• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Upgrade ao PC

Fabiulu

Membro
Alô malta!

Fiz um post no tópico oficial de monitores para dar um upgrade aos monitores que tenho atualmente e foi-me sugerido fazer também um upgrade à gráfica para conseguir satisfazer essa necessidade. Desta forma venho aqui pedir a vossa opinião no que toca a uma possível atualização geral ao meu PC.

Não sei qual a melhor altura do ano para fazer este tipo de atualização mas se a vossa recomendação for esperar até à black friday também não morrerei por isso (acho eu!)
:-D

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

1000€.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

O upgrade que fizer mais sentido.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (144Hz para cima). Maioritariamente para jogar os hits de cada ano, portanto alguns jogos mais pesados (Death Stranding, Cyberpunk, etc) e outros mais leves (indies);
b) Edição imagem muito esporadicamente com o Photoshop;
c) Programação.


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Depois de fazer este upgrade não conto atualizar o PC tão cedo novamente. O que tenho atualmente já tem uns bons anos e ainda roda tudo o que vou jogando, portanto seria para manter a tradição :D

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

- Motherboard: GIGABYTE B450 AORUS M (AM4)
- Processador: AMD Ryzen 5 2600
- Placa Gráfica: NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB (ZOTAC International)
- RAM: KINGSTOM KHX2400C15/16G
- Disco Rígido: Samsung SSD 970 EVO 500GB

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

A minha ideia de upgrade era somente ao monitor mas tal como me foi sugerido aqui convém dar um bump à gráfica. Se justificar dar upgrade a outro componente também considero.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não.

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)

AOC G2460PF (24'' - 1 ms - 144Hz - TN) e ASUS VA249HE (23,8'' - 5ms - 60Hz - VA)

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?

Não. Para ligar ao Mac do trabalho tenho um adaptador HDMI - USB-C.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não.

11) Contexto, comentários adicionais.

-

=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Se metes uma gráfica top esse CPU já algo antigo não vai acompanhar, se divides o orçamento entre gráfica e o resto não é suficiente para incluir uma board nova e saltar para AM5

Talvez algo do género mas espera por outras opiniões que ainda não tenho muita confiança para recomendar estas coisas :-D

220€ para o monitor que o mata-pombos te recomendou
125€ Ryzen 5 5600
75€ kit RAM DDR4 2x16GB 3200Mhz (ou 3600Mhz, não sei se essa board suporta)
450€ 7700xt

E se fosse a ti não sei como vivia só com 500GB de disco, se calhar pensa daqui a uns tempos fazer upgrade a isso tb :-D
 
Se metes uma gráfica top esse CPU já algo antigo não vai acompanhar, se divides o orçamento entre gráfica e o resto não é suficiente para incluir uma board nova e saltar para AM5

Talvez algo do género mas espera por outras opiniões que ainda não tenho muita confiança para recomendar estas coisas :-D

220€ para o monitor que o mata-pombos te recomendou
125€ Ryzen 5 5600
75€ kit RAM DDR4 2x16GB 3200Mhz (ou 3600Mhz, não sei se essa board suporta)
450€ 7700xt

E se fosse a ti não sei como vivia só com 500GB de disco, se calhar pensa daqui a uns tempos fazer upgrade a isso tb :-D
Obrigado pelas sugestões @noikeee!

De facto há alturas que o limite dos 500GB de disco se sente mas na maioria das vezes tenho 100 e picos GB livres :-D



Esqueci-me de um detalhe importante no post inicial... o orçamento do monitor é aparte do resto do PC (na mesma os 1000€)!

Essencialmente o monitor vai-me ser "oferecido" dentro daquele orçamento, e tudo o que toca ao upgrade do PC já é do meu lado. Dito isto @noikeee ou @mata-pombos têm alguma sugestão de melhoria?
 
Ryzen 7600 ~210
Thermalright Peerless Assassin 120 SE ~36
msi b650 gaming plus wifi ~170
Crucial Pro RAM DDR5 32 GB (2 x 16 GB) 6000 MHz CL36 ~117
Sapphire Pulse AMD Radeon RX 7700 XT GAMING 12GB GDDR6 ~452€
985
Obrigado pelas sugestões @mata-pombos! Tanto as tuas sugestões como as do noikee já me dão um upgrade significativo ao PC :banana:

Uma última pergunta (e não chateio mais a malta por aqui) - quanto ao monitor mantenho o que sugeriste no outro post certo? LG UltraGear 27GR75Q-B ~222€.
 
Última edição:
Back
Topo