[UPGRADE] MacBook Pro Mid 2009

body__boarder

Power Member
Bom dia,

Sou utilizador (satisfeito) de um MacBook Pro Mid 2009 de 13 polegadas.

Nos últimos meses tem acontecido de tudo ao computador.

Primeiro foi o disco rígido que deixou de funcionar (ainda lhe substituí o cabo do disco e coloquei um disco externo de 2,5" 500GB que cá tinha por casa no lugar do que avariou - foi só para desenrascar).

Há umas semanas recebi uma notificação sobre a bateria que diz "Condição: substituir agora". Já sei que a vou ter de substituir porque na última semana já só o consigo utilizar quando está ligado à corrente.

O clicar no trackpad já não se compara ao que era antigamente (muito mais duro e muitas vezes não responde). Haverá forma de o consertar ou a solução é um novo?

Após me ter deparado com estes problemas, decidi que é hora de investir em componentes.

A minha ideia é investir em:
  • Memória RAM - tinha pensado em fazer o upgrade para 8GB (atualmente tenho 2GB). Qual deveria ser a velocidade? 1600MHz?
  • Disco SSD - tinha pensado em 250GB para cima, nunca menos.
  • Bateria - essa já sei que tem de ser uma nova e tem.
  • Trackpad - caso não haja conserto.

Que disco aconselham a colocar? E memória RAM?

Vale a pena investir uns valentes trocos (que vai sair caro - já sei) neste MacBook?

Mais barato que um novo deve ficar. Digo eu x)

Obrigado pela atenção!
 
Podes fazer upgrade a esse MBP que sempre é mais em conta que comprar um novo xD
A ram podes por 8GB a 1067MHz, depois um SSD por exemplo da Samsung e isso fica máquina para mais uns tempos. Nessas duas coisas conta em pagar cerca de uns 200€. Depois a bateria também não é uma pechincha, custa 130€ na Apple. Em relação ao trackpad se o souberes substituir a festa sai mais barata, porque se for um técnico para trocar é capaz de ser caro.
Agora só a ti resta saber se queres investir esse dinheiro todo nesse portátil que com o SSD e a Ram ainda se mexe por mais algum tempo.
 
Concordo com tudo o que o GTI-R disse e a memória máxima são mesmo os 8GB DDR3 1066, só posso adicionar ao que foi dito alguns pequenos detalhes (se for tratar de tudo isso por conta própria principalmente):

1 - A bateria tem parafusos específicos e você precisará de uma chave trilobe caso queira substituir por conta própria:

922-8987.jpg


2 - O clique do trackpad, em 9 de 10 casos do sintoma que descreveu, trata-se do botão do clique mal calibrado e não necessariamente de uma avaria na peça.
O clique é calibrado por um parafuso achatado que está localizado embaixo da bateria e pode ser regulado facilmente com uma chave torx-5 (caso queira se aventurar).
Ainda sobre o trackpad e caso a avaria seja realmente da peça, o perfeito alinhamento do trackpad após a sua substitição é uma missão muito difícil mesmo para os técnicos mais experientes (apesar de haver truques para facilitar) então caso confirme-se que após a calibração do clique o problema continua, recomendo que leve o equipamento para alguém que já fez isso antes.


Por último mas também muito importante, não tente economizar comprando uma bateria de linha branca pois esse é um erro que pode acabar com todo o resto do seu investimento caso a bateria danifique a sua logic board e cause a perda do seu Mac. Se quiser realmente economizar compre uma original usada em bom estado e peça para testarem na sua frente e mostrarem a contagem de ciclos pelo relatório do sistema dentro do Mac OS (é possível verificar os ciclos por lá sem o uso de qualquer programa adicional).
 
Back
Topo