• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Upgrade a MotherBoard

Shadowk1ller

Power Member
Boas, estou a pensar fazer um upgrade a board agora no final do ano, para futuros upgrades, eu de momento tenho uma Asus ROG Strix B350-F Gaming e começo a sentir que já "não chega" para o resto do PC, não consigo esticar nada de OC, se puser as Rams a 3200mhz fica instável e tudo mais e penso que possa ser da board (é o componente mais antigo do PC), já passou por ela um R5 1600 e agora está com um R5 3600. Outra questão é a app Aura (RGB), não a posso ter instalada e ir tentar mudar as cores, o PC entra em BSOD e penso que seja algum problema com a board porque já na anterior formatação isto acontecia...

O meu senão é que quero nos próximos tempos fazer um upgrade á GPU tb(talvez uma RTX 3060 TI) e não quero estar a perder performance por causa da board.

Aqui fica o questionário:

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

150€ - Próximo mês

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Apenas a MotherBoard

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
c) Office / Navegação web / Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Pretendo que a board ainda suporte os novos Ryzen 5xxx para futuro upgrade.

5) Como é composto o teu computador atual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
MB: Asus ROG Strix B350 F-Gaming
CPU: Ryzen 5 3600
GPU: Asus GTX1070
Ram: TeamGroup 2x8gb DDR4 3200 CL16
PSU: Seasonic Focus+ 750W 80+ Gold
SSD: M.2 NVME Kinstone A2000 500GB

6) Vais fazer Overclock?
Sim, CPU e RAMs como já tive quando era o R5 1600, mas desde que fiz o upgrade para o 3600, qualquer tipo de OC fica instável (a bios está atualizada).


=============================================
Fim do Questionário
=============================================

Desde já obrigado a todos que ajudarem na escolha de uma board!
 
Diria a MSI MPG B550 Gaming Plus em vez da A-Pro pois ainda existe uma diferença considerável, troquei uma Asus x370 por motivos semelhantes aos teus e tenho a Gaming Plus com o meu 3950x e até agora sem problemas e até aguenta bem sem qualquer dificuldade o 3950x com 1.3v, segundo o hardware unboxed até mesmo com 1.37v aguenta um CPU de 16 cores o que já é uma voltagem acima do recomendado para usar no dia a dia.
Já para não falar que com esta board tens grátis o AC Valhala e 25e para o Steam.
 
Pessoal, decidi esperar pela Black Friday (pre) e agora fiquei indeciso.

Já estava quase decido que ia ser a MSI MPG B550 Gaming Plus, mas entretanto apareceu a MSI MAG B550 TOMAHAWK em promoção por mais 17€.

Será que vale a pena? Pelo que vi tem os mesmos "extras" que a gaming plus. Era de 175€ e está a 147€, a gaming plus está a 130€.

A Tomahawk tem uns pontos melhores que a gaming plus, o codec do som e da lan (ALC887 vs ALC1200 e 1gb vs 2.5gb)

Que dizem?
 
Back
Topo