• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Upgrade de HDD para SSD

Jocazeze

Power Member
Caros

Uma ajuda, estou a pensar efetuar um upgrade do HDD do meu novo HP.
Mas nas minhas pesquisas encontrei esta peça

https://www.ebay.co.uk/itm/Full-Half-Size-mSATA-SSD-NGFF-M-2-B-Key-Drive-to-SATA3-0-Adapter-Board/302853210368?_trkparms=aid=555018&algo=PL.SIM&ao=1&asc=54618&meid=011397822260428ba24c4eaad49f360b&pid=100005&rk=10&rkt=12&sd=401519251995&itm=302853210368&_trksid=p2047675.c100005.m1851

Alguém já usou um destes adaptadores ? Que tal a experiência ?

Outra questão, o PC é um HP - 15-bs109np, alguém sabe se este portátil possui algum conector para algum outro tipo de disco (msata ou m2 sata) tal como aparece no adaptador atrás referido.

Obg
 
Porque não trocas o HDD por isso ssd sata? Duvido que esse portátil traga ligação m2, o meu HP que comprei há dias trás ssd m2 de origem e no espaço do hdd nem conexão sata trás ..
 
Acho que estas confuso. O caddy que colocaste "transforma" M.2 para SATA. Logo, se comprares um ssd M.2 vais ter de adicionar o custo do adaptador.
Se comprares o disco SATA, já não precisas de caddy, é tirar o hdd e colocar o ssd sata.

Queres manter os dois? Ou seja ter o hdd e ssd? Se o portátil tiver slot M.2 podes comprar um ssd M.2 e manter tudo igual.
Se não tiver slot M.2, tens de tirar o DVD e adicionar um caddy para o HDD, mas não é um caddy do link que mostraste, é mais isto.

Segundo o manual, tem slot M.2 por isso podes colocar o SSD e manter tudo igual.

EDIT: Tem "slot" M.2... na verdade tem um adaptador M.2 para o sítio onde devia estar o disco.
Ou seja, como o teu portátil já vem com HDD a opção que tens é remover o DVD, comprar um caddy para o DVD (como aquele que eu coloquei), colocar o hdd no caddy e colocar o ssd no lugar onde estava o hdd.
 
Última edição:
Caro Sckandal

Antes de mais os meus agradecimentos pelos teus comentários e sugestões.
A questão é que este PC não tem leitor de DVD, logo não posso usar esse truque.
O que eu estava interessado era em manter o HDD que é de 1TB para os documentos de trabalho, mas ter um outro disco SSD ou M.2 pra o SO e ser mais rápido no arranque.
O Caddy do link do eBay que coloquei o que parece fazer é transformar a entrada sata em duas para M.2.
Naturalmente que custos são importantes, mas não será uma diferença de 10€ que me vai fazer decidir. A minha decisão será sempre que possível pela melhor opção técnica e de rapidez,... E um SSD de 256 gb é curto, muito curto,... Noutro PC tenho um de 480GB e está quase sempre cheio.

Onde poderei confirmar que este PC tem ou não outra porta M.2,... Se for só no manual deve ser só a opção que referes!!!

Agradeço aos experts que se prenunciem,...

Obrigado
 
O Caddy do link do eBay que coloquei o que parece fazer é transformar a entrada sata em duas para M.2.
Não dá. Vê a pagina do produto.

If both M.2 & mSATA SSD inserted at the same time the M.2 SSD will take priority. The mSATA SSD will be disabled until the M.2 SSD is removed.

E em que o caddy que colocaste te ajudava a ter os dois discos ao mesmo tempo?

A questão é que este PC não tem leitor de DVD, logo não posso usar esse truque.
Não tem DVD, mas tem o espaço para o mesmo? O manual que coloquei corresponde com o modelo do teu portátil?
 
Caro Skandal

Penso que o manual não deve ser do grupo da família do meu PC, já que p meu é o Notebook HP - 15-bs109np, enquanto o manual parece ser de um 15-q....

Não tem DVD, possivelmente espaço fisico deverá ter mas não sei se existira uma ligação, que a existir me resolvia a questão, colocava um SSD para o SO e o HDD atual para doc.

Tenho que ver se descubro o manual e o exploro. Sou novato nisto, não na idade!!!
 
Obrigado, vou então explorar o teu manual. Claro que posso fazer o que pedes o meu problema é que ao fazer isso já vou anular a garantia,....

Estou a estudar para assim que terminasse a garantia, atuar,...

Obrigado
 
Última edição:
O manual não é meu :P É da HP.
E acho que não te podem anular a garantia por tirar a tampa traseira, mas percebo se não queres arriscar.
 
Obrigado, vou então explorar o teu manual. Claro que posso fazer o que pedes o meu problema é que ao fazer isso já vou anular a garantia,....

Estou a estudar para assim que terminasse a garantia, atuar,...

Obrigado


no portátil em causa, entra na pagina da Crucial, tem lá um atalho que corre e ele diz-lhe o que o portátil pode levar ao nível de SSD e também de memoria RAM (DDR).

assim não corre riscos e sabe o que pode instalar.
 
Caro Arpin

Obrigado pela sugestão. Já fiz o teste e curiosamente diz me que não há qualquer compatibilidade.

Quer isto dizer que nem o HD posso trocar por um SSD ?
 
E será que apesar de fisicamente este PC não ter o DVD existirá internamente essa ligação, já que espaço físico deve estar ? Exteriormente existe o parafuso que costuma segurar o leitor ? Como poderei identificar qual a motherboard ?
 
Acabei de abrir o computador.
Não tem ligação para o DVD nem qualquer outra ligação. Ao que parece apenas mesmo a ligação do HDD e que pode ser adaptada para outro tipo de disco segundo o manual.

Como coloco aqui fotos ?
 
IMG-20181012-154038.jpg
[/url] [/IMG]

IMG-20181012-154055.jpg
[/url][/IMG]

Obrigado
 
Back
Topo