• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Upgrade: Gráfica

Bidubi

Power Member
Boas! Tenho neste momento o seguinte setup:
Ryzen 5 1600
GTX 970
16gb DDR4
Samsung 840 EVO 256gb
Seagate Barracuda 7200rpm 1tb
Caixa barata CoolerMaster cujo nome não me recordo.
Fonte XFX Pro550w Core Edition

Aproveitando uma promoção há tempos, trouxe um ACER XF270HUA por um preço porreiro, já pensando na eventualidade de fazer upgrade à minha GTX970. E é aqui que preciso de ajuda.

Esperei pelas novidades da AMD (porque o monitor tem freesync). Dado o preço da Radeon VII/Vega20, e não havendo grandes certezas acerca do que a AMD trará no decorrer deste ano, tenho estado muito inclinado a aproveitar os atuais preços das Vega 56. Conseguem-se na casa dos 350~370€ com oferta de três jogos e não estou a encontrar melhor relação qualidade preço. A não ser que me esteja a falhar algo. Seria um upgrade que considerariam fazer sentido? Exigiria upgrade da PSU? A necessidade advém, em parte, do facto de não estar a conseguir jogar/streamar alguns jogos a 1440p, por exemplo. Mas também aproveitar enquanto a 970 ainda tem algum valor nos usados.
 
Considera a RTX 2060, também. O preço não foge muito disso e a nVidia já suporta freesync, também. ;)

A minha dúvida quanto a comprar nVidia, era pelo facto de ter visto algumas dúvidas quanto ao suporte para todos os monitores.
Já relativamente a preços, ainda não consegui encontrar a 2060 à venda. A Vega é porreira porque traz alguns jogos (que usarei, provavelmente, para abater parte do preço, já que nem todos me interessam).

Edit: já encontrei a 2060 a preços próximos, como disseste, Sidewalker. Mas não percebi ainda se há uma versão a oferecer jogos, ou não. Em termos de tecnologia propriamente dita, deduzo que não haja grandes diferenças, pelos vários benchmarks que vejo. O único "se" na Vega será o consumo energético, mas que parece ser "trabalhavel".
 
Última edição:
Pela pesquisa rápida que fiz numa das maiores lojas de informática, parece-me que todas as rtx 2060 trazem um jogo de graça à escolha (entre o BF V e o Anthem). Numa outra pesquisa, vi no reddit, alguém com o teu monitor e diz que corre sem problemas o freesync com uma nvidia.
 
Obrigado, @latenhas !
Acho que a escolha será em função do preço. Entretanto vi numa das lojas que trazia um bundle com jogo, mas não sabia quais. Obrigado!
A Vega ganha no número de jogos que traz. Para ser honesto, nem me interessam os jogos que vêm com a Vega, nem com a 2060. Talvez o Anthem, mas provavelmente optarei sempre por tentar abater o jogo no valor da gráfica.

Mas também estou a tentar perceber se compensa muito uma em relação à outra. Há quem sugira a 2060 como uma gráfica mais future proof, pelo RTX. Mas depois há quem diga que por só ter 6gb de vram, não é assim tão vantajoso. Ao mesmo tempo, parece que mais vram também valerá a pena para jogar em 1440p.
 
Back
Topo