1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Upgrade de HDD para SSD

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por Jocazeze, 10 de Outubro de 2018 às 21:56. (Respostas: 25; Visualizações: 426)

1. Jocazeze

Jocazeze Power Member

Caros

Uma ajuda, estou a pensar efetuar um upgrade do HDD do meu novo HP.
    Mas nas minhas pesquisas encontrei esta peça

https://www.ebay.co.uk/itm/Full-Half-Size-mSATA-SSD-NGFF-M-2-B-Key-Drive-to-SATA3-0-Adapter-Board/302853210368?_trkparms=aid=555018&algo=PL.SIM&ao=1&asc=54618&meid=011397822260428ba24c4eaad49f360b&pid=100005&rk=10&rkt=12&sd=401519251995&itm=302853210368&_trksid=p2047675.c100005.m1851

Alguém já usou um destes adaptadores ? Que tal a experiência ?

Outra questão, o PC é um HP - 15-bs109np, alguém sabe se este portátil possui algum conector para algum outro tipo de disco (msata ou m2 sata) tal como aparece no adaptador atrás referido.

Obg

2. leocris

leocris Power Member

Porque não trocas o HDD por isso ssd sata? Duvido que esse portátil traga ligação m2, o meu HP que comprei há dias trás ssd m2 de origem e no espaço do hdd nem conexão sata trás ..

3. skandal

skandal Power Member

Compra um SSD 2.5" SATA, fica mais barato que um M.2.

4. arpin

arpin Power Member

SSD 2.5" Crucial MX500 250GB 3D TLC SATA = 59.90 € + o possível custo do Cady (12€ +-), caso seja necessártio.

SSD M.2 2280 Crucial MX500 250GB 3D TLC = 67.90 €

5. skandal

skandal Power Member

Acho que estas confuso. O caddy que colocaste "transforma" M.2 para SATA. Logo, se comprares um ssd M.2 vais ter de adicionar o custo do adaptador.
    Se comprares o disco SATA, já não precisas de caddy, é tirar o hdd e colocar o ssd sata.

Queres manter os dois? Ou seja ter o hdd e ssd? Se o portátil tiver slot M.2 podes comprar um ssd M.2 e manter tudo igual.
    Se não tiver slot M.2, tens de tirar o DVD e adicionar um caddy para o HDD, mas não é um caddy do link que mostraste, é mais isto.

Segundo o manual, tem slot M.2 por isso podes colocar o SSD e manter tudo igual.

EDIT: Tem "slot" M.2... na verdade tem um adaptador M.2 para o sítio onde devia estar o disco.
    Ou seja, como o teu portátil já vem com HDD a opção que tens é remover o DVD, comprar um caddy para o DVD (como aquele que eu coloquei), colocar o hdd no caddy e colocar o ssd no lugar onde estava o hdd.

Última edição: 11 de Outubro de 2018 às 16:26
  6. Jocazeze

Jocazeze Power Member

Caro Sckandal

Antes de mais os meus agradecimentos pelos teus comentários e sugestões.
    A questão é que este PC não tem leitor de DVD, logo não posso usar esse truque.
    O que eu estava interessado era em manter o HDD que é de 1TB para os documentos de trabalho, mas ter um outro disco SSD ou M.2 pra o SO e ser mais rápido no arranque.
    O Caddy do link do eBay que coloquei o que parece fazer é transformar a entrada sata em duas para M.2.
    Naturalmente que custos são importantes, mas não será uma diferença de 10€ que me vai fazer decidir. A minha decisão será sempre que possível pela melhor opção técnica e de rapidez,... E um SSD de 256 gb é curto, muito curto,... Noutro PC tenho um de 480GB e está quase sempre cheio.

Onde poderei confirmar que este PC tem ou não outra porta M.2,... Se for só no manual deve ser só a opção que referes!!!

Agradeço aos experts que se prenunciem,...

Obrigado

7. skandal

skandal Power Member

Não dá. Vê a pagina do produto.

E em que o caddy que colocaste te ajudava a ter os dois discos ao mesmo tempo?

Não tem DVD, mas tem o espaço para o mesmo? O manual que coloquei corresponde com o modelo do teu portátil?

8. Jocazeze

Jocazeze Power Member

Caro Skandal

Penso que o manual não deve ser do grupo da família do meu PC, já que p meu é o Notebook HP - 15-bs109np, enquanto o manual parece ser de um 15-q....

Não tem DVD, possivelmente espaço fisico deverá ter mas não sei se existira uma ligação, que a existir me resolvia a questão, colocava um SSD para o SO e o HDD atual para doc.

Tenho que ver se descubro o manual e o exploro. Sou novato nisto, não na idade!!!

9. skandal

skandal Power Member

O manual indica que é do 15, 15g e 15q. Se fores à pagina do produto o manual de manutenção é o que coloquei.
    Consegues abrir a tampa traseira do portátil e tirar uma foto?

10. Jocazeze

Jocazeze Power Member

Obrigado, vou então explorar o teu manual. Claro que posso fazer o que pedes o meu problema é que ao fazer isso já vou anular a garantia,....

Estou a estudar para assim que terminasse a garantia, atuar,...

Obrigado

Última edição: 11 de Outubro de 2018 às 20:38
  11. skandal

skandal Power Member

O manual não é meu :P É da HP.
    E acho que não te podem anular a garantia por tirar a tampa traseira, mas percebo se não queres arriscar.

12. Jocazeze

Jocazeze Power Member

Para já vou ver o manual com calma e talvez abra no fim de semana,...
    Depois coloco as fotos,...

13. arpin

arpin Power Member

no portátil em causa, entra na pagina da Crucial, tem lá um atalho que corre e ele diz-lhe o que o portátil pode levar ao nível de SSD e também de memoria RAM (DDR).

assim não corre riscos e sabe o que pode instalar.

14. Jocazeze

Jocazeze Power Member

Caro Arpin

Obrigado pela sugestão. Já fiz o teste e curiosamente diz me que não há qualquer compatibilidade.

Quer isto dizer que nem o HD posso trocar por um SSD ?

15. arpin

arpin Power Member

Substituir o HDD 2.5 pelo SSD 2.5, deve dar para fazer

16. Jocazeze

Jocazeze Power Member

E será que apesar de fisicamente este PC não ter o DVD existirá internamente essa ligação, já que espaço físico deve estar ? Exteriormente existe o parafuso que costuma segurar o leitor ? Como poderei identificar qual a motherboard ?

17. Jocazeze

Jocazeze Power Member

Acabei de abrir o computador.
    Não tem ligação para o DVD nem qualquer outra ligação. Ao que parece apenas mesmo a ligação do HDD e que pode ser adaptada para outro tipo de disco segundo o manual.

Como coloco aqui fotos ?

18. skandal

skandal Power Member

tens de fazer upload primeiro para um serviço tipo postImage.

19. Jocazeze

Jocazeze Power Member

[​IMG][/url] [​IMG][/IMG]

[​IMG][/url][/IMG]

Obrigado

20. jmmm

jmmm Power Member

Colocar aí um SSD 2.5'', Jocazeze. O HDD numa caixa com adaptador sata-microusb.

Partilhar esta Página