Update ou não

Paragui

Power Member
Boa noite.

Neste momento encontro-me num dilema se mudo o sistema que tenho ou não.

Sou possuidor de uma Olympus E-M1 com a lente de kit que trazia (12-50), a lente 40-150mm e uma prime 45mm 1.8.

A minha questão é se com o abandono da Olympus deste sistema M43 valerá a pena continuar a investir neste sistema em lentes ou vender e mudar para full frame.


Que dizem?
 
Preenche o questionário pf, e adiciona aqui ao tópico

Sem ele, não faço ideia do que pretendes fazer com a câmara, do orçamento que tens, nem porque motivo achas que a câmara que tens te é insuficiente.
 
1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
Máquina e lentes

2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
1250€

3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
Retratos, paisagens, desporto, longas exposições.
De tudo um pouco mas mais paisagens, retratos, tentar astro fotografia.

4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados.

5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
Aficionado

6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
Descrito no primeiro post.

7. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
Loja física ou online.

Como descrito no primeiro post, a minha indecisão é se contínuo a investir num sistema que pelo leio está a “morrer” ou se vendo e invisto num sistema actual full frame.

Para o meu uso não sinto limitação da máquina actual.

Desde já obrigado
 
Não conheço o sistema que tens atualmente, mas se és aficionado e pretendes mudar para FF, eu esperava mais uns tempos e se calhar tentava juntar mais uns € para conseguir um bom kit (também depende de quanto consegues ir buscar na venda do que tens)

Olhando para a Canon que é o que melhor conheço, neste momento, penso que para quem já tem experiência na fotografia e quer um corpo melhor, isto é, no mínimo semi pro ou mesmo pro, a escolha acaba por cair na r6 ou numa futura r7 (caso venha existir e seja FF) Acho que no teu caso não faz muito sentido ires para FF de entrada de gama, daí sugerir algo melhor.

Cheira-me que se fores para ff de entrada de gama, estarás daqui a uns meses à procura de algo melhor.

Por isso não te aconselho a ires para ff a não ser que estejas disposto (€€) a ir par algo decente.

Além disso, nesta altura penso que faz todo o sentido ir para mirrorless. A r6 da canon anda à volta dos 2.4k. Depois tens o vidro RF que está super caro!! Podes sempre ir para lê tes EF mas terás que usar o adaptador (o que não é nada de mau, mas é mais uma peça e relativamente cara).

Podes sempre ir para as Sony usadas, já que devem ser bastante boas, mas lá está, não conheço o sistema, mas penso que o vidro deles também é caro.

Um bom kit FF pro/semi pro (corpo, 2 zoom, 1 prime) deve ficar acima dos 5k! Isto falando de material novo.

Por isso, se neste momento te sentes bem com o que tens, podes começar a estudar o próximo passo. Isto é, pensar se te sentes bem à comprar usado ou queres novo, pensar para que nível queres saltar (pro, semi pro, amador avançado), quantos € é que te sentes bem em dar pelo kit completo, por quanto é que poderás vender o que tens.

Depois disto tudo poderás definir melhor o próximo passo. Eu digo isto, porque penso que não podes usar essas lentes em mais sistema nenhum.
 
Era o que suspeitava, para dar o salto exige um investimento avultado.
Acho que para já vou manter o que tenho mesmo que invista mais uns cobres em lentes nem de perto chega ao investimento que teria de fazer ao investir num sistema novo.
 
Para o meu uso não sinto limitação da máquina actual.
Só por aqui dir-te-ia para não comprares nada.

a minha indecisão é se contínuo a investir num sistema que pelo leio está a “morrer” ou se vendo e invisto num sistema actual full frame.
Mas falta-te alguma coisa, actualmente? Estás a pensar em comprar algo dispendioso que te fez pensar duas vezes, é isso?
Quando é assim em “sistemas mortos”, ou quase, o que recomendo é que se compre nos usados, para reduzir o prejuízo.

POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
1250€
Não tens orçamento para montar um sistema FF de raíz, este valor dá para um corpo de gama de entrada ou menos recente, e pouco ou nada mais. Mas também não há mal nenhum nisso, a fotografia não se faz só com full-frame.
 
Neste momento pondero a compra da Olympus 17mm f1.8 ou a panasonic 25 f1.4 e a Olympus 12-40 f2.8 pro.
Isto no mercado de usados claro. Seria um investimento de cerca de 600€ segundo tenho visto os negócios de usados.

Já era o que esperava, não tenho orçamento para full frame. Vou ficar com o actual sistema, até porque vender este sistema já daria pouco retorno, portanto vou andando e juntando mais uns €, e quando tiver condições monetárias avanço.

Obrigado
 
Podem dizer-me qual a diferença entre estas 2 lentes?

Panasonic Objetiva Leica DG Summilux 25mm f/1.4

Objetiva Panasonic Leica DG Summilux 25mm f/1.4 II ASPH
 
Última edição:
Acho que se não sentes nenhuma limitação até agora, não te deves precipitar. Provavelmente irias gastar mais de 2000€ até estares em situação "equivalente" em FF.
Eu fiz isso no início do ano, de uma Canon M200 + 15-45mm + 22mm, para uma Sony A7r III. Só nas lentes gastei à volta de 800€, uma em promo, a outra usada. O corpo foi mais que o dobro disso. Não olhando ao óbvio (qualidade e mais umas funcionalidades) em termos práticos só ganhei 1/3 de stop de abertura nos 35mm, +-2 stops nos 70mm e macro, mas por outro lado fiquei sem uma lente zoom.

Quanto ao sistema estar morto, acho que às vezes esses rumores surgem com demasiada facilidade. A Olympus foi vendida, não se sabe o que vem daí, mas a Panasonic já emitiu comunicados a afirmar que vai continuar a investir. O sistema é pouco popular no geral, por isso não sei como é nos usados, mas diria que vais sempre "perder" menos dinheiro entre compras e vendas, do que o estoiro que farias a mudar.
 
Sim, está decidido que vou manter o sistema actual. Seria um investimento alto neste momento mudar.
Vou investir numa ou outra lente deste sistema.

Cumprimentos e obrigado
 
Só porque lês que o sistema está a morrer não quer dizer que isso é verdade. Eu tenho m43, Panasonic gx9, e não o troco por nada. Para mim é o sistema perfeito a nível de tamanho e capacidades.

Há lentes que nunca mais acabam, novos corpos e lentes continuam a sair e enquanto o sistema não acabar de vez o que se lê por aí é isso mesmo, especulação para que as pessoas leiam.
 
Back
Topo