• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Upgrade de CPU

CarameLaZ

Membro
Boa noite,

Foi-me oferecido no meu aniversário uma gráfica, sendo agora o meu atual setup este:
PowerColor Fighter AMD Radeon RX 6700XT 12GB GDDR6
AMD Ryzen 5 3600
MSI B450 Gaming Plus Max
Corsair CX750 750W
RAM G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL15
Crucial MX500 1TB

A questão é a seguinte, consigo vender a placa gráfica antiga (RX 5500 XT 4gb) por 100 euros.

A minha ideia era por mais uns trocos ir buscar um processador em segunda mão, visto que o meu já é um bocado velhote.. e tenho estes dois de baixo de olho, visto de serem de pessoas próximas: AMD Ryzen 7 5700G (160€) e AMD Ryzen 7 3800XT (180€).

Estou mais inclinada para o Ryzen 7 5700G mas queria ouvir uma opinião.. até porque não percebo lá muito do assunto xD

O que acham? Notaria alguma melhoria de performance com esta troca de processador?

Obrigada pela ajuda :)
 
e tenho estes dois de baixo de olho, visto de serem de pessoas próximas: AMD Ryzen 7 5700G (160€) e AMD Ryzen 7 3800XT (180€).
Isso são preços de cpu novo, não de usado. Definitivamente não são "preço de amigo". Irrelevante também porque nenhum desses vale a pena. Vai antes para um ryzen 5600 ou ryzen 5800x3d dependendo do que pretendes gastar. O 5600 vai ser 15-20% mais rápido e o 5800x3d outros 15-20% mais rápido em cima. Estes ganhos também dependem muito dos jogos que jogas e a resolução.
 
Obrigado pelo conselho 😃

Não estou a notar muitas diferenças de performance com a nova gráfica, é normal? Pode ser por causa do processador atual estar a estrangular a performance da gráfica?
 
Jogo o RDD2 (aqui notei bastante diferença, mudou de mínimo para quase ultra em alguns dos Settings), LoL (pouca ou nenhuma diferença) e também Fortnite (não tenho certezas de se melhorou 😅).

O monitor é um LG 24GN600.
 
Antes de mais espero que tenhas ativado os 144hz no windows..
É normal não ter melhorado grande coisa no fortnite ou Lol porque deves ter muito mais fps mas o teu monitor só mostra 144hz.
A tua gráfica antiga provavelmente já dava 120fps ou mais nesses títulos. Por isso tens muito mais fps mas estás limitado pelo que o teu monitor mostra.
Se quiseres podes aumentar a resolução interna do jogo ou seja vais estar a correr o jogo a uma resolução maior dowscaled para 1080p, vais ter uma imagem um pouco mais detalhada.
Possivelmente podes equacionar um upgrade futuro para um monitor 1440p165hz ou 1080p240hz dependendo do que valorizas mais.
 
LoL e Fortnite (suponho que jogues em Performance Mode / Low) são pouco exigentes graficamente. A tua gráfica anterior já era suficiente.

O jogo RDD2 exige bastante da gráfica. Deverias ter cerca de 75FPS (Ultra) com a 6700XT. Se tiveres menos que isso então o CPU está a limitá-la.
 
Back
Topo