) para o executar diariamente à hora que pretendes.
 
Última edição:
sim o servidor é linux...não percebi muito bem como posso fazer isso..crio um script em php para ser executado à hora que eu quiser?
 
sim o servidor é linux...não percebi muito bem como posso fazer isso..crio um script em php para ser executado à hora que eu quiser?

Sim. Crias um script em php normalissimo. Provavelmente um query sobre a tabela que realiza um update do status em função da data, se bem que percebi.

O crontab é uma funcionalidade do linux que te permite agendar tarefas. Aí, agendas a execução do teu script, indicando que queres que seja executado diariamente às tantas horas.

Este exemplo parece-me ser mais elucidativo do que o primeiro que coloquei. Se bem me recordo, mas não consultei (.....) o manual do Ubuntu também tem exemplos sobre este tema.
 
se nao tens cron (o k e estranho), podes colocar um include no inicio de todas as tuas paginas php, que de cada vez k sao chamadas façam a verificacao. ou seja a 1ª pessoa k abrir uma pagina depois da hora k tu keres força o update.

e podes (deves) usar uma tabela de controlo, imagina k keres fazer update tds dias as 3AM.

todas as paginas php verificam a data da ultima actualizacao nessa tabela de controlo, se for hora > 3 e dia maior k data da ultima actualizacao => força update, senao n faz nd (ja foi actualizado nesse dia).

em ambos os casos continuas com o render da pagina normalmente.
 
Back
Topo