1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Upgrade Gráfica] ATI HD 3650 AGP, vale apena?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por bruno_eg, 14 de Dezembro de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 1138)

1. bruno_eg

bruno_eg Banido

Olá a todos, estou a pensar em fazer upgrade a minha gráfica (AGP), algo que custe pouco mais de 100€ (max). O objectivo é ainda conseguir correr alguns jogos novos que não dependam tanto do processador e que a gráfica aguente-se, a maior parte pede SM3.0 que a minha já não suporta.

Tenho a ATI HD 3650 de baixo de olho, no entanto noto que há grandes diferenças (performance e preço) entre a versão GDDR3 e a DDR2.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre esta gráfica ou alternativas que possam existir.

Meu sistema:
    -------------------------------------------
    CPU: AMD Athlon 64 3200+ (S754)
    RAM: 2GB DDR
    VGA: ATI RADEON 9600 PRO 256MB AGP8x
    Sound: GameSurround Fortissimo II XL
    Board: MS-7030 nForce3 250
    -------------------------------------------

Última edição: 14 de Dezembro de 2008
  2. PES6_fan

PES6_fan Power Member

Corrigam-me se estiver errado, mas como a tua gráfica é AGP, a MOBO só suporta AGP, logo as versões GDDR3 e DDR2 não vão servir... Abraço

3. bruno_eg

bruno_eg Banido

Olá, obrigado pela resposta.
    Não servem porque não existem ou por outro motivo?

Se for o primeiro, elas existem:

http://www.sapphiretech.com/us/products/products_overview.php?gpid=241

4. DARKiller

DARKiller I quit my job for Folding

Estás errado! A mobo suporta agp, logo suporta qualquer gráfica agp que ponhas lá, mesmo sendo ddr2 ou ddr3!

quanto à grafica...é pena as gráficas agp serem muito caras...quase não vale a pena investir nelas.
    Mas se for para escolher uma...ia para a de GDDR3.
    cumps

5. samuka92

samuka92 Power Member

Exactamente, ate pode pode ser DDR5 que a board vai suportar:D:D

So nao dava se pusse-se lá uma pci-16x:007:

6. WindWalker

WindWalker Power Member

Não, não vale a pena. Guarda o dinheiro para um PC novo.

7. samuka92

samuka92 Power Member

Acho que por vezes nao funciona assim, se ele tiver dinheiro parar comprar um sistema novo, claro que nao compensa, agora se esta apertado de dinheiro, acho que compensa, assim ainda vai conseguindo jogar...

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Funciona. O problema são as ilusões. Naquele sistema nem uma 7600, que já tem 2 anos no mercado, é totalmente aproveitada.

9. PES6_fan

PES6_fan Power Member

Peço desculpa, porque estava errado. Mas a mobo não dá só para um tipo de gráficas? Desculpem, mas agora estou um pouco confuso... 1 abraço

10. WindWalker

WindWalker Power Member

Porque basicamente o sistema é transparente à placa gráfica que está no slot AGP, o que lhe interessa é que envie e receba instruções pelo slot de comunicação (AGP).

O chipset não vê "uma placa gráfica com GDDR1, 2, 3, 4", vê instruções e dados a serem transmitidos. Simples.

11. bruno_eg

bruno_eg Banido

Eu percebo que o sistema deve ser equilibrado, neste caso, se eu comprar a HD3650 a CPU será o ponto mais fraco.

As minhas opções são:
    - comprar uma gráfica
    - não comprar nada.

Não pretendo correr nenhum dos grandes jogos que andam por ai: MassEffects e companhia. Pretendo jogar com resoluções baixas (800x600 por exemplo) e sem AA.

Nestas condições a HD3650 seria "overkill" ? Também não estou interessado em comprar as "very low budgets" que suportam o SM3.0 mas depois em força são capazes de ser pior que a minha actual.

12. Dyk

Dyk I quit My Job for Folding

boas...
    não sei se concordo ctg, penso que uma HD3650 (GDDR3) no sistema dele ira ter uma performance superior a uma 7600!
    Se estas apertado de €€ compensa sim, pois penso que assim consegues jogar muitos mais jogos!
    e claro depois ainda podes sempre puxar um pouco mais pelo pc (OC) :D

13. PES6_fan

PES6_fan Power Member

Ah, ok... Já percebi. Pensei que GDDR3 e DDR2 fossem tipos diferentes, "slots" diferentes de AGP... Estupidez minha... Obrigadão pelo esclarecimento. Abraço

14. WindWalker

WindWalker Power Member

Eu 'só' tive 7600GS e GT com Pentium 4 e Celeron 352+. E isto já foi há um bom tempo.

Não há comparação possível com Core 2 Duo e a MESMA pl. gráfica. Fazer upgrades em AGP em que os CPUs correspondentes não valem um caracol hoje em dia (basta pensar que um Celeron 420 a 1.6GHz faz o mesmo que um P4 a 3.0GHz), é um erro.

Ele até pode conseguir que o jogo aceite a placa, o problema é efectivamente conseguir jogar.

15. Dyk

bem eu também já tive uma 7600GS, X1600 e uma X850XT PE num P4 3.0ghz, é verdade o cpu pode ser um caracol mas consegui jogar o Crysis com qualquer uma delas sem grandes Break's se bem que os graficos estavam baixos excepto a resolucao que foi sempre 1024x768, e tambem é de sublinhar que só tinha 1GB de ram a 333mhz, por isso sendo o sistema dele melhor suponho que uma HD3650 consiga fazer o "trabalho" que ele pretende :D

16. WindWalker

WindWalker Power Member

Qual dos Crysis? Quão baixos os gráficos? Tudo no mínimo, não?

Eu jogava o primeiro a menos de 23FPS com um [email protected] e uma 7950GT (e sim, a 1024*768!), o que era um bocado mau. Com 2GB de RAM e Windows XP.

De qualquer forma, não é muito bom a partir da performance nesse jogo concluir a performance geral nos outros, já que este é muito depende da GPU...

17. WindWalker

WindWalker Power Member

Fazias melhor se arranjasses uma 7600GS/GT usada ou nova a baixo preço ;)

Mas se queres mesmo ir por aí...A HD3650, claro. A HD3850 vai ficar super-subaproveitada.

E qual é a tua fonte de alimentação? Às tantas precisas de uma nova.

18. bruno_eg

bruno_eg Banido

A fonte de alimentação, na tabela colada nela diz que tem um output máximo de 250W nos conectores de +5/+3.3v/+12v. É uma "460 PC - ATX 2.2 (P4)".

Uma placa com dissipação passiva será fiável: ASUS AH3650 SILENT/HTDI/512M - AGP

Obrigado pela ajuda.

19. Dyk

só existe 1 que se chama só Crysis,:-D os gráficos estavam com tudo em low, quanto a FPS não sei onde eles andavam mas garanto que os "breacks" não eram muito frequentes! bem eu tinha o xp sp3 modificado e tinha instalado o patch do jogo, de resto não tinha nada de especial! a verdade é que também corria-me o COD4 satisfatoriamente..
    somando os factos é que eu joguei os jogos que queria mesmo com as limitacoes que tive!
    agora realmente desconheço o valor do cpu (amd) que ele tem:confused:

tens que arranjar uma fonte melhor ou seja com mais potencia!
    quanto a asus é fiável sim não tem qualquer problema, ela foi construida para tal!

Partilhar esta Página